09 junho 2010

Isto é obra de quem?

Começo a não ter culpa do tema ser recorrente, mas as provocações é que são muitas. Do programa Sociedade Civil, na RTP2, a Fernanda Freitas faz um espaço de debate interessante face à exaustão dos temas já tratados porque é diário, mas não há bela sem se não, e desta vez o tema foi este: "União Ibérica: ficção ou realidade?" O programa tem um blog onde pode interagir-se deixando comentários e era este o texto:

Ó Fernanda Freitas para além do tema até o texto é horroroso e foi redigido por alguém que se denunciou com ele, então: “Ambos os países vêem…”? Ou antes “Ambos os inquiridos vêem…”? É que eu sou português e não vejo nada disso! E porquê a frase: “Mas o que une mais portugueses e espanhóis…”? E não “Mas o que une mais os inquiridos portugueses e espanhóis…” Isto não é tendencioso?!

Aqui, pode ser visto o programa on-line a partir de amanhã dia 10 de Junho. É preocupante esta “agenda” que alguém está a fazer passar nos media com impunidade, porque não vejo intervir uma Instituição nacional que vele pela nossa independência! Ou não há? Tanto quanto parece, do lado de Espanha a origem está em Salamanca, e do lado de cá parece haver um cheiro a sociedade secreta. Mas será? Atentem agora no último parágrafo do blog: (…) Que cedências seriam feitas? Que língua se aprenderia na escola? (…) Já chegamos a este patamar! Uma riqueza, não é? Até custa crer que Saramago ande acompanhado desta gente. Mas anda! Segundo os artífices da “sondagem” Barómetro Hispano-Luso, (!!!) a uma taxa de crescimento de 5,6% ao ano, dentro de 9 anos todos os portugueses querem a união. Ora porra – que eu sou alentejano e lá não é asneira - só perguntaram aos descendentes do Vasconcelos? Uma União Anti Qualquer Coisa ou de Caça, precisa-se urgente!

Sem comentários: