12 agosto 2008

Instabilidade no Cáucaso

Quem deu o primeiro passo? E o que fazem os americanos à porta dos Russos? Porque razão é americano o material bélico Georgiano? Putin pergunta: Porque é Genocídio se for um Saddam e não é se for Saakasvilli. É uma “invasão inaceitável no século XXI” claro, mas porquê só esta Senhor Bush? E porque deve merecer mais credibilidade o que diz Bush do que o que diz Putin? E entre um e outro não é melhor que venha o diabo e escolha?
.
(Reeditado para deixar link para este artigo de Vicente Jorge Silva, nos Blogs do Sol. A ler.)
.
Mapa RTP

3 comentários:

SAM disse...

O pior é que, segundo eu leio, e segundo o que o Moravich (da RTP) diz, a questão é que não há certos e errados neste processo e inocentes é um atributo que nenhum dos dois governos poderá clamar para si...

Agora é esperar e torcer que o pior não ocorra! E uma situação estável venha a suceder a actual.

Quanto à independência do Kosovo, parece-me hipócrita que a Rússia que lhe era contra ser a favor da independência unilateral da Abkhasia e da Ossétia. Quanto à invasão do Iraque, parece-me absurdo ser comparado com esta situação, pois o Iraque era dominado por um tirano. O presidete georgiano está muito longe disso. Se o executivo russo está preocupado, teria que ter invadido o Afeganistão talibán, a China comunista e o Irão extremista islâmico, todos seus vizinhos. Mas, afinal de contas, a preocupação russa não é essa...

E a preocupação georgiana, muito provavelmente, também não...

Graza disse...

Falta-me especialização SAM, mas também vejo por aí profissionais falharem em toda a linha.

Está certo no que diz, porque também não me passou despercebida a conversa da Rússia sobre o Kosovo. Quando referi o Genocídio, fi-lo dentro da pergunta de Putin para dar uma ideia do nível a que está a argumentação, porque se sabemos o que fez Saddam não há notícias do que fez ou se o fez, Saakashvilli. Quanto à "invasão inaceitável" também do Iraque, sempre estive ao lado dos que a condenaram mas apenas pela forma como o processo ocorreu. Porque do tirano não tínhamos dúvidas. Gostaria era de ter visto sempre os Americanos tão cuidadosos com outros ditadores e teve alguns bem ao pé da porta durante bastante tempo, não se importou e até deram jeito, tendo-os até ajudado a montar o cavalo com que reprimiram os seus povos.

Exaspera-me a hipocrisia americana. Noam Chomsky tem dois livros que nos revelam bem o que é o poder americano.

SAM disse...

é exactamente a isso que me refiro...

que as coisas não tenham estado bem é verdade. mas se o presidente do dito país é, ipso facto, um criminoso, aí sim precisaríamos que outras medidas fossem deveras tomadas.

ou seja, a Rússia ou a Geórgia, com ou sem razão, estão ambas errads, segundo o que eu depreendo (também sem especialização).