06 abril 2009

A Suiça e o Segredo

Basta uma pesquisa como esta para ver o que se diz sobre as off shore e o segredo bancário em vigor em países tão respeitáveis como a Suíça. Como se sabe, um dos seus sustentos é aquele negócio de viver com o dinheiro sujo que lhes chega, grande parte desviado de países pobres de todo o Mundo, pela corrupção, pela guerra, pela droga, e ninguém se questiona pelo sangue e pelo sujo que o mancha. Há alguns anos atrás os Suíços respondendo sobre sobre o tema, disseram sem a menor dúvida que não concordavam com a abolição do seu sistema de contas secretas. Pudera!
.
Assim temos vivido, aceitando aqueles sistemas a funcionar, considerando que eram perigosos esquerdistas os que se atreviam a questionar a forma legal de manutenção daqueles paraísos da riqueza. Hoje, parece começar a haver algum pudor e um incómodo de que estejam a fazer parte da nossa história. Vale mais tarde do que nunca. Os Suíços e os países que fechavam os olhos a estas imoralidades vão ter que fazer uma reciclagem aos seus conceitos de ética e vão descobrir outras formas de se governarem na vida. Se não aproveitarmos agora para a mudança, a próxima não será uma crise, será uma catástrofe planetária.

2 comentários:

MS disse...

O segredo bancärio e sö um dos negöcios sem etica. Na suica ainda pior e a producäo de erva (droga) que debaixo da capa do uso para a industria farmaceutica, e tambem vendida directamente para consumo e a menores de 18! Sendo permitido. Quando vivia lä vi um programa de televisäo acerca disso e fiquei estupefacta! Maior falta de etica que essa näo vejo!!! Quando os valores econömicos säo postos ä frente dos morais assim, näo hä palavras! E o pais que conheco que faz mais marketing e publicidade acerca de si pröprio, afinal para depois se revelar assim..ainda bem que näo säo UE! Aliäs esse e um dos motivos pelo qual nunca lhes interessou entrar!

Graza disse...

O teu comentário é também importante porque acrescenta o testemunho de uma realidade no mínimo surpreendente!