08 dezembro 2012

Projeto Ulisses, Ulysses Project: uma esperança?

  (2 x Reeditado)
Acabo de tomar conhecimento agora mesmo deste projeto. Ia sair mas voltei para deixar aqui nota e pedir-vos que me sigam na proposta que vos faço.

Não olhem para ele com o vosso filtro político, de outra forma acabam por inquinar a vossa adesão à causa, ou porque não é um dos vossos gurus políticos que o lidera, ou porque não gostam de alguém que vejam ter nele mais protagonismo.
.

É bom que diga como tomei conhecimento. Acabo de ouvir uma excelente entrevista de Rui Tavares na TSF, para a qual espero poder colocar aqui link para audição, e fez-se um clik com o que ouvi: este projeto vem preencher uma lacuna que existia, e era cada vez mais sentida na resposta coletiva que as periferias europeias não davam.
.

O interessante da iniciativa é que parte da falta de respostas do sistema político partidário atual a nível europeu, mas não exige que cada um abdique das suas convicções, trabalha numa plataforma de entendimento diferente que só iremos entender se quisermos ler e ouvir a explicação do projeto.
.

Para já irei estar amanhã na Sociedade Portuguesa de Geografia, a partir da 15h30, e ou muito me engano ou valerá a pena estar antes para se conseguir lugar. Ficam os links para saberem do que se trata. Mas uma coisa vou pedir: o empenhamento na divulgação futura, porque é de uma onda de entusiasmo que precisamos para a sua divulgação.
.

Serei o primeiro a vir aqui um dia dizer-vos se achar que o projeto não correspondeu ao que pensava ou se ele seguir caminhos não compatíveis com a esperança com que aderi..



1ª Reedição: Programa da Conferência 

2ª Reedição: Não consegui da TSF o extrato da entrevista a Rui Tavares com a explicação do Projeto Ulisses, mas nesta entrevista que deu num Hangout IOL sobre a apresentação do seu livro “A ironia do projeto europeu” está a base sobre que assenta o Ulisses. A entrevista acaba sem que ele o explique, mas isso podemos ouvir logo na Sociedade de Geografia. A entrevista está aqui na página IOL e o vídeo em baixo.


(…)” Nesta linha, Rui Tavares apresenta este domingo, na Sociedade de Geografia de Lisboa (entre as 15:30 e as 20:00), o «Projeto Ulisses». Trata-se de «uma rede, um movimento e um modelo de desenvolvimento para os países periféricos e do sul, os denominados PIGS». O nome vem do herói grego, que teve dez anos de guerra e precisou de dez anos para regressar a casa: «Tal como Ulisses, dez anos para relançar a União Europeia». Ulisses é também o nome da obra seminal do irlandês James Joyce.


«A ideia principal que sustenta o Projeto Ulisses é a de corrigir as assimetrias estruturais da zona euro, resolver as falhas das administrações públicas locais, reacionalizar a alocação de recursos públicos e privados, enfatizar a necessidade de mudança do modelo económico e de Estado, e melhorar e ampliar o sistema de assistência social e as formas em que os bens e serviços são produzidos, consumidos e distribuídos entre os membros da sociedade», refere.”



Sem comentários: