26 agosto 2006

Um anti-blogs

Nada tenho contra as conversas de escárnio em voga nas nossas TV’s e até acho que a crítica mordaz, responsável e inteligente é necessária para mantermos activa a nossa capacidade de rirmos de nós mesmos. Mas num dia destes, dei com um Sr. Pina, na SIC , num desses programas de “Comédia” e numa das suas entradas o homem desconchava-se em ataques soêzes ao Bomba Inteligente, a propósito do sentido figurado, de como de uma forma engraçada e brincalhona a autora nos diz que acorda, e exibía as fotos como prova do “crime”. Não sou assíduo daquele blog mas reconheço-lhe uma marca distinta e uma forma muito particular de aqui andar e dizer as coisas e até bastante mais qualidade e inteligência naquilo que faz, do que o trabalho do Sr. Pina, naquele programa.

De novo, num zap acidental voltei a vê-lo, quando desancava o blog do novo Presidente da Liga de Clubes, pouco importa se com razão, mas desta vez atirando-se às razões que levam as pessoas a fazer blogs, inferindo que são razões de vaidade pessoal, narcisismos e defeitos afins. Nesta lógica, a partir de hoje quem cantar é vaidoso? Quem pintar é narciso? Quem escrever tem manias e quem "comediar" tem a mania que é palhaço?

Este Sr. Pina não tem blogs mas tem flops e a demonstrar a sua incapacidade para justificar o seu tempo de antena, está o ataque cretino à Sr. Maria Cavaco Silva, por quem não morro de amores mas que respeito. Desta vez, exibiu então um jornal onde a senhora dizía: “... Não contassem com ela para ficar atraz do marido, mas sempre ao seu lado...”. Serviu-se depois, para ilustrar a chacota àquela declaração, de figuras de um qualquer Kama Sutra com as diversas posições laterais do acto sexual, fazendo depois o mesmo com outra primeira dama europeia e outra vez mais figuras, agora de rectaguarda e outra vez mais deboche. Aqui está a qualidade do trabalho do Sr. Pina.

Uma estação televisiva não é um blog com meia dúzia de leitores e as audiências são incomensuravelmente maiores do que as entradas nestes blogs, logo, a qualidade daquilo que diz o Sr. Pina, deveria ser incomensurável face ao que dizem os blogs, mas não é, fica até muito por baixo. Haverão razões por detrás desta sua aversão blogosférica? Alguém explica?

2 comentários:

Graza disse...

O Povo á capaz do melhor e do pior, pois é a ausência da capacidade critica individual perante um frenesi colectivo que o torna nas tais tubas ululantes e rudes e nesse berço de Ogres.

Os seus gritos não se perdem. O eco chegou aqui bem longe. Um dia o vento muda e a palavra passa a fazer-lhes sentido, Aí, vão linchar os ditadores e os candidatos que adoravam antes, porque há já aí outros na calha com formação mais rasca.
É assim a história. Conte connosco, Madeirenses desses venham às carradas.

Segue para já um modesto contributo com a adição na minha pequena lista de links que pouco tenho curado em aumentar

Andy More disse...

Talvez a esse senhor Pina, lhe falte um pouco da vaidade na estupidez que tem a mais, para dizer as baboseiras sem sentido, apenas porque se sente um privilegiado em estar à frente das câmaras e dizer aquilo que na verdade não sente… A sensibilidade não coaduna com a estupidez! Mas os burros falam, e a caravana passa.

Um abraço