09 janeiro 2013

Segurança Social: Erro ou Roubo?…



Os portugueses têm algum défice em leitura económica e financeira, não por sua culpa, mas porque esta é uma área que tradicionalmente a nossa imprensa nunca cobriu devidamente. Basta comparar a nossa banca de jornais com a grande imprensa de outros países e vemos como impera o espalhafato e a cultura tablóide. Aprenderam mais os portugueses com esta crise, do que em muitas décadas de pouca leitura sobre a matéria. Mas porque não basta a leitura acrítica, resta saber se aprenderam o que deviam com o choque da realidade que atravessamos, ou se dominam apenas a informação que o sistema vai difundindo através dos gurus em uso.

Vem isto a propósito, de sabermos que impacto terá à entrevista que Raquel Varela deu ao Económico TV, onde revelou verbas estranhas descobertas numa investigação feita pelo Dr. Renato Guedes, a um relatório do INE, fonte Eurostat, sobre o historial das verbas entre 2002 e 2010 na área da Proteção Social. É que há uma enorme discrepância nos números de 2008 para 2009, de 8,6 milhões em 2008, para 1632,3 milhões em 2009 (!...). Foi erro ou mascambice? Mas se foi erro, não faltará verba noutro grupo de contas? Ouçam a entrevista e consultem o mapa neste post de Renato Teixeira, no 5dias.net: “Engenharia financeira, roubo ou incompetência. Em que é que ficamos Teixeira dos Santos e Vítor Gasp”.

A ser verdade, é preciso saber quem, quando e como pode explicar ao que correspondem a enormidade daqueles desvios, face à média verificada anteriormente, não bastando virem dizer-nos que a proteção social está em risco porque os números são maus, é preciso antes de mais que os números correspondam a coisas que aconteceram efetivamente e não porque lhes dá jeito que lá estejam. Não é por ser erro que deixa de ser grave, tão grave como a resposta que o Dr. Renato Guedes obteve. Esclarecimento urgente aguarda-se.

1 comentário:

Graza disse...

A entrada no link para o 5dias.net, vai dar acesso a um mapa que está a lançar alguma perplexidade pelas diferenças nos valores a partir de 2008. Posso confirmar que estão corretos, quanto à primeira coluna a única que analisei. Podem também comprovar de tiverem dúvidas na página da OCDE:

http://stats.oecd.org/Index.aspx?DatasetCode=SNA_TABLE11#

FONTE: OCDE StatExtrats