10 dezembro 2008

60 Anos da Declaração Universal dos Direitos humanos

Crédito de imagem a: Lino Resende

”Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, ...” do Artº 2º da Declaração Universal

A consciência colectiva da Humanidade sobre o que são direitos humanos evoluiu muito em 60 anos e certamente que a proclamação da Declaração Universal, que hoje celebramos nesta blogagem colectiva, foi determinante para o evoluir dessa consciência. Muitos se lembrarão ainda o que eram os atropelos instituídos nas sociedades e nas nações antes dessa data.

Valeu assim a pena que os signatários se pusessem de acordo para que a Humanidade combatesse práticas e preconceitos impregnados de medievalismos. Apesar de tudo, isso não acabou com a perversidade do ser humano que renova sempre formas para justificar as violações que esconde, por vergonha. Contudo, hoje mais do que há 60 anos, vai sendo difícil manter essas violações desconhecidas, porque podemos com mais facilidade denunciar e acusar esses abusos. Celebro, mas também protesto, porque é sempre um desespero que sinto quando vejo países utilizar os Direitos humanos como instrumento político ou arma de arremesso para disfarce ou ilibação das suas próprias violações, ou para aquelas que instigam os seus amigos de mau porte a fazer. Nunca esquecerei da dualidade de critérios quando se apoiou o Chile de Pinochet, a Argentina de Videla, a Nicarágua de Somoza, as Filipinas de Marcos, a Indonésia de Suharto e tantos outras por esse mundo fora. Guantanamo é o mais recente exemplo, assim como o esquecimento das que neste momento ocorrem. Se acabo nos EUA, é porque foram eles e não outros que nas intervenções fora da América basearam toda a sua propaganda nos Direitos humanos, desgastando a expressão. São os dois pesos e as duas medidas e o tal silêncio dos “bons”, convertidos numa hipocrisia imperdoável, como bem disse um ex-Ministro brasileiro dos Direitos humanos:

"Em poucos dias de governo, eu fui à ONU dizer que ninguém precisaria pedir licença para entrar no país para monitorar direitos humanos, as violações dos direitos humanos. Mas os EUA não permitem, nunca permitiram inspeção da ONU, da OEA sobre violações notórias dos direitos humanos, sistema prisional, suas aberrações no modo de combater terrorismo, suas violações aos direitos humanos feitas com ativistas." No Jornal Folha Online:

Mas serão muitas iniciativas como esta dos cidadãos do mundo que alertando e obrigando ao debate, podem acabar por se transformar no pequeníssimo grão de areia que encrave a máquina poderosa dos violadores. Assim acredito. Guarde consigo o documento contido neste link porque ele é um dos mais importantes alguma vez produzidos pela Humanidade: a Declaração Universal dos Direitos humanos. Veja aqui um pouco da História.

Créditos a Sam Cyrous do Fênix Ad Eternum, pela louvável promoção desta blogagem colectiva.
.
Nota de reedição: Pela surpresa que as violações deste vídeo representam, faço dele o meu destaque nesta celebração.


.
Desenho de TACCI, do Portugal, Caramba!
.
Blogues que já aderiram = 120: Fênix Ad Eternum -Lino Resende -Leio o meu mundo assim...-Alma Poeta -Reclinada -Doutrina Espirita -"Feliz aquele que transmite o que sabe, e aprende o que ensina" -"Chama da Paz": A luz que nunca se apagará -Blog do joãoáquila -Saia Justa- Ano III -Caminhantes -Pegasus, Cavalo Alado -Arroios -Devaneios & Desatinos -Mirian-crochet -Moralitos EBIC -Flávia, Vivendo em Coma... -Oficina de Palavras. -Fio de Ariadne -Infinito Particular -Educar Já! -Casas Possíveis -Qualiblog -O mundo na Luneta -Viver Melhor -Apenas Nana -Ideia Espírita -blogosfera solidária -Página Russana -Na casa da vovó -Jus Indignatus por Ricardo Rayol -BLOG DO RONALD -By Osc@r Luiz -Entre Mãe e Filha -Luz de Luma, yes party! -Diário de Iza -Pensiere & Parole ano V -Esquinas há muitas - De ver o mar - só a minha... -MOMENTOS DE LUAR -este é o meu local de sonho... -Recordações de um Baú -Das coisas que eu sei -Pasárgada -Chronicle & Tales Unlimited (RED) -Toques de Prazer -TIMOR LOROSAE NAÇAO -PÁGINA UM -De tudo um pouco -feltro, lã, pano e papel -AprendizArte Ateliê -Bem Bolados Projetos -O pulguedo -Ramsés Século XXI -MIVA CROCHET -Maio, 26 -Essencialmente Palavras... -O Último Dia de Minha Vida. -O Blog do CanalPsi -aprendemos -Sensata Paranóia -Reflexões e opiniões -Carta de Tarot -SOL POENTE -Só para dizer que tenho um Blog -IPSI LITERIS -Doce de Fel -Dormentes -Marco S/A -Lavanderia Virtual -Tulipas - A dança da vida -Adão Braga - conectado -ZzabeLinha -Bloco de notas -Tudo para Todos sobre Nada -Mexe no Peixe -OPINIÃO LUSÓFONA -Associação abril -VERDE QUE TE QUERO VERDE -PÁGINA LUSÓFONA -PORTUGAL DIRETO -No "canto-do-conto": Um punhado de magia... -Conversamos?!...; -Fotografando a Vida -ali-se -O Meu País Azul -Blog do Brasilerô -Caravançarai -Revisitar a Educação -English is Cool -A cor da letra -The pages of my life... -Hoje eu tô de bobeira -Drop Azul Anis S -Acqua -Saúde Alternativa -Portugal, Caramba! -UNIDADE MUNDIAL -Pequenos Pormenores -Ernani Motta -Descobrindo -Retrato em branco e preto -Peciscas -JE VOIS LA VIE EN VERT -A LUZ DO DIA E DA NOITE -A PARTILHA DA ALEGRIA -.Blog -Ideias Soltas -NONA E EU -Consciência Acadêmica -pianomanga -Visão PanorâmicaDentro da Bota -Quiosque AzulLu_Carioc@ -Pavulagem da Ro -A vida como a vida quer -MONAMI... 6ª FEIRA -Sindrome de Estocolmo -ius communicatio -Nothingandall

.

26 comentários:

Nina disse...

Mt bom post! nos faz pensar em mts casos ainda sem solucão. Os Estados Unidos e sua prepotência ainda é um deles.
Abracos!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Olá Graza, este assunto tem tanto o que se dizer... Nao sei mesmo se há algo para ser celebrado depois de 60 anos. Acho os passos lentos demais. Mas o que fazer com as cabecas e coracoes tao endurecidos?
Há tanta fome e desigualdade neste mundo. Há tantas injusticas que fica difícil pensar que os homens querem PAZ.

Muito bom o seu post.

Um abraco

Graza disse...

Olá Nina, Olá Georgia!
Se há uma coisa em que acredito é na pressão da opinião pública. Os governos regulam-se por ela por pouco que pareça. Os movimentos neste formato a nível global não são assim tão antigos, mas já vão produzindo algum efeito, editamos muita bobagem porque isto pode também ser uma brincadeira, mas também somos capazes de fazer desta ferramenta uma arma apontada à indiferença. Cada blog tem os seus níveis de leitura e quantos mais conseguirmos mais exponencial será o resultado final. É preciso convencer os que este ano aderiram a trazer muitos mais no próximo. O Sam que vive em Portugal conseguiu por o Brasil a liderar esta Blogagem, seria interessante que a próxima atingisse todo o universo da Lusofonia, os CPLP depois a Francofonia etc.etc. Resumindo, é preciso acreditar, amigas!

Um fraterno abraço.

Anónimo disse...

Arrogância é a marca dos USA. Novos tempo se anunciam, vamos esperar.
Parabens pelo post!

Graza disse...

Sim Teca, vamos esperar, mas não vamos esperar sentados, vamos ficar de pé, até porque o Mundo está próximo de mudar de paradigma.

Urbano Leonel Sant' Anna disse...

Olá, Graza!

Por coincidência (coincidência???), meu post também acabou dirigido para os Estados Unidos.

Por que será que sempre que se fala em Direitos Humanos, em igualdade, em respeito, em fraternidade, em amor ao próximo e tantas outras coisas ditas "humanas" acabamos sempre envergonhados e com um nó na garganta?

Realmente ainda falta demais para ser feito! Talvez se começássemos por dar mais valor à vida do que ao dinheiro, poderíamos levantar de novo a nossa cabeça.

Um abraço!

Sensata Paranóia

Fátima André disse...

Iniciativas interessantes que alertam e aproximam :)

*Renata Gianotto disse...

Oi Graza!

Obrigada pela visita :)
O bom das Blogagens Coletivas é que me possibilitam encontrar blogs muito bons como o seu.

Abraço!

Vanessa Anacleto disse...

Graza, obrigado por passar para ler a minha participação na coletiva e parabéns pela sua. Em ações como esta conheccemos muitos blogs bons como o seu .

Unknown disse...

Olá, embora esteja encontrando muitos desanimados neste dia, (temos motivos para isto) também acho que não devemos desanimar jamais, acreditar sempre e principalmente nos momentos mais difíceis.
Muito bem feita a tua blogagem, aprendi bastante.
Beijos

Unknown disse...

Olá Graza!

Pois eu também acredito na força do povo, principalmente na força da uniãos dos povos.

Beijos

Vanna disse...

