07 dezembro 2006

Ramalho Eanes

Confesso é para mim um tema incómodo.

Primeiro achei-lhe perfil de Salazar em 1975. Depois, votei nele para Presidente da República. Mais tarde achei que Mário Soares não terá andado bem com ele, não sei ainda se, mais por desejo de protagonismo de Soares, do que mérito de Eanes. Aos poucos fui-me desiludindo. Os últimos braço-dado com Cavaco foram o ponto final. Mas isto, não deixa de fazer com que Eanes não seja para mim um questão incómoda para discutir.

Nem de propósito, um email recebido esta semana, dá-me uma ajuda na leitura do livro de cabeceira do momento: Os Espanhóis e Portugal, de José Freire Antunes. Diz-nos o amigo Alexandre:

"Ramalho Eanes – Doutoramento (Opus-Dei)


Em defesa da instituição Presidente da República, alguém já afirmou que o General Eanes não se deveria ter exposto a um exame universitário, principalmente numa universidade estrangeira e, ainda por cima, acrescento eu, da Opus Dei. A ser verdade que ele não pertence nem nunca pertenceu, como afirmou, a esta instituição secreta da Igreja Católica, obscenamente ligada ao regime de Franco e aos seus crimes contra os democratas e republicanos espanhóis, e actualmente um dos grandes sustentáculos financeiros do Vaticano, a par do Santuário de Fátima, a escolha da universidade, a ter de fazer-se, teria de ser outra.


Se, pelo contrário, o General pertence ou pertenceu à Opus Dei, encobrindo a sua filiação, tal como o rigoroso secretismo da seita impõe aos seus membros, e escolheu a Universidade de Navarra em conformidade com esta sua identificação, então a opacidade de alguns comportamentos políticos está explicada. Não nego ao General Eanes, como não nego a qualquer cidadão, o direito às suas opções ideológicas, políticas e religiosas. Mas, exijo aos detentores dos altos cargos da República, quer os do presente, quer os do passado recente, uma postura de transparência em relação a eventuais ligações com organizações secretas, cuja história não as recomenda. E a Opus Dei não é uma organização recomendável.

Alexandre de Castro"


E diz então J. F. Antunes no seu livro: “...O Opus Dei edificou uma rede escolar, com destaque para a Universidade de Navarra (Pamplona)...”. Diz também que para a cerimónia de canonização de Escrivá de Balaguer, foram como representantes de Portugal para além de Mota Amaral o antigo presidente da Republica Eanes e a mulher, entre outros.

Confirma-se assim e eu desconhecia, a origem e orientação da Universidade de Navarra e as proximidades de Eanes à Opus, ou ao que tem a ver com a Opus. Isto não incrimina Eanes de nada, mas definitivamente confirma que Eanes foi para mim durante algum tempo, um engano.

7 comentários:

Anónimo disse...

Não incrimina?

Porque julgas que ele teve um comportamento de secretaria depois dos «gansos» da casa pia estarem com ele na camarata? E quem é que era o responsável dos comandos que preferiram ficar á porta da António Maria Cardoso e assim proporcionou a queima das listas de informadores? Quem é que beneficiava mais em todas as vertentes (campanha política, financiamentos e redes de influênçia) com a morte de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa? E quem é que manipulou e subverteu toda a campanha pela independênçia de Timor de maneira a pôr na mó de cima a Igreja Católica, depois da vergonhosa visita de João Paulo II à Indonésia?

Quem?

Graza disse...

"Isto não incrimina Eanes de nada...", o "facto" de pertencer a esta ou a outra seita, obviamente. Mas eu disse que foi durante algum tempo um engano, donde, há uma série de comportamentos que poderei ir agora catalogando de outra forma e alguns destes são de rever.

**Viver a Alma** disse...

Graza
Aflige-me saber coisas de quem gosto. Não meto a cabeça na areia nunca,mas também não critico. É pena, os "anónimos" nunca darem a cara - independentemente de vc os conhecer ou não. Para mim, o que escrevem nunca levo em conta. E mantenho a mesma posição quando qualquer comentário, assunto, não me é dito pessoalmente...e sim por outros meios. Ignoro essas pessoas.
É Eanes que está em causa...e pergunto: se é/foi verdade ter pertencido a essa organização pseudo-religiosa, que consequências gravosas trouxe consigo para os portugueses e/ou para Portugal? Coloco a questão por completo desconhecimento e ignorância sobre o assunto. A minha política sempre foi outra: elevar a voz doesse a quem doesse e/ou arranjar soluções - inventadas ou já no terreno, tentando assim minimizar os efeitos junto dos mais mais fracos, ou medrosos...ou até mudos!
Todos nós, sejamos mais éticos ou não, temos as nossas preferências - leia-se simpatias. E sempre se soube que na altura e eu estive lá e assisti, a fogos cruzados entre a Presidência da República, e da do conselho que não morria de amores uma pela outra - até nos mais pequenos pormenores, como por exemplo,alterarem na hora, aquando a reabertura dum teatro nacional, todo o protocolo, que levei dias a organizar. Mas... e depois? O que é que Portugal ganhou ou perdeu com tais situações? Birras de miúdos, apenas! O país sempre caminhou naquele passo que a gente sabe, e até hoje, também ninguém assume as responsabilidades, nunca ninguém sabe de nada...ninguém viu... arranjam mercenários para actuarem em conformidade em certos casos e então.... Pufffff!
pergunto: quem é que de todos os Presidentes - República e Conselho - agradou á maioria?!
Soares - porque "foi fixe", ou o simpático e correcto "cenorinha"?! ...não me lembro de mais nenhum - já que Eanes, está fora desta jogada.
Do outro lado do tabuleiro de xadrez, tivemos quem? Cavaco, que cospia os alimentos enquanto falava, e sempre que podia ouviam-se altas lições de finanças, ou o Guterres que era fraco para contas de cabeça - melhor trabalho tem feito agora...até então senti-o deslocado...e mais quem? O governo fantasma do Pedro com todo aquele aglomerado de iluminados?!...
em quê e quando Portugal esteve tão degradado assim, pelo desencanto que causou Eanes?
E foi só Eanes que pertenceu á Opus Dei? e quantos Maçons existem e se encobrem nas desgraças que alguns deles causam/causaram ao país?a começar por Soares? e no entanto ele levou-nos para a CEE para progredirmos...enriquecermos...aliarmo-nos
fortalecermo-nos...etc.etc.etc. e mais blá,blá,blá! - tudo politicamente crrecto e sempre fixe, tal o slogan que (re)vestiu!
E Eanes? pergunto!? Não sei...nunca me dei conta...estava demasiadamente ocupada no meu trabalho e ainda a aturar outros que caiam da cadeira, enquanto outros também, se preparavem para as ocupar e assim sucessivamente durante 16 anos que lá estive.
Realmente só como elemento da Comissão do 10 Junho pude privar mais com a Presidência e nunca vi da parte de quem se fala, qualquer beijo em aneis! - Não assim que se actua - ou é da praxe perante aqueles que se dizem representantes da igreja de Cristo?
Graza...a minha polítíca não cabe nos parãmetros normais. sou ingénua demais, sou bem formada, e conheço o que é ética e honra. Por isso fica-me mal opinar sobre algo que não quero saber de alguém que guardo boas recordações. Apenas lancei "para a mesa" algum lirismo - embora tivesse oportunidade de presenciar mais de perto, certas "coisas" que não dignificam os governantes ou zeladores de um país...e ainda porque sei o significado de honra e vergonha...que a maioria não se lembra ou nunca ouviu falar...se calhar até pensam que sejam eventualmente ETs com esses nomes...
acredito mais nesses, sabe Graza?! - nos ET's.
Aos meus 19 anos já andava a colar imagens em carteiras de fósforos até altas horas da noite, como a colar cartazes - sabendo que a casa paterna estava vigiada, pela então polícia do Estado. Aquando das 1ªs eleições "livres" destemidamente entrei sózinha, pelo café ao lado do cinema Éden nos Restauradores, ponto de encontro dos pides e dizia bem alto: "vote CDE"!, Vote CDE"! enquanto esticava o braço entregando o boletim de voto.Nem 15 m eram passados... 2 homens "mascarados" fora da época apropriada, quase do meu tamanho (1.60)vestindo gabardinas beijes e chapelinhos á Humphrey Bogard pegaram-me no braço e disseram:
- acompanhe-nos por favor! a sua identicação?!
Respondi que não dava a minha identificação a ninguém que não conhecesse e perguntei: os senhores quem são? - então lá mostraram o "cartãozinho encarnado de mau comportamento" - como o dos relvados - mentira, estou a brincar! Lá vi então que eram da polícia política. Fiquei detida 24h... fiquei assim impedida de distribuir mais votos. Porém, e antes de sair daquela saleta - com um banco e um lavatório onde só bebi água - mal chegou o Tengarrinha que armou uma valente peixeirada, porque eu era menor de idade e não podiam deter-me, ainda consegui deixar alguns votos nas algibeiras das fardas dos guardas! palavra! quando contei esta façanha ao meu "salvador" ao Sérgio Ribeiro, ao Joaquim Campino e a outros toda a gente se ria!
Portanto Graza, sou daquelas a quem se pode perguntar: onde estavas tu no 25 de Abril? - não era esta a frase pitoresca, onde muitos se apoiaram? Não precisei disso, diga-se; as únicas cores que sempre trouxe do lado esquerdo, embora invisivelmente, foram o verde e o encarnado.
Trabalhei e empenhei-me sem nunca prejudicar ninguém - salvo uns sustos aos meus pais - tendo em vista um sonho, mas desta vez, ainda por cumprir - tal como disse Fernando pessoa: falta cumprir-se Portugal!
Nunca me zanguei com ninguém ou pretendi tirar dividendos pela politica, com a política e para a política - onde é que já ouvi/mos isto? - ou mal comparado até pelas doidices clubísticas! - quanto a mim vai dar tudo ao mesmo!

fique bem...
Sempre que quiser tem lá uma/duas casas ás suas ordens.
Estou a pensar inaugurar outra...já que estamos em tempo de crise...é altura ideal para se ajudar alguém. Pensei abrir um blog sobre solidariedade. O que é que acha?
Dando conta como chegar a outras/os que morrem de fome e sede.
Por exemplo: já comprou a EARTH Water? eu já e é boa!
Pode informar-se em: www.unhcr.org ou
wwwearthwater.nl
Beba água e salve gente.

Abraço

Sempre...
Mariz

(diga lá se não passou uns minutos divertidos? - mal sabe o Eanes...)

**Viver a Alma** disse...

Graza peço desculpa...só agora reparei...
o que esteve a ler não foi um comentário...de todo que não!
foi um post!
srsrsr
é a melhor justificação que encontro para tamanho lençol!

**Viver a Alma** disse...

Ah! esqueci-me de um pequeno/grande pormenor:
quando "inauguraram" o PRD, mesmo sendo alguém de quem gostava e esse sentimento era mútuo, mesmo assim, não aceitei o que me propuseram.
A noção que tenho de liberdade passa sempre primeiro por mim...- mas dentro.

E para não me apelidar de mais epítetos como: melga, chata, cola, - deixa cá ver que mais...- purgante e blá, blá, blá, gostava que me respondesse a uma questão muito simples:
Graza, onde estava vc no 25 de Abril?
- srsrsrsrsrrsrs!!!!!

adeus...
Mariz

Graza disse...

O meu recente post Gente Decente, sobre Eanes, faz parte da forma continuada como tento vê-lo em definitivo. Não tenho para todos os políticos este tipo de exigência, porque, o que me aconteceu com Eanes foi diferente dos outros. Se houve uma altura em que acreditei no pragmatismo político, foi com o PRD. A ética de Eanes fez-me acreditar, e nunca terei andando tão enfeudado como daquela vez. Acompanhei Eanes para muito lado, ou por outra o PRD. É assim que tudo quanto sejam novidades que acrescentem mais conhecimento sobre ele me dispertem mais interesse, e estão neste caso as questões relacionadas com a Opus e os abraços a Cavaco etc., que não deixam de marcar diferenças em relação ao conhecimento que tinha dele.

Onde estava no 25 de Abril? Olhe provavelmente andava pelos mesmos locais, talvez com uma diferença, eu distribuía dos dois, da CDE e CEUD e também me lembro de andar a escapar à polícia nos Santos Populares em Alfama por dentro das tascas.

Vou ver o que quer dizer com a Earth Water, mas olhe que eu gosto do Luso!...

**Viver a Alma** disse...

Ao contrário de si, fartei-me e rir com o que me disse sobre o seu paradeiro no 25 Abril!
É sempre assim tão sério?
Acho que lhe dei "pano para mangas" para poder dr um ar a sua graça!
Ah! então sempre "deu uma voltinha" pelo PRD! Pois muito me conta! Pelo seu nome aqui não vou lá...mas quem sabe não nos conhecemos já?!
Permite-me que lhe dê uma sugestão?
retire a pedra do sapato em relação "aquele casamento" com o Cavaco! assim o seu humor desaparece. eu tenho um truque...se algo me aborrece sobremaneira e logo que o 1ºimpacto - efeito surpresa - perca força...o meu passo seguinte é transmutar aquilo e tentar levar para o gozo; umas vezes consigo outras nem tanto...mas não fico a remoer...
veja lá aos anos que isso aconteceu e o acontecimento ainda o toca!?
Quem diria! no Prd!
chegou a fazer parte da coligação governamental?
diga-me uma coisa: não acha mais leve e simples a minha postura ou parte dela, de tudo o que leu daquele lençol?
Riu-se, pelo menos? Eu sim, qundo o reli...
mas também sei que as pessoas dã dão um desconto, porque eu passo um pouco dos parâmetros normais exigíveis!Fazer o quê?Também sou ainda uma não -alinhada! - parafraseando-o!
costumo dizer out sider.
Bem...vou-me embora dormir porque fiz uma directa ontem na conversa com uma amiga e escrevemos também.

abraço não-alinhado!
sempre...
Mariz