12 maio 2007

"Cidadãos por Lisboa"

"A candidatura Cidadãos por Lisboa é um espaço de cidadania aberto à participação de eleitores, movimentos de cidadãos e associações cívicas, culturais e sociais, com o objectivo de intervir nas eleições intercalares de 2007 para a Câmara Municipal de Lisboa.

A lista de candidatos Cidadãos por Lisboa não depende de nenhum partido político.
A lista Cidadãos por Lisboa, encabeçada por Helena Roseta, terá de ser proposta por 4000 eleitores recenseados em Lisboa. Cada eleitor só pode ser proponente de uma única lista de cidadãos. Para ser proponente da candidatura, preencha a declaração de propositura e envie para: “Cidadãos por Lisboa” Apartado 27032, EC D. Luís I, 1201-950 Lisboa"

Sede da Candidatura (R. das Portas de Stº Antão, 84-90)

8 comentários:

ATG disse...

Entre António Costa, Helena Roseta e Ruben Carvalho, venha o diabo e escolha. É bom que Helena Roseta não se esqueça que o efeito "Zé Maria" de que Manuel Alegre beneficiou já não tem gás. O efeito "coitadinho e abandonado do Manel" já passou.
Para se ser candidato à CML é preciso ser-se credível e competente e, nisso, não afiguro nenhum candidato à esquerda que valha o meu voto. À Direita aguardo... dado que a desilusão provocada por Carmona Rodrigues foi enorme.

Graza disse...

Olha DJ tens um título muito bonito no teu blog: “Abdica e sê rei de ti próprio”. Por mim não preciso de renunciar a nada para ter a liberdade que quero, excepto no compromisso que tenho com as necessidades para suprir a sobrevivência. O meu problema nesta sociedade, é mesmo a aversão a qualquer amarra. Contudo, tenho que ajudar aqueles que melhor ajudam à abdicção dos outros e é por isso que estou com Helena Roseta e estive com Manuel Alegre, porque estes, eu sei, eles querem mesmo que eu seja rei de mim próprio.

Unknown disse...

Pergunto-me como pode alguém considerar Helena Roseta incompetente e com falta de credibilidade para gerir uma Câmara. Sim porque este é um post que trata sobre Helena Roseta, tal como me parece que o ataque aqui desferido por DJ aponta directamente a mesma, metendo António Costa e Ruben de Carvalho ao meio apenas para escamotear.

Não sei se é apenas impressão minha mas parece-me que Helena Roseta é arquitecta, o que provavelmente faz dela uma das pessoas mais qualificadas para o cargo (pelo menos mais que todos os anteriores presidentes da CML). Os seus conhecimentos ao nível de organização territorial e planeamento urbanístico podem mesmo vir a ser uma lufada de ar fresco numa cidade cada vez mais caótica e descaracterizada.
Ou então, talvez DJ pretenda afirmar que Helena Roseta é politicamente incompetente, o que mais uma vez me parece redundância, dado o seu curriculum político, onde sempre se assumiu como umas das vozes mais activas.

Por seu lado, acusá-la de falta de credibilidade parece-me roçar mesmo o maquiavélico, dada a frontalidade com que Helena Roseta sempre se bateu e a honestidade com que assumiu as suas bandeiras. Pode não se concordar com as suas ideias, mas daí a considerá-la de falta de credibilidade...

À direita aguarda?! Aguarda por quem?! Fontão de Carvalho?! Pois claro que deve estar desiludido, depois da porcaria que Santana Lopes e Carmona Rodrigues fizeram.

Mas convenhamos DJ que basta ler o seu blog para perceber que isento é algo que você não é. Diria mesmo mais, alguém a soldo de uma direita obtusa e sedenta de poder.

Graza perdoa o desabafo mas não consegui ser tão democrata e compreensivo como tu.

Força Helena Roseta! Porque a "capital do meu país" merece mais e melhor.

Graza disse...

Egas, entende a resposta pacífica que lhe dei recorrendo aos ensinamento de Buda. Vais ver que não havendo pachorra é o melhor sistema. Embora tu saibas e eu também que o que eles não lhe perdoam é ter apoiado o candidato Mário Soares quando era uma destaca militante PSD, e nunca ter abdicado de lutar pelas causas em que acredita, como está mais uma vez a demonstrar.

ATG disse...

Caro Egas,

não desferi propriamente um ataque a Helena Roseta. Tive oportunidade de dizer que Helena Roseta é uma senhora simpática, um género de Maria José Nogueira Pinto da Esquerda, mas um nadinha mais inteligente.

Pelo que entendi do seu comentário, o mundo deve ser dos arquitectos! Um arquitecto tem competência para ser presidente de câmara. Possivelmente podia ser-lhe reservado um lugar no pelouro da arquitectura, onde poderia colorir e decorar Lisboa assim com laivos de Gaudi, não sei. O mundo não é dos arquitectos caro Egas, e a prova disso é que ser-se presidente de câmara não se limita só ao urbanismo e à decoração da cidade, mas também ao conhecimento e aplicação das leis.