Muito bem feita tua colocação sobre o assunto.
Q alguém consiga dizer aos EUA q não se pode cometer atrocidades em nome dos Direitos Humanos.
Abraços, bom fim d semana.

betty mello disse...

Graza, boa noite ! Que honra e alegria poder participarcom nossos 5 blogs deste evento tão importante.Somos um pequeno coral, ainda, mas crescendo sempre...! minha única tristeza foi percorrer os mais de 20 blogs d eeducadores (daqui do Brasil e daí de Portugal)e constatar que não se envolveram, não se sentiram chamados a engrossar esta voz, preferindo as postagens repetitivas de cópias de coisinhas de Natal que foram retirados de outros blogs, picasa, e etc...Este impulso deveria vir forte e justamente dos educadores, acho eu...Mas, cada um planta aquilo que deseja colher. Adorei sua visita, seu blog ,sua postagem, e a sua companhia. Com carinho, Betty (marietta de tudo 1 pouco, feltro,lã,pano, papel, aprendizArte, canto do comto e bem bolado)

betty mello disse...

Voltei pra explicar...os mais de 20 blogs( "supervisitados" e "reconhecidos" como comprometidos com a qualidade da educação e vida humana) que eu convidei através de e-mail e recadinhos.Desculpe-me o desabafo...Bjs, Betty

Sergio disse...

ola, Graza!

Obrigado ´pela visita...Creio que a mudança de governantes que quriam levantar a bandeira incentiva a opinião pública a acreditar que tem direito e não só dever e quem sabe, em alguns anos, estaremos comemorando o primeiro ano de respeito real ao direitos humanos. Espero estar vivo até lá. Caminhamos a passos muito lentos.

um abraço

Ynot Nosirrah disse...

Muito bem, Graza. Parabens pela divulgação e pela convocação.

Anónimo disse...

Graza, acredito que a Declaração dos direitos humanos seja o ideal a que iremos chegar, com a boa vontade de todos e para isto, quem é mais consciente, deve por obrigação, tentar propagar as idéias deste ideal fraterno. Beijus

Cíntia disse...

OI GRAZA!
OBRIGADA PELA VISITA.

CONCORDO COM O QUE DISSE. DEVEMOS REALMENTE NOS MOBILIZAR PARA QUE HAJA MUDANÇAS.
GOSTEI DESSA INICIATIVA, POIS LI VARIOS ARTIGOS INTERESSANTES QUE ME FIZERAM PARAR PARA REFLETIR SOBRE TUDO QUE ACONTECE NO MEU PAIS.
BJUS

Unknown disse...

Tô com você também acredito na pressão pública. E temos avançada em muitas coisas, embroa lentamente.

nona e eu disse...

olá, obrigada pela visita, no meu blog, li o seu post e adorei, acho que ainda há muito pouco pelo que comemorar, sobre os 60 anos, mas estamos em construçao! abraços

blogosfera solidaria disse...

Olá, Graza
Muito bom seu post!
Obrigada pela visita e volte sempre, viu?
Um abraço
Fátima Queiroz

O Profeta disse...

Sou coração que segue em silêncio
Nos fios do sublime pensamento
Pela ressurreição de um sorriso
Renasço nas asas do tempo

Esta Terra é degredo dos sonhos
É espelho que distorce o sentimento
É castigo no julgamento do fracasso
É fogo que se cala a todo o momento


Mágico fim de semana

Anónimo disse...

Oi Graza. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vinda. Gostei de participar desta blogagem coletiva. Ainda que eu tenha deixado uma postagem pequena no meu blog, este tema fez com que eu lesse muitos temas a respeito do assunto e me deixasse um pouco assustada, frente a tanta injustiça e sofrimento. Mas, a luta precisa continuar. Beijo carinhoso.

Anónimo disse...

A violaçao dos direitos humanos, a exploraçao dos povos, a fome no mundo, e’ parte escura de nossa civilizaçao. Tomando consciencia da situaçao, teremos feito a nossa parte. Reflita sobre o estado de degradação que se encontra a nossa sociedade.

Anónimo disse...

Oi Graza, boa noite !
Estou muito felíz com a sua
visita e com o seu comentá-
rio. Muito obrigado mesmo e
tenho conciência que nada será conquistado em prol dos direitos humanos se não houver a união incondicional dos povos de
todo o mundo contra o sofrimento impingido de cima pra baixo aos mais humildes. Humilhaçoes cujo carro chefe é a fome tendo logo a seguir as grandes guerras onde jamais haverá vencedores, apenas derrotados.
Um bjo pra vc !

Anónimo disse...

Acho que, sobretudo, marcamos uma posição favorável aos direitos humanos e ao cumprimento da Declaração. Tê-la integralmente cumprida ainda é um sonho, mas acho que vale a pena sonhá-lo.