27 setembro 2007

Mourinho, Santana e SIC

“Em Portugal nada acontece, não há drama, tudo é intriga e trama.”

Quando um directo dos exteriores interrompeu Santana e levou a emissão da SIC Notícias para a chegada de Mourinho, nós próprios em casa reagimos com espanto perante a relevância dada ao facto. A prova, foi que no Aeroporto só estavam meia dúzia de pessoas. Não nos espantou depois a reacção do L’infant térrible, recusando-se a continuar a entrevista. Foi mais uma vez Ricardo Costa convencido, a baralhar na televisão, ao criar a notícia à sua maneira.

26 setembro 2007

O Rugby Português

Devido ao perigoso constrangimento geográfico da Nação, a única forma da Lingua Portuguesa se ter tornado Pátria foi ter descoberto o Mar.

Não sei bem a que propósito digo isto, mas sei, por contra ponto que é o que me impede, de entre outras coisas, ser Iberista e de me arrepiar com as lágrimas que correram hoje na cara daquele jogador de rugby a cantar o Hino Nacional.

Um orgulho! Perante isto que medalha os pode merecer?


Post Scriptum: Não deixe de ir ver os comentários na página da Federação, onde podemos ver elogios como estes:
.

24 setembro 2007

Algarve


Existe ainda um Algarve possível antes de o procurar lá fora. Foi um pouco disto que encontrei e onde vi ainda potencialidades. Já deixamos estragar muito, mas pode valer-nos agora o facto do nosso ritmo de exploração ter sido inferior ao dos nossos vizinhos. Talvez valha a pena procurar antes que outros o façam por nós.

Os nossos vizinhos, atentos a esta realidade e tirando partido dela, porque lá começa a estar saturado, moralizados agora pelo renegado Saramago, viram-se desta forma despudorada para o nosso lado como se vê neste caricato e ofensivo anúncio, equivalente ao que seria se nós escrevêssemos: Apartamentos em Andalucia (Faro - Portugal) Olé! Falta ali em lisura e educação o que existe a mais em arrogância.




20 setembro 2007

Mas ...



A vida continua, como prova esta ribombada vinda de Espanha que nos faz cair o céu em cima e que esta mini câmara não consegue mostar melhor. Vou, com mais calma, ... (Ui!...) começar a terceira etapa – caíu agora um trovão que atrapalhou a etapa – com mais calma, mas com o mesmo empenho na defesa das causas e das coisas em que acredito, com o pragmatismo resultante da minha forma de ser e nunca no de qualquer doutrina espartilhante. Estou farto das políticas das causas e das coisas que me encostam à parede e me privam dessa liberdade. Sejam bem vindos, mesmo que não concordem convosco.

18 setembro 2007

Obrigado



Acabaram por fazer das lembranças troféus inesperados que vão ajudar muito na hora de futuros balanços. O nosso agradecimento por isso.


17 setembro 2007

Até um dia destes!


“... O resto é a sombra
De àrvores alheias....”

Foi um exagero terem escolhido Pessoa para o dizer mas a qualidade da vossa escolha ilumina-vos, porque reconheço, ele diz melhor que ninguém.

“...Só nós somos sempre
Iguais a nós-próprios...”

É verdade. A minha vida foi um pouco assim. Aprendi sempre com os outros mas nunca condicionei comportamentos em função do pensamento comum. Nunca tive medo de arriscar porque a liberdade só existe com autonomia do pensamento. E ridículo é quem morre cinzento entulhado pela palavra que não disse.

Se magoei foi mais por excesso na urgência com queria ver as coisa boas acontecerem à minha volta, e as mágoas que levo, fazem parte da aprendizagem contínua em que ando. A pressa com que vivemos, faz-nos mal porque é um vício e vício mata. Vocês que ficam, ainda estão a tempo de matar o vício, e viver. Eu por mim, vou com serenidade “Seguir o meu destino”, como manda o poeta, pois também vos confesso não sei como é possível deixar de fazê-lo!

Agradeço-vos a gentileza de não se terem poupado nas lembranças. Ficaram foi muitos beijos em falta!...

“...até um dia destes!”


16 setembro 2007

Os "Lobos" portugueses


A forma arrepiante como entoam sentidamente o Hino Nacional fazem deixar-me de ter inveja destes britânicos aqui. É impossível não deixar de sentir a enorme energia que passa naquele momento pelo grupo. Provam com esta elevada forma de gostar de representar Portugal que há por aqui quem não os mereça, deixando que a maioria dos portugueses não tivesse acesso à transmissão dos jogos, arranjando desculpas esfarrapadas para que o maior feito do desporto português não tivesse merecido uma medida especial de transmissão. Só quando pretendi acompanhar os jogos me apercebi que não podia. É o maior feito do desporto nacional porque se trata de um grupo amador de médicos, estudantes, veterinários, advogados etc, e não de profissionais bem pagos pelo que fazem.