À Direita acabou de surgir um nome credível, Fernando Negrão. Continuo sem entender esse pavor a Santana Lopes que a esquerda tem. Que mal vos fez ele? Trabalhou e muito fez por Lisboa. Aos Socialistas alguém lhes conhece obras? E a Roseta alguém conhece alguma coisa a não ser esse tal apoio a Soares? Isso são obras? E os estragos em Cascais? Pior do que se achar que se é mais do que realmente se vale, é dividir um partido. Estou longe de ser socialista (muito longe mesmo), mas que Roseta fez foi pura vingança. Ela que não se preocupe que já teve o trabalhinho de "patinho feio" feito pelo PS e PSD ao marcarem as eleições para 1 de Julho, estando já muitos a ver "a coitadinha da Helena Roseta que não deixaram organizar-se como deve ser". Mas sobre isso falarei amanhã no meu blogue.

Para mim, Santana Lopes foi um exemplo de Autarca e de Primeiro-Ministro. Infelizmente, não o deixaram trabalhar enquanto Primeiro-Ministro.

Aos dois os meus cumprimentos.

ATG

Graza disse...

Caro DJ
Não me substituo ao Egas, nem quero mudar as tuas convicções, apenas rebatê-las:
Uma Câmara é muitíssimo mais vezes “...urbanismo e decoração da cidade” do que “...conhecimento e aplicação das leis”, para isto, as leis, basta apenas um gabinete jurídico, já para o Urbanismo e a tal decoração da cidade, é preciso ter de facto um conceito de cidade que não está linha a linha em qualquer código de leis e que uma Arquitecta tem seguramente mais do que um Magistrado. Dir-me-ás que também Sampaio e Soares trabalhavam mais com códigos do que com plantas, mas esses podem ser excepção que confirma a regra. E como prova disso lembro-te já que Lisboa deve a Sampaio a grande visão de ter começado o seu mandato por onde não dá votos: esventrou Lisboa alterando esgotos e as suas respectivas saídas dotando todo o sistema de àguas pluviais e domésticas dos calibres adequados, numa obra, se te lembras, deu bastante incómodo, mas era necessária. Quanto a João Soares, até sou suspeito porque confesso, não gostava dele, por achar que beneficiava do efeito “pai”. Rendi-me, de tal forma que, e não só eu, acho que perdeu pelo efeito “Guterres” e como sabes quase não fez campanha, tal era a consciência do bom trabalho feito.
És por isso tremendamente injusto quanto à gestão socialista, porque tens memória curta para não te lembrares de coisas como os bairros da lata de que Lisboa vivia rodeada e da revolução de trabalhar com pinças na Praça do Rossio para a devolver com aquela dignidade que agora tem, sem que a vida lá tenha parado, mais ainda toda a quantidade de parques subterâneos e novas e extenções de Metro de que Lisboa foi dotada.
Nos dois últimos parágrafos, resvalas para um discurso que não apela à contra-argumentação sem ser mais contundente, por isso fico por aqui, não deixando de te avisar para teres cuidado com o espírito do Antero de Quental que andas citar, não vá ele entrar em ti e acabares a votar republicano e laico!...
Saudações, malgré tout

Unknown disse...

Eis-me de volta, após alguns dias afastado dos prazeres da blogosfera.

Caro DJ,
Claramente batalhamos em campos opostos, conquanto ambos nos batemos pela integridade das nossas ideias.
E se o meu discurso está carregado dos estigmas da esquerda, não é menos verdade que o teu é o perfeito estereótipo do discurso da direita.
E como eu não gosto desse discurso (tal como possivelmente tu não gostas do meu) compele-me a razão a tentar desfazer teus argumentos.

Infelizmente o Graza tirou-me o prazer, dado o preciosismo com que ele rebateu teus argumentos. Mesmo assim, não gostaria de deixar acrescentar alguns pontos...

DJ, o mundo pode não ser dos arquitectos, mas certamente também não o é dos políticos ou dos ricos. O mundo é de todos e antes de mais compete-nos protegê-lo e dentro dessa cláusula fazer o melhor para incrementar o nosso nível de vida, sem detrimento para os outros ou para o próprio mundo/planeta.

E posso estar errado, mas parece-me que a principal competência de uma câmara é precisamente a gestão urbanística e por inerência todos os sistemas de suporte à vida na cidade. Uma cidade mede-se pela vida das suas gentes, sendo que o planeamento urbanístico, o sistema de transportes estão intrinsecamente ligados à qualidade de vida dessas gentes.
E posso enganar-me, mas continuo a achar que Helena Roseta é a pessoa que apresenta mais competência para o cargo. Tal como aplaudo a sua ruptura com o PS, um partido que parece ter esquecido a pluralidade e os interesses dos cidadãos.

Mas já que considera Fernando Negrão uma boa escolha, e se não fosse pedir muito, agradecia que me apresentasse quais os pontos do seu curriculum e as conquistas que justificam essa certeza.

Unknown disse...

Pensei também abster-me de comentar essa referência a Santana Lopes, mas parece que os meus instintos vêm clamar mais alto...

Dou-lhe o desconto do "bom primeiro-ministro" por ter estado pouco tempo no governo (apesar de só ter feito asneira!) mas tê-lo como exemplo de Autarca só pode ser uma piada!

Santana Lopes, o homem que deixou a Figueira endividada até às orelhas, o homem que descalçou a bota de Lisboa (para depois voltar!), o homem que deixou a Lisboa um legado de caos e ideias megalómanas.

Santana Lopes, o "guerreiro menino" , é pelo contrário o perfeito exemplo do péssimo dirigente e político. O seu legado na Figueira, no Governo, no Sporting e em Lisboa (que ainda hoje tem repercussões!) são a prova disso mesmo.

AINDA BEM QUE NÃO O DEIXARAM FAZER MAIS!!!!