27 novembro 2005

Ensino. Novas ferramentas.


Os Professores, os Técnicos de Educação e até os Pais, tem hoje à sua disposição suportes auxiliares de ensino e educação na Internet verdadeiramente fantásticos.

A propósito de uma incursão no universo das fábulas, acabei por descobrir a excelência do que é possível encontrar de materiais de apoio a qualquer trabalho que uma criança ou um jovem tenha que desenvolver na sua área de trabalho.

A orientação inicial dos monitores da Educação e Ensino é fundamental, consoante se trate de crianças ou jovens, dado que estes últimos já dispensam esses paternalismos nestas matérias, mas tudo o resto já é apresentado de uma forma tão acessível à apreensão do conhecimento que a autonomia acaba por ser possível.

Dou apenas dois exemplos do que encontrei, mas muito material está disponível neste universo virtual, assim os pais e os orientadores das crianças e jovens se queiram dar ao trabalho de fazer, em jeito de TPC, as suas pesquisas pessoais na net. Este primeiro link é sobre Fábulas e Jogos Didácticos:
http://nonio.eses.pt/fabulas/ e é dedicado à Educação Infantil, 1º e 2º Ciclo, tem para além de outras inter-actividades, uma que achei muito potenciadora de futuros criadores artisticos: a criança é convidada a enviar o seu desenho sobre a fábula que acabou de ler e ouvir, sendo possível depois ter aquela história ilustrada com a sua criação artística. Se eu tivesse tido uma possíbilidade destas em criança, ficaria deslumbrado!...

O outro link é já para jovens:
http://www.mocho.pt é uma página de ciências, tem já meia duzia de anos mas não se nota. Se eu tivesse tido uma ferramenta destas, hoje sería cientista!...

Parabéns por isso à Professora Teresa Pacheco e ao Centro de Competências Nónio Séc. XXI da Escola Superior de Educação de Santarém, por este No Mundo das Fábulas, e ao Professor Carlos Fiolhais e ao Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, pelo Mocho.

Sem comentários: