02 março 2005

CORAGEM DE POLTRONA.

Acabo de ouvir numa entrevista o ex-Bastionário da Ordem dos Advogados, dizer sobre o ex-Governo de Arnaud/Santada que demonstrou “coragem”.
Que demonstrou coragem por várias medidas tomadas, entre elas a Lei da Rendas, a famosa “Lei Arnaud”.
Não é novidade este tipo de declarações vindas desta área. Neste caso, presumo que por convicção e solidariedade neo-liberal que quer queiram quer não, é uma matriz de centrifugação social. Mas noutros, em que o afã era tão grande, permitam-nos a dúvida: haveriam interesses de outra ordem.
Fazer uma coisa boa, ser altruísta, dá concerteza alguma paz de espírito. Mas ao contrário, havia na confecção e apresentação desta lei demasiado nervoso no ar. Notava-se nas poucas intervenções públicas que aconteceram. Não se apercebeu disto quem esteve por fora neste processo, porque como já dissemos noutro local há apatias na nossa sociedade que confrontadas com a reacção a interesses que não são os seus, acabam por sobressair como egoísmos naturais.
Agora, o que me tem espantado é o argumento dos correligionários e dos fazedores oficiais de opinião, por que os há e bem pagos, quais Goebbels da comunicação social que insistem na tecla da “coragem”, quando falam nesta iniciativa. Coragem é a melhor palavra que encontram para branquear a forma como tudo foi feito, é que para o Povo esta palavra tem raízes, daí a aptência para o seu uso e abuso e abastardamento. Sempre que se atribui a um acto o grau de corajoso, eliminam-se logo de uma vez uma série de graduações na sua classificação. É assim como a tradicional negociação nos nossos vizinhos do Magreb: há que começar por cima para dar direito ao chá.
Coragem?!...
Coragem é bravura! Coragem é valentia! Coragem é desassombro!
Coragem é esquecer o medo, não se lembrar de si. Coragem, é Che Guevara e Madre Tereza, Mandela ou Xanana. Coragem é um Forcado de peito aberto. É o lado bom da Força!
Coragem é precisamente o contrário disso: praticar Coragem em poltona de gabinete!
Coragem é o contrário disso!...

Sem comentários: