31 outubro 2009

Lavagens ...

No mesmo dia em que leio sobre a edição da primeira biografia de Salazar em inglês, da responsabilidade de um historiador (!) luso nos EUA, que diz: “...era um político menos dominante do que se pensa”, leio também num rodapé da TV que um ex-oficial alemão das SS disse que Hitler "...era uma pessoa afectuosa".

23 outubro 2009

Curriculum? E o resto?

.
Como poderá uma Cultura resistir a vaidades e caprichos, e encenamentos de faz-de-conta? A Economia evoluir a cinzento envergonhada e sem chama, e a Defesa comandada por faz-tudos não sucumbir a uma invasão de pirilampos?

Além dos curricula, a nação deveria até possuir de cada candidato a membro de governo, um cadastro aberto do seu carácter, saber a qualidade da pessoa e não só essa outra relação das suas qualificações para o cargo. Um ministro deveria ser um exemplo de cidadão até nas características básicas que reclamamos no ser humano. Não basta saber fazer um pouquinho qualquer coisa, ou essa coisa, deveria ser exigida prova da sua verticalidade humana que nos salvaguardasse que lucubrações tortuosas no histórico dos seus comportamentos, escondidas por detrás da fotogenia de cada máscara, fossem omitidas, acabando por fazer deles cidadadãos exemplares guindados ao topo da hierarquia dos cidadãos do Estado.
.

21 outubro 2009

Sousa Lara II

O euro deputado do PSD, Mário David, escreveu no seu blog: “José Saramago, há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. (...) Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa! (...)". Edite Estrela respondeu no Parlamento Europeu: “Isso é uma atitude inquisitorial”. Claro que sim, é um pensamento inquisitorial dos tempos modernos. Uma coisa é Saramago ter ameaçado com a renúncia à cidadania portuguesa, ele fará o que entender com a sua falta ou não, de apego a esta parte da jangada e a mim sinceramente pouco me importa desde que revelou a sua iberofilia, outra, é um português não poder pronunciar-se livremente sobre religião, independentemente de concordarmos ou não com o que diz, sem correr o risco de ser afrontado por estes novos guardiões do Santo Oficio. É preciso lembrar que foram mecanismos de pensamento como estes que lavaram à fatwah islâmica sobre o autor dos cartoons de Maomé. Mais um passo e a atitude é idêntica. Mário David diz que as declarações de Saramago são uma forma de vilipendiar povos! Vilipendiar povos?! Ou parte de povos, se assim o sentirem? Porque é que me inclui nesse número absoluto que julga? Ele desconhece a secularidade do nosso Estado ou tem aspirações a que isto se transforme numa teocracia? Se Mário David perguntasse o que nos levou afastar da fé, talvez tivesse uma surpresa e não falasse em vilipêndios. Não lhe passei procuração para me defender, presumindo que quando escreve vilipendiar povos, se refere também ao povo português.

Isto não significa que eu tenha concordado com as declarações de Saramago.
.

19 outubro 2009

Pedantismo intelectual

Há entre nós, um pedantismo intelectual castrador das reacções justas e genuínas, que actua por receio de colagem a tudo quanto cheire a popular, logo, segundo eles, saloio e provinciano! Para além disto, já ouvi falar, quanto às reacções ao vídeo Maitê, em machismo, misoginia, xenofobia, dá para tudo desde que marque a distinção. Para estes, não há reacção justa possível do povo, cujo denominador comum não acabe por gerar uma série de epítetos que lhe colam, tudo menos ter razões que assistam às suas reacções.

Não há nada a fazer, eles existem e essa cultura também. Resta-me excluir da lista desses comensais, alguns amigos a quem concedo a genuinidade da opinião, mas a grande maioria germina nessa marca indistinta dos que pretendem a notoriedade à custa do distanciamento elitista dessas “hordas” inflamadas que são a populaça a que pertenço.

Almada era polémico e o legado não é pacífico, mas é dos que mais falta faz, à míngua de quem nos defenda das hordas dos novos Dantas e Alcoforados que nos cercam.
.

14 outubro 2009

David Crockett ou MST?

Precisavas disto Miguel? Nós que estivemos contigo em tantas coisas e causas, engolindo algumas que já iam custando a passar, por que raio, eras tu o Miguel a dizer aquilo e lá fazíamos algumas correcções na pontaria para acertarmos em cheio neles e agora: splaaash! Foi ao comprido. Tu dizes como a tua nova amiga, a Maitê, que somos saloios e provincianos. A Maitê tem então razão?!

Todos os portugueses que gostam demais da merda desta "província" e que reagiram com o coração e não com a cabeça como tu - e sabemos que não fazes parte dos homens que nem sempre pensam com a mesma cabeça, nem isso era afronta para fazer a um pensador como tu - ou então, como mandam os cânones das minorias elitistas que se querem diferenciar das reacções epidérmicas da plebe, dizia, somos: saloios e provincianos. Presumo que não o tenhas dito juntando os quatro dedos, cuspindo nas unhas e passando-lhes lustro no ombro. Faço-te um convite, passa-te para o outro teu anterior lado e como David Crockett esfarrapa-te comentando as declarações do MST do link lá de cima.

Afinal aqueles tiques que te desculpamos, já eram um erro e tu não és afinal intemporal, mudas também com a queda da folha, estarás agora na fase efémera de um fogacho, pensando na tal “...índia muito bonita – “skaw”, na literatura do Far-West...” mas não deixaste o fruto ser semente, e terás assim também como nós um frio e definitivo Inverno reservado para ti, sem que te possamos reinventar, por isso, não direi que nunca te deixarei morrer, porque tu não és afinal um David Crockett.
.

O Brasil será a Maitê? - II

Aos brasileiros.
.
Tenho lido comentários de brasileiros que conseguem ter a medida da ofensa e ver que o que aconteceu foi muito grave. O povo brasileiro deve ter a noção disso. Nós conhecemos aqui o tradicional manual da vossa anedota, no qual só basta trocar de país para virarmos a ofensa, mas temos convivido com isso, não posso dizer que bem, mas vamos suportando até o povo brasileiro perceber que isso é um sintoma pouco saudável, porque deveriam encontrar melhor forma de elevar o seu ego, sem apoio da anedota. Mas têm reparado apesar de tudo, a forma como são recebidos em Portugal. É evidente que as coisas não têm corrido bem agora, porque está aqui chegando gente de toda a qualidade que não honra o Brasil com o seu comportamento, como não o honrariam se aí estivessem e são estes casos que vêm depois com a chantagem da xenofobia, mas os brasileiros não devem deixar iludir-se com isso. Posso antes assegurar aos que subscrevem comportamentos como os da Maitê & amigas ou os aprova com comentários, que são tremendamente injustos com Portugal e os portugueses. Não merecemos isso porque não terão no mundo um povo que mais estime o Brasil que o povo português. Nós somos demasiado crédulos com os brasileiros, é verdade, e passamos por trouxas, sim, e reconhecemos isso depois quando tomamos consciência da falta de reciprocidade no tratamento, é verdade, mas isso merece o vosso escárnio? Preferiam que o fizéssemos de pé atrás? Na desconfiança? Um dia um escritor brasileiro dizia que a pior sensação que teve quando aqui chegou e começou a conviver, era aquela sensação de que vinha sujo por dentro porque apesar da maravilha do seu povo ele sentia que trazia muita coisa para limpar. Que homem maravilhoso aquele que consegue despir-se para falar assim. Mas isso só o honrou e em nada diminuiu o seu povo, os povos são como são, com qualidades e defeitos.

Apelo a todos vocês, façam um esforço e entendam que é diferente uma criança brasileira ouvir uma anedota, a ver na TV aquele espectáculo de escárnio com um País, um Povo e os seus símbolos históricos numa altura em que constrói os seus processos mentais. Tudo está a ficar lá registado e ela deve perceber que os outros povos lhe devem merecer o respeito que vai exigir mais tarde para si. Um desastre.
.
Já agora, e como uma anedota não ofende, aí vai uma para desanuviar:
Os anjos, ao verem o lindo país que Deus fez, e as maravilhas da natureza todas reunidas num só país, quase que ocupa um continente... exclamaram para o Senhor Deus do Universo:
- Mas Senhor, quanta beleza num só país! O Senhor que é tão justo, como pode fazer uma coisa destas? E os outros povos como irão reagir?
O Senhor Deus, de Sabedoria Infinita, responde serenamente ao anjo:
- É, de facto é um país muito bonito, belo clima, de uma beleza natural deslumbrante! Mas aguarde, para ver o POVINHO que vou lá pôr!
..
Mas, se os mais renitentes acham que estou errado e há muitos, para esses, e só para esses, porque eu também não sou Santo António, posso acrescentar, como uma amiga brasileira me dizia: "Isso é o tradicional complexo de colonizado frente ao colonizador. Fazer o quê? Só divã de analista resolve! Por esse vídeo se vê até onde vai a ignorância e o desrespeito dos profissionais que deveriam estar passando cultura aos ouvintes, e não esse tipo de atitude. Depois reclamam da ignorância do povo? Se os que são letrados tem atitudes como estas...Imaginem os menos abençoados com a educação...REFLITAM!
..

13 outubro 2009

O Brasil será a Maitê?

Vejamos, mas para isso não posso deixar passar em branco o conhecimento do vídeo da Maitê Proença e a sua gozação no canal público brasileiro, GNT, com os portugueses e Portugal. Uma coisa são as anedotas de que somos vítimas, como o são outros países em circunstâncias idênticas, os belgas com os franceses, os alentejanos com o resto de Portugal etc., mas isso entende-se na medida em que faz parte das festinhas que cada sociedade tem que fazer ao seu ego para se confortar da suas tristezas da vida, toleramos por isso a fraqueza de quem recorre à anedota. O que não podemos deixar passar em claro são coisas destas, porque até com os grandes simbolos de Portugal chingou. Um canal público brasileiro é um órgão que deve ter responsabilidades perante o seu próprio país e eu não acredito que o Brasil e a maioria dos brasileiros se reveja neste ataque despudorado a Portugal. Exijo que o Brasil nos diga de alguma forma que foi um erro aquele vídeo e o triste espectáculo que aquelas cidadãs nos deram.

Mas convém saber quem é afinal esta menina Maitê, e ela é fresca. Já colecciona capas da Playboy como se pode ver na pesquisa. Necessidade a quanto obrigas! Será?!

Mas há mais, e porque eu não quero escarranchar aqui ninguém, faça pesquisa na caixa deste blog: blogs.abril.com.br e lá encontrará “Fotos nuas da Maitê ...”. É desta "senhora" que falamos. Estará tudo dito? Não acho, deverá faltar dizer muito mais e acho que ela vai passar a contar com os portugueses para isso. Veja o vídeo. Desligue o som na barra da música residente do blog. E não lhe perdoe a habitual conversa mole que aí virá.
.

.

12 outubro 2009

Oeiras e os Licenciados!

"A prova que as licenciaturas não formam cidadãos, é Oeiras."

Daniel Oliveira, no O Eixo do Mal, SIC. Bravoo!

10 outubro 2009

O Codex e a Gripe A

Ficção ou realidade?!
.
Tenho evitado textos grandes porque o vosso tempo é precioso e não chega para todas as leituras. Este, vai ocupar-vos mais do que é normal, porque há vídeos a ver. Desligue o som da música residente aqui ao lado.

Quando fiz este link para um post do Uivomania, sublinhei-o pela questão dos OGM’s, os organismos genéticamente modificados, mas se leram o texto verificaram que há nele outra tão ou mais preocupante: a da redução drástica da população mundial. Isso mesmo. Dizia numa parte assim: “O Controle Populacional por razões monetárias é a forma mais simples de descrever o novo Codex Alimentarius, que efectivamente está a ser controlado pelos EUA e primariamente controlado pela Indústria Farmacêutica com o objectivo de reduzir a população mundial dos actualmente estimados 6.692 milhões para uns sustentáveis 500 milhões.”

Já todos conhecemos as dúvidas sobre da Gripe A, mas acabo agora de receber um e-mail com o vídeo Youtube seguinte, onde a ex-ministra da Saúde da Finlândia, Dra. Rauni Kilde, nos fala também da questão da redução da população mundial, aqui ligada à questão da Gripe A. Não é difícil acreditar que alguma coisa possa estar a ser preparada, porque sabemos que as projecções de crescimento da população mundial apontam para níveis insustentáveis, mas o perigo maior, pode advir da forma como tudo isto possa estar a ser arquitectado em reuniões secretas, como aconteceu na nossa literatura de ficção e bem pode agora estar a ser realidade.


