Mostrar mensagens com a etiqueta Hosp. Dona Estefânia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Hosp. Dona Estefânia. Mostrar todas as mensagens

17 maio 2009

O fecho do Dona Estefânia

O Dr. Gentil Martins é a nível mundial uma referência nacional de que deveremos orgulhar-nos. É por isso muito importante a sua posição sobre o encerramento do Hospital de Dona Estefânia. Veja aqui porque é contra o modelo que se propõe, porque no nosso país insistimos em andar ao arrepio de processos já em desuso noutros. Mas o “Fecho de Hospitais Civis de Lisboa rende 175 milhões de Euros ao Estado”. Claro, lá tinha que vir o negócio com a Saúde pelo meio!
.
Não se fique por isto que diz a Dra. Teresa Sustelo: “o hospital pediátrico individualizado está contra o mais moderno que se está a fazer no mundo” e “Hospitais do futuro vão ser multi disciplinares com biólogos e até matemáticos e concentrados ao invés de unidades especialidades e isoladas”, e veja a excelente resposta dos médicos do Hospital de Dona Estefânia: “Apresentamos alguns exemplos de imagens de Hospitais Pediátricos que estão a ser construídos em todo o mundo. De facto o mundo anda ás avessas do nosso Ministério da Saúde. Propomos assim que a Administração do Centro Hospitalar notifique a Google por transmitir informação desactualizada". Clique no link e veja os modernos hospitais dedicados à criança que a Dra. Teresa diz que afinal já não se constroem, para achar que é o seu modelo que é válido, mas que afinal enferma é disto: - Confunde “Modernidade” em construções hospitalares, com o “Modelo Tecnológico Monobloco” hoje considerado desumanizado de que o actual plano funcional do futuro Hospital de Todos os Santos é exemplo e já está ultrapassado há cerca de vinte anos.
.
.

23 novembro 2008

Defender um Hospital Pediátrico

Já aqui vos pedi adesão à causa pela defesa do Hospital de Dona Estefânia. Volto com a questão por não ser assunto encerrado, dado que o Estado optou mesmo pela extinção do Hospital. As nossas crianças podem assim ter que vir a partilhar com os adultos o novo Hospital de Todos os Santos, a construir em Chelas, em vez de se criar junto a ele um dedicado a cuidados pediátricos cujos inconvenientes podem ver tratados na convocação dos profissionais da Plataforma Cívica, para o Fórum no dia 27 de Novembro, às 12H00, na Sala de Conferências do H.D.E., ou aqui.
.

06 julho 2008

Petição pelo D.Estefânia

O Hospital de D. Estefânia tem hoje mais valências do que quando o utilizei há anos com os filhos e continua a ser a melhor referência da Pediatria Portuguesa merecendo por isso devido reconhecimento internacional. Sensibiliza-me que a sanha demolidora que nos caracteriza se vire agora para este Hospital disfarçando o apetite que a rentabilização daquele enorme espaço exerce sobre qualquer gestão economicista, com argumentos que foram rebatidos assim: “...O princípio utilizado para justificar a implantação do HTS "Fomentar a centralização e partilha de recursos", é um conceito genérico abstracto apropriado a qualquer gestão de meios parcimoniosa e inteligente. Este princípio contudo quando é hiper valorizado e descontextualizado de uma visão de uma carta de serviços hospitalares, pode, como se prevê no HTS, transformar-se num instrumento de retrocesso cientifico e assistencial....”

“...Alguém poderá deixar de perceber o significado histórico, científico e cultural que é pactuar com a destruição do HDE, berço da Pediatria Portuguesa, tomando a titulo de exemplo de integração a comparação do HDE com a dum Hospital como o do Desterro, que dispunha na ocasião do seu encerramento de apenas duas valências de referência, já pré-existentes noutros hospitais do grupo !!?...”

“...Senhores, não se confundam nem esperem confundir-nos! O que se passa é que vocês, talvez inconscientemente, estão objectivamente a destruir o berço da pediatria portuguesa e o único Hospital que lhe é dedicado da Zona Sul do País !...”


Façam entrar ali uma equipa de jardinagem e outra com um plano de reabilitação hospitalar bem pensado, recuperem aqueles muros e gradeamentos, e Lisboa só terá que se orgulhar por não ter perdido o Hospital de D.Estefânia, só porque alguém se lembrou de vender os anéis.
.

30 maio 2008

Urgente: Hospital de Dona Estefânia

Há profissionais empenhados no Hospital de Dona Estefânia, que melhor do que nós têm razões para estar preocupados com o que está previsto acontecer com aquele património da cidade de Lisboa e uma referência nos cuidados de pediatria do País.

Em vez de se aproveitarem as grandes condições de localização, área e outras valências e serem ouvidos os seus profissionais e entidades com conhecimentos específicos, que com a sua experiência terão por certo mais a dizer do que qualquer ministro economicista do momento ou governo passageiro, vão encafuar o único hospital pediátrico do sul do país no Departamento de Pediatria do Hospital Geral de Todos os Santos, a construir.

Convoco para estarmos mais atentos ao que ali se passa, apoiando quem se está a movimentar para impedir que aquele Hospital entre em mais alguma negociata de onde sairemos todos a perder.

Para já, pode dar apoio e fazer seguir esta Petição OnLine:

http://www.petitiononline.com/hde2007/petition.html, e ver o que se vai dizendo no blogue criado para o efeito cujo link: http://campanhapelohde.blogspot.com passará a ficar disponível aqui ao lado.

Aquele grupo de médicos e profissionais de saúde estão mesmo a pedir-nos ajuda, e a Cidadania não de apregoa, pratica-se.