09 setembro 2007

O Valor da Experiência

Contráriamente ao que fazem os Orientais e o Japão é um exemplo, desperdiçamos o fabuloso conhecimento da experiência da vida. O excerto que segue, é um link do texto que encontrei por acaso, numa pesquisa - Alentejo Agrorural - e é um exemplo que por coincidência conheço as duas realidades. Trata da especificidade agricola de cada região. Aqui fica o convite para ir ler o resto:

“... c)--- Nós, agricultores, estamos a atravessar um mau momento . O facto de sermos desunidos impede-nos de fazer valer a nossa verdade . O facto de alguns de nós se terem transformado em autenticos sorvedores de subsidios coloca-nos, a todos de uma maneira geral, em descrédito perante a opinião pública. Há pois uma destrinça a fazer. O agricultor tal como é definido em termos comunitários e os donos de terras que estão por aí deambulam, algures, tantas vezes na luxúria, a dissipar os vastos proventos daqui auferidos. Esta estranha desorganização da classe não aconteceu por obra do acaso. Tem, na presente geração, o seu grande responsável :--o ministro da agricultura com inicio de funções em 1986 Álvaro Barreto...”

“ ... 3----.O facto do Alentejo estar a ser alvo de uma enorme aquisição de terras por parte de estranjeiros, por detrás dos quias se acobertam autênticas centrais de financiamento que não olham a preços, custos, prazos ou juros, perante uma promessa de compra de terras no Alentejo, assume contornos invulgares com consequências difíceis de imaginar. É que estamos a tratar do espaço físico ancestral sobre o qual se exerce na nossa nacionalidade / regionalidade, que, de forma alguma, pode ser alienado seja a que pretexto for...”

Sem comentários: