22 abril 2007

Os Dias da Música

Temos que ser justos com o novo figurino que substituiu o anterior festim musical que era a Festa da Música no CCB. Se com um terço da verba que se gastava foi possível apresentar Dias de Música em Belém como estes e em vez de 1,2 milhões, gastar apenas 400 mil euros, não vejo porque não os devemos considerar um êxito. Isto prova que a Cultura não está na razão directa do dinheiro que se gasta.

O som que se ía ouvindo por átrios e corredores, com muita gente interessada e a finalização com Huseyin Sermet ao piano, a tocar magistralmente Moussorgski em Quadros de uma Exposição, com um final grandioso na Grande Porte de Kiev, valeram inteiramente mesmo para um leigo como eu.

Parabéns Mega Ferreira, estás perdoado pelo “outro” desvario...


2 comentários:

Fliscorno disse...

Olá. O seu texto não estão correcto. Em primeiro lugar, os Dias da Música custaram quase 600 mil euros. Em segundo lugar, confiando nas próprias declarações de MF, a última Festa da Música custou 850 mil euros.

Acrescento ainda que a Festa da Música terminou por se ter decidido gastar 500,000.00€ + extras, todos os anos, na massagem ao ego Berardo. E o custo final não foi assim tão diferente.

Detalhes e fontes para os dados citados no Fliscorno.

Graza disse...

Agradeço a suas rectificações com as quais concordo, apenas em parte, mas devo acrescentar que este post foi editado ainda com os Dias da Música a correr, facto que não permitia escrever sobre números finais. Tomei por base os valores dados na apresentação do projecto e que ainda agora foram repetidos. Só posteriormente ouvi na rádio falar dos 598 613 euros como número final deste ano, ainda assim uma diferença significativa, (600.000 euros) relativamente à Festa da Música em 2006, num país em que a dotação para a Cultura é extremamente baixa.
Admito que os seus números estejam prejudicados pela análise que tomou da informação de M. Ferreira de 2006, porque ela se refere a “Orçamento” e agora “contraditada” este ano aqui: ...”Com um orçamento global de 600 mil euros - metade do que custou o ano passado o evento A Festa da Música - Os Dias da Música obteve patrocínios num total de 372 mil euros.”

Mas porque o seu oportuno reparo em relação a este ano me leva a rectificar um erro a que sou alheio, motivado por informação entretanto corrigida, edito um novo post com a necessária correcção, ou seja os Dias da Música não custaram menos dois terços mas metade da Festa da Música. E há ainda o desconhecimento dos patrocínios de 2006!

Quanto ao problema da Colecção Berardo um dia veremos se esta opção não foi mais correcta do que ter deixado que a colecção saísse perdendo a também a oportunidade de uma vez por todas, olharmos para a rentabilidade do turismo cultural que existe nas grandes cidades europeias.

Cordiais Saudações