10 março 2009

Arruaceirismo na A.R.


Vem este comentário que deixei no Pátio das Conversas a propósito daquele ditado popular, que é nem mais nem menos do que o convite à zaragata. Se eu não reagir como um árabe ou como um cigano a um qualquer desaforo, quer pelo meu estado de espírito, pela minhas diferenças culturais, sociais, religiosas etc., em relação ao provocador, a minha família já não é boa porque eu decidi não reagir? Eu posso reagir a um desaforo pelo direito que tenho de me indignar, nunca porque a minha família é boa ou má. Um exemplo típico é aquele em que num ambiente de trabalho ficam todos suspeitos pelo desaparecimento de uma carteira e os mais assanhados decidem lavar a honra quando a vítima insinua que a suspeita recai no colectivo. Nessa altura, estes samurais são os primeiros de que suspeito!

Tenham juízo, não metam as nossas boas famílias nos nossos desentendimentos, e já nem no Japão há samurais a fazer espichar sangue, o mundo e a nossa civilização evoluíram nesta matéria. Ainda faltam os árabes e os ciganos, mas haverão de lá chegar.
.

6 comentários:

MS disse...

(continuo sem acentos)
LOL! Tambem acho.

Ai o que näo falta e quem tenha que ter sempre a ultima palavra (sinonimo de falta de educacäo).
Näo reagir a provocacöes e a forma mais inteligente de agir, ou seja fazer "fogging"! Veio de lä uma pedra, mas näo a devolvemos ela desaparece no nevoeiro, deixa o provocador desarmado...quis manipular e näo conseguiu. Näo houve reaccäo. Sentiu-se frustrado.."looser", näo conseguiu o seu intento!
LOL...e giro ver!
Ou mesmo em qualquer discussäo, quando jä se fez valer o seu ponto hä que saber calar. Mas na cultura pt (onde näo me revejo de maneira nenhuma e tu tb näo pelos vistos) näo se para pois pensa-se que continuando com o "arruaceirismo" como täo bem lhe chamas, ganharam o ponto, fazendo as figuras tristes que tanto se continuam a ver...de peixeirada. E depois o nivel vai baixando cada vez mais..
Ai e que se vai vendo quem e que as pessoas realmente säo..
Säo filhos de boa gente säo..lol, eu e que näo os queria nem que viessem pintados de vermelho.

Acho que tens razäo, devem ser reminiscencias ärabes ou influencias ciganas ou mesmo da praca da Ribeira. Que näo vejo isso em parte nenhuma a näo ser ai, e um facto!
Ainda que näo tenham razäo nenhuma(que e normalmente o caso) e comum ver-se essa atitude diariamente. E a carneirada que esteja eventualmente a assistir, vai toda aträs e ate aplaude e atica tipo espectaculo de coliseu de Roma, quem for o mais peixeiro ganha, isso entäo e o que mais me repugna!

Graza disse...

Pois é Guida, são códigos que nos estão na matriz e só tenderão a desaparecer com o tempo, mas ainda temos muitos comportamentos ditados por atavismos culturais como este.

uivomania disse...

Em tempos, andei no Karate. Fui feliz com o mestre que tive. Julgo que foi no Karate que comecei a ouvir falar de Zen.
Foi nesse contexto que o meu mestre, nos contou um dia uma estória que nunca mais esqueci. Resumindo a conclusão: Os mestres com toda a sua sabedoria, ganham os combates! Os grandes mestres... evitam-nos! Fluem em sintonia, por onde passam tudo serena.

Graza disse...

Aquela gente é sábia nestas matérias! Tenho pena de estar a passar o prazo para me meter numa dessas!

Ricardo Sardo disse...

Ultimamente tenho notado que o parlamento (nacional) tem piorado em termos de respeito mútuo e elevação, aproximando-se do que temos visto no parlamento madeirense, com os episódios que se conhecem e com o baixo nível que se generalizou como um vírus, o qual ninguém parece escapar. O vírus parece ter, agora, chegado ao Continente...
Como defendo há algum tempo, a nossa política está cada vez pior, os melhores têm fugido para outras áreas ou não querem meter-se nesta lama, os políticos que temos não sao de primeira, nem de segunda, mas de décima quinta e estou a ser amigo...
Quo Vadis Portugal, com estes políticos? Eis a pergunta que todos deveríamos fazer.
Abraço.

**Viver a Alma** disse...

Graza:

Sabe que não costumo comentar este tipo de posts, mas abro uma excepção para citar um "peregrino pacífico" que levou avante os seus intentos e conseguiu....e não interessa aqui, as causas e os efeitos antes ou depois disso. Conseguiu e, ponto!
Por isso e a propósito deste post, há uma frase dele que diz assim:
"no princípio ignoram-te; depois riem-se de ti; a seguir combatem-te. É então aí que os vences!

Conclusão: não ripostar, não actuar. Ignorar e passar adiante!

Abraço
Mariz

Grata pelo comentário deixado. Tem lá a resposta.

"