11 fevereiro 2006

Liberdades de Expressão

Estas expressões retiradas dos posts originais podem ficar descontextualizadas, aconselho a leitura integral.

Estaremos proventura em vias de ser invadidos por um exército islâmico poderosamente armado?
Se não, para que é todo este banzé? Quem anda a orquestrar esta espiral de ódio?

timshel

Ao longo do dia de hoje vou continuar a recolher os nomes daqueles que, nos termos em que o comunicado
foi redigido, entendem que Diogo Freitas do Amaral não expressa a sua posição.
Bloguitica

A liberdade não é um fim em si. Lamento. É um meio indispensável - mas não absoluto - para um fim.
Pode e deve ser limitada à prossecução desse fim. Não pode e não deve ser invocada como valor absoluto se isso limita a boa prossecução de outros meios para o mesmo fim
Lida Insana

O que nos levou a procura da felicidade em terra e nesta vida. O que produziu, no fim, o resultado que de todas as diferenças entre a nossa e a civilização islâmica é a principal fonte da sua inveja e do seu ressentimento: O nosso progresso.
quase em português


Qualquer “democracia” é abalada quando a liberdade de expressão é coarctada. Impedir os nazis de se aglutinarem em torno de um partido convencional é nóxio para a “democracia”, embora compreensível. O facto de existirem limites no recurso à palavra reflecte o temor provocado pela vulnerabilidade intelectual das massas, as quais podem ser contaminadas pela dicotomia redutora e sedutora.
Estranho Estrangeiro

Tudo isto cheira a xenofobia, por um lado, e ao aproveitamento habitual dos extremistas, por outro. Em tudo isto falta bom-senso. Tudo isto, assim que passar de moda (daqui a três ou quatro dias, caso não venha aí uma cena macabra) dará lugar a outra tontice qualquer que alguém resolva atirar para a opinião pública.
Entretanto por cá tudo bem. Acabou a fome no mundo, a justiça já funciona, os aliados continuam a democratizar o Iraque, o Irão continua a produzir nuclear, a Sida continua sem solução, etc.
E por aqui continuo sem sentir beliscada a minha liberdade de expressão
(como se comprova por este texto).
Tugir em portugês

Ou, como dizia no El País Juan Goytisolo citando o Financial Times "A liberdade de expressão não inclui o direito de gritar 'fogo' num teatro a abarrotar." Ou sim?
Ana Sá Lopes – DN

2 comentários:

timshel disse...

amigo grza

esqueceste-te de outros com tiradas portentosas e tonitruantes, os novos mártires da liberdade:

o abrupto, o canhoto, toda a direita neoliberal (blogosférica e não blogoesférica), os diversos escribas do Expresso

e aposto que o professor Martelo esta noite também vai dar o seu pézinho de dança e espetra mais umas farpas ao governo em apoio ao seu delfim

Graza disse...

Timshel
A escolha foi quase aleatórea e esta blogos tem tanto que não se consegue ler mesmo aquilo que se quer, quanto mais o que se dispensa. Não perco tempo com mediáticos fazedores de opinião porque esses já lhes adivinho as entrelinhas do pensamento. O maior prazer tiro, e isso foi a enorme revelação deste espaço, de gente comum que escreve e pensa direito.