17 setembro 2006

Uma verdade inconveniente

De vez em quando há um americano que não se conforma, ganha coragem e abala a credibilidade com que aquele país tenta fazer-se passar aos olhos da humanidade. Foram as revelações que um dia o Dossier Anderson nos trouxe sobre o derrube de Allende, no Chile, é o cineasta Michael Moore que tem que brincar para denunciar, é Noam Chomsky que escreve sobre as verdades que os americanos não têm acesso, através da auto censura dos seus próprios média. Agora, foi o ex-Vice Presidente Al Gore a fazer excelente comentário no filme “Uma verdade inconveniente” e a denunciar a irresponsabilidade do poder americano em matéria ambiental. O filme é obrigatório e é urgente ver, mesmo por quem ache ter já suficiente formação sobre o Ambiente.

No seguimento disto, esta semana, o programa "60 minutos" da SIC, fez revelações verdadeiramente preocupantes sobre a censura directa (a mesma que nós tivemos em ditadura, lembram-se?) de um Secretáro de Estado do Ambiente a trabalhos que iríam ser publicados por um dos cientistas mais importantes a nível mundial, em matéria de Ambiente. Esse censor era apenas um advogado que tinha sido o representante do lobby das petrolíferas.

As imagens em exibição são dramáticas e a maior parte são vistas pela primeira vez. Temos dez anos para estabilizar os indices e os seguintes para inverter a situação, caso contrário, teremos a destruição totalmente visívil nesta geração. Mesmo que não acredite, vá ver. Oxalá seja exagero.


Entre nesta página: www.climatecrisis.net e dê uma olhada no extracto do filme.


Dez coisas que pode começar por fazer:

Clique na imagem para aumentar. O cartaz do filme indica alguns pequenos passos que multiplicados farão alguma diferença.


Seja parte da solução e não pense que está só nesta iniciativa, há muita mais gente preocupada. Aprenda mais e torne-se activo.

Prepare-se para que lhe chamem fundamentalista. Foi o que o pai Bush chamou a Al Gore em campanha eleitoral, por causa de Quioto...

Espalhe a mensagem.


.

Sem comentários: