Mostrar mensagens com a etiqueta Maitê Proença; O Brasil e os portugueses. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Maitê Proença; O Brasil e os portugueses. Mostrar todas as mensagens

19 outubro 2009

Pedantismo intelectual

Há entre nós, um pedantismo intelectual castrador das reacções justas e genuínas, que actua por receio de colagem a tudo quanto cheire a popular, logo, segundo eles, saloio e provinciano! Para além disto, já ouvi falar, quanto às reacções ao vídeo Maitê, em machismo, misoginia, xenofobia, dá para tudo desde que marque a distinção. Para estes, não há reacção justa possível do povo, cujo denominador comum não acabe por gerar uma série de epítetos que lhe colam, tudo menos ter razões que assistam às suas reacções.

Não há nada a fazer, eles existem e essa cultura também. Resta-me excluir da lista desses comensais, alguns amigos a quem concedo a genuinidade da opinião, mas a grande maioria germina nessa marca indistinta dos que pretendem a notoriedade à custa do distanciamento elitista dessas “hordas” inflamadas que são a populaça a que pertenço.

Almada era polémico e o legado não é pacífico, mas é dos que mais falta faz, à míngua de quem nos defenda das hordas dos novos Dantas e Alcoforados que nos cercam.
.

14 outubro 2009

O Brasil será a Maitê? - II

Aos brasileiros.
.
Tenho lido comentários de brasileiros que conseguem ter a medida da ofensa e ver que o que aconteceu foi muito grave. O povo brasileiro deve ter a noção disso. Nós conhecemos aqui o tradicional manual da vossa anedota, no qual só basta trocar de país para virarmos a ofensa, mas temos convivido com isso, não posso dizer que bem, mas vamos suportando até o povo brasileiro perceber que isso é um sintoma pouco saudável, porque deveriam encontrar melhor forma de elevar o seu ego, sem apoio da anedota. Mas têm reparado apesar de tudo, a forma como são recebidos em Portugal. É evidente que as coisas não têm corrido bem agora, porque está aqui chegando gente de toda a qualidade que não honra o Brasil com o seu comportamento, como não o honrariam se aí estivessem e são estes casos que vêm depois com a chantagem da xenofobia, mas os brasileiros não devem deixar iludir-se com isso. Posso antes assegurar aos que subscrevem comportamentos como os da Maitê & amigas ou os aprova com comentários, que são tremendamente injustos com Portugal e os portugueses. Não merecemos isso porque não terão no mundo um povo que mais estime o Brasil que o povo português. Nós somos demasiado crédulos com os brasileiros, é verdade, e passamos por trouxas, sim, e reconhecemos isso depois quando tomamos consciência da falta de reciprocidade no tratamento, é verdade, mas isso merece o vosso escárnio? Preferiam que o fizéssemos de pé atrás? Na desconfiança? Um dia um escritor brasileiro dizia que a pior sensação que teve quando aqui chegou e começou a conviver, era aquela sensação de que vinha sujo por dentro porque apesar da maravilha do seu povo ele sentia que trazia muita coisa para limpar. Que homem maravilhoso aquele que consegue despir-se para falar assim. Mas isso só o honrou e em nada diminuiu o seu povo, os povos são como são, com qualidades e defeitos.

Apelo a todos vocês, façam um esforço e entendam que é diferente uma criança brasileira ouvir uma anedota, a ver na TV aquele espectáculo de escárnio com um País, um Povo e os seus símbolos históricos numa altura em que constrói os seus processos mentais. Tudo está a ficar lá registado e ela deve perceber que os outros povos lhe devem merecer o respeito que vai exigir mais tarde para si. Um desastre.
.
Já agora, e como uma anedota não ofende, aí vai uma para desanuviar:
Os anjos, ao verem o lindo país que Deus fez, e as maravilhas da natureza todas reunidas num só país, quase que ocupa um continente... exclamaram para o Senhor Deus do Universo:
- Mas Senhor, quanta beleza num só país! O Senhor que é tão justo, como pode fazer uma coisa destas? E os outros povos como irão reagir?
O Senhor Deus, de Sabedoria Infinita, responde serenamente ao anjo:
- É, de facto é um país muito bonito, belo clima, de uma beleza natural deslumbrante! Mas aguarde, para ver o POVINHO que vou lá pôr!
..
Mas, se os mais renitentes acham que estou errado e há muitos, para esses, e só para esses, porque eu também não sou Santo António, posso acrescentar, como uma amiga brasileira me dizia: "Isso é o tradicional complexo de colonizado frente ao colonizador. Fazer o quê? Só divã de analista resolve! Por esse vídeo se vê até onde vai a ignorância e o desrespeito dos profissionais que deveriam estar passando cultura aos ouvintes, e não esse tipo de atitude. Depois reclamam da ignorância do povo? Se os que são letrados tem atitudes como estas...Imaginem os menos abençoados com a educação...REFLITAM!
..

13 outubro 2009

O Brasil será a Maitê?

Vejamos, mas para isso não posso deixar passar em branco o conhecimento do vídeo da Maitê Proença e a sua gozação no canal público brasileiro, GNT, com os portugueses e Portugal. Uma coisa são as anedotas de que somos vítimas, como o são outros países em circunstâncias idênticas, os belgas com os franceses, os alentejanos com o resto de Portugal etc., mas isso entende-se na medida em que faz parte das festinhas que cada sociedade tem que fazer ao seu ego para se confortar da suas tristezas da vida, toleramos por isso a fraqueza de quem recorre à anedota. O que não podemos deixar passar em claro são coisas destas, porque até com os grandes simbolos de Portugal chingou. Um canal público brasileiro é um órgão que deve ter responsabilidades perante o seu próprio país e eu não acredito que o Brasil e a maioria dos brasileiros se reveja neste ataque despudorado a Portugal. Exijo que o Brasil nos diga de alguma forma que foi um erro aquele vídeo e o triste espectáculo que aquelas cidadãs nos deram.

Mas convém saber quem é afinal esta menina Maitê, e ela é fresca. Já colecciona capas da Playboy como se pode ver na pesquisa. Necessidade a quanto obrigas! Será?!

Mas há mais, e porque eu não quero escarranchar aqui ninguém, faça pesquisa na caixa deste blog: blogs.abril.com.br e lá encontrará “Fotos nuas da Maitê ...”. É desta "senhora" que falamos. Estará tudo dito? Não acho, deverá faltar dizer muito mais e acho que ela vai passar a contar com os portugueses para isso. Veja o vídeo. Desligue o som na barra da música residente do blog. E não lhe perdoe a habitual conversa mole que aí virá.
.

.