O link do vídeo seguinte que descobri é de uma conferência da Dra. Rima Laibow, que confirma o texto lido em Uivomania e alerta para o dia 31 de Dezembro de 2009. É bom que se saiba do que falamos. Ouça, interrogue-se, investigue, tenha uma atitude individual se defende este colectivo Terra, porque os crimes contra a humanidade podem estar a mudar de paradigma. Isto é preocupante se for verdade, ouça nos links seguintes:

“The Codex Alimentarius is a threat to the freedom of people to choose natural healing and alternative medicine and nutrition..." Traduzido: O Codex Alimentarius é uma ameaça à liberdade do povo escolher a cura natural e medicina alternativa e nutrição. Ratificada pela Organização Mundial da Saúde, e indo ser Lei, nos Estados Unidos em 2009 (31 de Dezembro, a ameaça à liberdade de saúde nunca foi tão grande. Esta é a primeira parte de uma série de palestras pelo Dr. Rima Laibow MD, disponível em DVD a partir Natural Solutions Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada a educar as pessoas sobre como parar o Codex Alimentarius, de tirar o nosso direito de escolher livremente saúde nutricional.
.
Ou então esta conferência do Prof. Ian R. Crane, onde se aborda a questão partindo de questões como estas:
.

08 outubro 2009

Justiça amuada.

.
Parece ter havido polémica na inauguração do Campus da Justiça e o protesto de 17 juízes levou-os a não comparecer ao corte da fita. Passei agora no Parque das Nações para verificar porque razão houve tanto protesto, e francamente, duvido que haja outro sector em Portugal com o privilégio de ter um conjunto de edifícios com aquele nivel. Pelo que vi, aqueles juízes perderam mais uma oportunidade de dizer ao povo português que não são as prima donas que fazem deles. Esta atitute não pacifica e parece ser de facto uma agenda de confrontação com o outro pilar do Estado mas esse, nós podemos eleger e por essa razão o podemos sentir mais próximo. A foto e o quadro neste link, não dão a ideia total mas vale a pena ir ver.
.

Os pombinhos camarários

Nem Costa nem Santana souberam ou quiseram resolver este grave problema de saúde pública e higiene urbana da cidade, que são as toneladas de cáca de pombo que caem anualmente sobre as nossas cabeças. O cidadão, que não dispõe da mesma protecção que o senhor presidente no largo da Câmara, continua entregue a si próprio, como quem diz, à justiça popular. Recursos disponíveis contra a invasão: uma pressão de ar; não travar e esparramá-los no asfalto; o trigo roxo; em desespero de causa tolera-se que o mais alucinado resolva com o pé que tiver mais à mão; dar uma morte assistida aos desgraçados adoentados que já andam meio mortos pelo passeio; e finalmente a arma poderosa deste vídeo. Mas um dia destes processo a Câmara Municipal de Lisboa por negligência.
.

03 outubro 2009

Como funciona o fogo.

O link Youtube que reproduzo a seguir, foi-me enviado pelo outro Graza, o júnior, com a indicação de que era:
.
.
Tem razão, Richard Feynman conseguiu isso porque era uma inteligência brilhante, daqueles que tudo quanto fazia era bem feito. Vaidoso das suas capacidades, mas até esse pecado se lhe perdoa. Não posso deixar de não acrescentar que foi um dos cientistas da nossa época que mais admiro, também pela sua fascinante personalidade. O livro cuja capa aqui reproduzo é um dos que considero no top da minha biblioteca. Sempre recomendável.
.

01 outubro 2009

Rei morto, rei posto.

Este presidente já deu provas do que vale, precisamos de alguém com estofo e sentido de estado e já agora, que saiba um pouco mais de vulnerabilidades, já para não falar de Camões.

Manuel Alegre é a única solução lógica de um candidato abrangente da Esquerda.
.
Que fique claro, se o PS avançar com Jaime Gama para candidato a Belém e preterir mais uma vez Manuel Alegre, vou engolir um sapo vivo e pela primeira vez abstenho-me. Alguém que se verga tão miseravelmente a Jardim, não se limitando a cumprimentos de circunstância mas a elogios deslavados, não tem estatura nem estrutura moral para ser P.R., ainda por cima apoiado por Lello’s & Ca.

Jorge Sampaio, foi um dos melhores Presidentes da República, mas esta repescagem diminui as potencialidades de um voto comum da Esquerda, porque é mais uma teimosia do PS e continua a ser uma afronta ao universo que votou Manuel Alegre.
.
O PS, que teve uma das suas maiores derrotas da história, quando Alegre foi segundo contra Cavaco, ficando a uma unha negra, sem nenhum apoio partidário, que tenha agora juízo, pela sua teimosia temos hoje Cavaco em Belém, e garanto que quem apoiou Alegre não esquece o tratamento miserável a que foi sujeito.
.