14 dezembro 2006

O Estado em causa.

A TSF hoje, reportando ao Correio da Manhã :

"... Em declarações a este diário, Pinto Monteiro acrescentou que só teve conhecimento destas denúncias no domingo após ter lido uma notícia no jornal, frisando que considera que estas pressões são «muito graves», pois colocam em causa o próprio Estado....”

Comecei mal o dia: “... pois colocam em causa o próprio Estado.”

A notícia queimou-me com o abanão que dei no café matinal! Mas é claro, o Estado fica mais uma vez em causa com estas cenas que envergonham a Justiça e o Estado! Não estou hoje com a força anímica suficiente para verter aqui todas as correlações onde me levaram estas declarações, mas não quero deixar de dizer apenas que me vieram à memória flashes das quantas vezes este pobre Estado foi posto em causa nos últimos tempos, por questões provavelmente mais graves, sem que se tenha ouvido sobre isso alguma declaração de quem quer que seja com responsabilidades na Justiça.

Este senhor Procurador poderá ser alheio a tudo isso e não está com este meu espanto a ser cruxificado por nada, deu até alguns bons indicios iniciais ao tocar na parte mole da ferida da Justiça. Mas, senhor Procurador, o Estado está a ser colocado em causa há muito tempo, como exemplo: foi preciso termos passado da hipótese grevista no Terceiro Poder da nação, para as “pressões”, para o Estado já ter passado a estar colocado em causa?

Mas repito para que não restem dúvidas: colocam mesmo em causa o próprio Estado. Aquele que nós concebemos.

Sem comentários: