05 julho 2013

Dilma “quer” que Portugal…ou



“Exige pronta explicação e correspondentes escusas por parte dos países envolvidos nesta provocação"?





Também teria que dizer agora a Dilma Roussef, que enquanto português, não lhe admitia que dissesse que “quer que o governo português peça desculpa ao governo boliviano” Por uma razão muito simples: governo nenhum pode dizer a outro que “quer”, salvo se num contexto de guerra. Somos nós os portugueses que temos que dizer ao governo português o que queremos, não um governo estrangeiro, porque isso é ingerência, e Dilma também não aceitaria que ninguém se intrometesse nos assuntos do seu país.

Sucede que a coisa não tem essa gravidade porque Dilma não disse que “quer”, Dilma: “exigiu um pedido de desculpas por parte dos países envolvidos”, mas a canalhada que escreve os rodapés nos nossas canais de televisão, ou não sabe ver a diferença ou fê-lo de má fé. Mas como estamos num país de absurdos ninguém vai perceber naquela estação de televisão a asneira que foi escrita e o disparate continua indiferente à simulação e/ou hipotético agravamento de incidentes diplomáticos.

4 comentários:

Nalita disse...

Parabéns, Graza! Argumentação muito bem urdida: nem aceitamos a subserviência do nosso país face aos interesses americanos, nem aceitamos ingerência de um governo estrangeiro, mesmo que de um "país irmão", ao ponto de exigir do Governo da República Portuguesa um pedido de desculpas a um país terceiro. Para além da arrogância perante Portugal, Dilma Roussef demonstrou também um paternalismo sobranceiro e arrogante face à Bolívia.

pindérico disse...

Muito bem.
A coerência nem sempre é cómoda, ou melhor, quase nunca é cómoda!

Graza disse...

Obrigado Nália. Sabes? Ando com saudade de abrir as notícias sem dar com os absurdos que caracterizam o país nos últimos tempos. Muitos perpetuam-se devido à nossa indiferença: vemos, ouvimos e lemos e decidimos não reagir, é assim como se achássemos uma fatalidade, e pronto.

Graza disse...

É isso Pindérico. Nunca é cómoda, mas é a que nos mantém verticais.
É bom sabê-lo ativo. :)