12 maio 2005

SOBREROS ABAXO!...ATÃ VÁ!...

Houve agricultores que pagaram pela imprudência de ter derrubado uma ou duas arvores que não podiam. Devem sentir-se agora os mais injustiçados deste país. Ali para Benavente já cairam uns milhares de sobreiros. Provavelmente ninguém vai ser culpado.

Tenho medo por este país.

Não pelos seus meliantes ou malandros, crápulas, canalhas, batoteiros, bandidos, pulhas ou patifas. Não é desta gente merdosa que o país deve ter medo. O que verdadeiramente me apavora como cidadão é ver que ninguém percebeu ainda que a doença não está no mal, mas na cura. Gente má, sempre houve em todos os tempos e o povo arranja os seus antídotos e lá lhes vai sobrevivendo.

Para o que o povo não está preparado é para a traição da classe pela qual se deixa defender. Entrega há muito a doutos senhores o seu destino. Dispensa-lhes mordomias que lhes inquinam as almas e amolecem o cérebro, usam dermocracia e fedem a burocracia, chafurdam num lamaçal de regras que vomitaram e chamam justiça. O seu conceito do homem só cabe em frases ocas de discurso oficial em dias de tédios comemorativos. Nem precisam de conluiar nos segredosos corredores das suas corporações, porque, nada atacará o statu quo que nos venderam como a salvação das almas.

São estes senhores, também de colarinho branco que me defendem que me apavoram. Porque o país vai ficando exangue e exausto. São estes senhores que fazem as leis que não sabem fazer, a que só nos obrigam a nós. Uma sociedade, uma cultura ou uma língua que não se regenera, morre. Temos no nosso país, enquistamentos, partes que não se regeneraram, zonas mortas. A questão a saber, é como pode uma sociedade sobreviver em permanente esforço de crescimento, arrastando sistemas corporativos que não se deixam tratar e nos sugam forças vitais do nosso desenvolvimento.

Mestre Almada dizia:

PORTUGAL QUE COM TODOS ESTES SENHORES CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO DE PAIZ MAIS ATRAZADO DA EUROPA E DE TODO O MUNDO ! O PAÍZ MAIS SELVAGEM DE TODAS AS ÀFRICAS ! O EXÍLIO DOS DEGREDADOS E DOS INDIFFERENTES ! A ÀFRICA RECLUSA DOS EUROPEUS ! O ENTULHO DAS DESVANTAGENS E DOS SOBEJOS ! PORTUGAL INTEIRO HÁ-DE ABRIR OS OLHOS UM DIA – SE É QUE A SUA CEGUEIRA NÃO É INCURÁVEL E ENTÃO GRITARÁ COMMIGO, A MEU LADO, A NECESSIDADE QUE PORTUGAL TEM DE SER QUALQUER COISA DE ASSEIADO !

Sem comentários: