03 agosto 2009

A música portuguesa

.
.
A criatividade humana é surpreendente em vários domínios. Quando pensamos que já tudo foi dito ou feito, haverá sempre uma última forma de grande qualidade para nos surpreender. A música não foge à regra e as recuperações de canções portuguesas só têm dignificado o nosso panorama musical pela grande qualidade com que são feitas. Este é o mais recente exemplo, com um excelente arranjo e uma portentosa interpretação. Há já algum tempo que a música portuguesa vem atingindo a maioridade e é tempo de reconhecê-lo. É pena que uma das montras mais visíveis em termos mediáticos seja a do desfile festivaleiro anual. Retiro provisoriamente o som residente para o poder confirmar. Passado o período provisório terá que activar este som e desactivar o residente.
,

2 comentários:

Alexandre de Castro disse...

Caro Grazina:
Felicito-o por ter abordado este tema. A riqueza de um qualquer património cultural também se encontra na potencialidade de ele ser recriado e usufruído.

Graza disse...

É verdade Alexandre, e estas recriações só querem dizer uma coisa: os originais só podiam ser muito bons, caso contrário, não seria possível conseguir as extraordinárias reconfigurações que temos ouvido. O que acontece, é que nos faltou na altura a capacidade técnica para vesti-las de arranjos e sonoridades de nível internacional. Tenho de memória tantas que gosto, mas prefiro ir a uma das mais antigas deste novo ciclo, ouça esta, porque um grupo e um público como estes orgulha-nos em qualquer parte do mundo. Não se esqueça de desligar o som da música residente: http://www.youtube.com/watch?v=E5kdbIfb25I