07 janeiro 2009

Why do they hate us?

"Uma vez mais, Israel abriu as portas do inferno aos palestinos. Quarenta civis refugiados mortos numa escola das Nações Unidas, mais três noutra. Nada mal para uma noite de trabalho em Gaza pelo exército que acredita na "pureza das armas". Mas porque deveremos surpreender-nos? (…)

Será que esquecemos os 17.500 mortos - quase todos civis, a maioria deles mulheres e crianças - em 1982 na invasão israelita do Líbano, os 1700 civis palestinos mortos no massacre de Sabra-Chatila, em 1996, o massacre de Qana de 106 civis libaneses refugiados, mais de metade delas crianças, numa base da ONU, o massacre dos refugiados de Marwahin que foram obrigados a sair de suas casas pelos israelitas em 2006, em seguida abatidos pela tripulação de um helicóptero israelita; os 1000 mortos desse mesmo bombardeamento na invasão libanesa, quase todos eles civis? (...)

Sim, os israelitas merecem segurança. Vinte mortos israelitas em Gaza em cerca de 10 anos é de facto uma figura sinistra. Mas 600 palestinos mortos em pouco mais de uma semana, milhares ao longo dos anos desde 1948 - quando o massacre israelita em Deir Yassin ajudou ao inicio da fuga dos palestinos desta parte da Palestina que se tornou Israel - está numa escala bastante diferente . Isso não lembra um derramamento de sangue normal no Médio Oriente, mas uma atrocidade ao nível das guerras dos Balcãs na década de 1990. E, claro, quando um árabe se bestializa com fúria não reprimida e toma a sua ira incendiaria cega sobre o Ocidente, vamos dizer que não tem nada a ver connosco. Porque é que eles nos odeiam, vamos perguntar? Mas não vamos dizer que não sabemos a resposta."

Excertos de tradução do, The Independent
January 7, 2009
Um artigo de, Robert Fisk: Why do they hate the West so much, we will ask.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

O terrorismo de Estado levado a cabo por Israel, e que está na sua matriz originária, é tão condenável como o que é praticado pelo islão fundamentalista.

Graza disse...

Timor, precisou do massacre no Cemitério de Santa Cruz para que a comunidade internacional revisse a sua opinião quanto a Timor e alguma coisa começasse a mudar, quem sabe se os Palestinos não precisam de mais esta barbaridade para ver os seus direitos reconhecidos e quanto a mim, "os crimes devidamente julgados"! Por uma conjugação de factores, os judeus estão desta vez a ficar muito mais mal na fotografia. É o que sinto.