Aqui fica o link para leitura das felicitações e envio de mensagens de apoio e para o seu protesto ao Provedor da RTP.


14 setembro 2007

Cela. Àfrica


Íris, descontando os teus agradecimentos é sempre bom saber quando servimos por uma centelha de tempo na vida de alguém, de veículo ao usufruto das suas memórias. As tuas raízes estão já aqui implantadas, embora seja verdade que todos temos sempre um espaço vazio que reservamos à memória do desconhecido que nos interpela ou das vivências que nos marcaram. Em ti, óbviamente que esse, só estás bem onde não estás, seria Àfrica. Seria bom para teu sossego que pudesses percorrer os teus carreiros imaginários de Àfrica e encontrasses lá o cheiro das goiabeiras, desde que pudesses também desenhar lá as outras condições que normalmente só aparecem no sonho. Temo por isso que o teu espaço vazio continuasse e a tua busca acabasse por não deixar de ser ali, uma never ending story. Mas não desistas.


09 setembro 2007

Toda a Verdade - II

Falhei na informação data/hora do episódio que vos queria indicar. Afinal, foi transmitido ontem na SIC Notícias o episódio 1 que vos aconselhei, e hoje foi transmitido o episódio 2 que não conhecia. O primeiro, abordava este problema centrado na alteração genética dos produtos agricolas, o segundo, foi mais centrado na manipulação genética na vida animal. Foi pena porque poderíamos ter visto os dois. Apesar de tudo, ficou informação suficiente para que as Confrarias do Bolo Rei sejam mais humildes perante um problema científico de que parecem desconhecer as consequências e tenham mais repeito pelo direito à indignação que a cada um de nós está consignado, porque, deveríamos ser informados se estamos a comer transgénicos, não o querendo, e de não ver o planeta transformado numa coutada de algumas monstrinacionais das indústrias quimicas e agroalimentares.

O Valor da Experiência

Contráriamente ao que fazem os Orientais e o Japão é um exemplo, desperdiçamos o fabuloso conhecimento da experiência da vida. O excerto que segue, é um link do texto que encontrei por acaso, numa pesquisa - Alentejo Agrorural - e é um exemplo que por coincidência conheço as duas realidades. Trata da especificidade agricola de cada região. Aqui fica o convite para ir ler o resto:

“... c)--- Nós, agricultores, estamos a atravessar um mau momento . O facto de sermos desunidos impede-nos de fazer valer a nossa verdade . O facto de alguns de nós se terem transformado em autenticos sorvedores de subsidios coloca-nos, a todos de uma maneira geral, em descrédito perante a opinião pública. Há pois uma destrinça a fazer. O agricultor tal como é definido em termos comunitários e os donos de terras que estão por aí deambulam, algures, tantas vezes na luxúria, a dissipar os vastos proventos daqui auferidos. Esta estranha desorganização da classe não aconteceu por obra do acaso. Tem, na presente geração, o seu grande responsável :--o ministro da agricultura com inicio de funções em 1986 Álvaro Barreto...”

“ ... 3----.O facto do Alentejo estar a ser alvo de uma enorme aquisição de terras por parte de estranjeiros, por detrás dos quias se acobertam autênticas centrais de financiamento que não olham a preços, custos, prazos ou juros, perante uma promessa de compra de terras no Alentejo, assume contornos invulgares com consequências difíceis de imaginar. É que estamos a tratar do espaço físico ancestral sobre o qual se exerce na nossa nacionalidade / regionalidade, que, de forma alguma, pode ser alienado seja a que pretexto for...”

07 setembro 2007

Toda a Verdade

"A Vida fora de Controlo" - SIC Notícias - Domingo às 13 horas.

Não perca a repetição deste comentário. É obrigatório informar-se sobre os Transgénicos, para não cair em apoios desinformados a Confrarias que lhe entrem Portas adentro, sem pedir licença.

Schubert

.
.
.
Obrigado Alexandre.

04 setembro 2007

Transgredir nos Transgénicos?

Uma das questões que com frequência colocava quando era mais novo, era se algum dia perderia a vontade de questionar, aceitando sem discutir os menus que a sociedade conservadora me viria a impor. Tinha esse receio, porque sabia que alguma coisa de errado se passa no acomodamento infalível que espera cada geração.

É em nome dessa permanente centelha de alerta que me orgulho de não estar ao lado dos Portas ou das Confrarias do Bolo Rei deste país, a propósito da Invasão de Silves e das promissoras maçarocas que se perderam. Espero continuar a não ter receio de saber quando devo fazê-lo. Não são os pobres do Mundo que estão a impor os Transgénicos, como não são os pobres do Mundo que impõem a fome. Pelo menos por aqui, não me vou deixar anquilosar. A minha moral recusa a aceitação do politicamente correcto mas também nunca disse que era um alinhado. Envelheçam vocês sózinhos, se quiserem. Eu não tenho medo das Revoluções, só porque ...transgridem.
.
Post Scriptum: Verde Eufémia. Que "terrorismo"?
.