09 março 2006

Xanana e o Benfica.


“ Eu chá no tenho pelavras queraaamba... eu só póxo dijer, gooooooooooooollloooooo!....”

Foi assim Xanana a festejar o golo do Benfica contra o Liverpool, no jantar informal nos Negócios Estrangeiros.

A minha especial admiração por Xanana é uma caso especial. Julgo que terá a ver com uma espécie de transferência de valores que projectei para Xanana e que com tudo o que aconteceu se foram sublimando na sua figura.

Ele foi de alguma forma a projecção do meu “Che”, o daquela juventude que existe em nós e representa o altruismo na luta contra tiranias e injustiças.

Ele foi um paladino da liberdade porque era por isso que lutava. O seu povo não queria a paz que lhe impunham.

Ele foi da selva aos corredores do poder, a representação e o triunfo da humildade.

Nele se representou a injustiça do abandono pela humanidade, pelo seu alheamento durante tanto tempo.

Nele acabou por se representar a justiça do apoio da humanidade às causas nobres da emancipação dos povos, apesar do seu acordar tardio.

Também, porque durante anos sofri com a sua luta e prisão como se fosse um povo inteiro em clausura e sofrimento.

E porque fico sempre K.O., quando em África ou em Timor se comemora desta forma uma vitória portuguesa.

E porque, queramba! Xanana é do Benfica...


Crédito da imagem à Voz do Seven

Sem comentários: