14 outubro 2011

"O Silva das vacas"

A propósito de Grandes Pensadores Portugueses, deixo aqui parte de um dos melhores textos que li sobre Cavaco Silva. Leia o resto no Facebook do Jornal de Barcelos, é um texto de Luís Manuel Cunha:

"A vaca, tal como alguns homens, tem quatro patas, duas à frente, duas atrás, duas à direita e duas à esquerda. A vaca é um animal cercado de pêlos por todos os lados, ao contrário da península que só não é cercada por um. O rabo da vaca não lhe serve para extrair o leite, mas para enxotar as moscas e espalhar a bosta. Na cabeça, a vaca tem dois cornos pequenos e lá dentro tem mioleira, que o meu pai diz que faz muito bem à inteligência e, por não comer mioleira, é que o padre é burro como um tamanco. Diz o meu pai e eu concordo, porque, na doutrina, me obriga a saber umas merdas de que não percebo nada como as bem-aventuranças. A vaca dá leite por fora e carne por dentro, embora agora as vacas já não façam tanta falta, porque foi descoberto o leite em pó. A vaca é um animal triste todo o ano, excepto no dia em que vai ao boi, disse-me o pai do Valdemar "pauzinho", que é dono do boi onde vão todas as vacas da freguesia. Um dia perguntei ao meu pai o que era isso da vaca ir ao boi e levei logo um estalo no focinho. O meu pai também diz que a mulher do regedor é uma vaca e eu também não entendi. Mas, escarmentado, já nem lhe perguntei se ela também ia ao boi."

2 comentários:

Ricardo Sardo disse...

Considero que este "episódio" das vacas felizes conjugado com o das falsas escutas (inventona de Belém) diz tudo sobre o carácter e a mentalidade daquele que dizem ser o presidente. E com um presidente assim, um governo incompetente, que apenas sabe ajudar os amigos, já ricos (em detrimento dos pobre) e uma oposição inexistente, temos tudo para deixar de existir como país. E com a economia em estado vegetativo, ou em coma, dificilmente vejo como dar a volta por cima com estes políticos de trampa. E a médio prazo tudo o que temos deixa de ser nosso, pois temos que vender para pagar aos nossos credores, que enchem os bolsos, já cheios de outros "créditos", à nossa custa. Enfim... um futuro negro é o que nos espera e não há optimismo, por muitos desmesurado que seja, que me negue este cenário.
Abraço.

Graza disse...

Somos o país que somos quando temos este homem como o nosso mais alto representante e temos no Conselho de Estado outro como Jardim.