21 setembro 2010

Uma questão cigana

Ouça no link do texto, clicando depois o botão de áudio, esta conversa no programa da Antena 2, “Um certo Olhar”, particularmente o que diz Maria João Seixas a partir do minuto 7,30 até ao minuto 10,30 mas também o resto dos residentes do programa. O pior que se pode fazer para resolver esta questão é tratá-la como uma questão xenófoba. Também acho que há por aí muita gente agarrada ao discurso do politicamente correcto. Ouça:

“(...) E não é uma questão de xenofobia exclusivamente... Mas é a impunidade que o medo da violência de resposta de algumas comunidades ciganas nos centros urbanos portugueses, é a impunidade com que eles podem fazer isso, porque se tem medo de reagir, a mim, incomoda-me, não vejo razão para serem tratados de uma maneira mais morna do que eu se fizesse a mesma coisa (...)” Também a mim me incomoda Maria João e também não vejo por que razão isso seja feito á margem das condições que eu próprio tenho que cumprir.

O resto da conversa que por aí ouvimos é em muitos casos o discurso da hipocrisia.

Sem comentários: