14 junho 2006

As Doenças dos Pombos - II


A Câmara Municipal de Lisboa é impotente para resolver o problema da proliferação de pombos na cidade. Têm que declará-lo. De outra forma o cidadão está a ser enganado por omissão da gravidade do problema.

Se os pombos estivessem como outrora apenas confinados ás praças da cidade, resultaria a política actual de lhes dar os anticoncepcionais caríssimos com que a Câmara os mima. Assim não resulta. Dizem que fazem capturas! Se as fazem nunca as vi, não chegam e aqui na minha zona não é. Talvez seja na Praça do Municipio e no Terreiro do Paço. Só não vê quem andar distraído. Entretanto, alguém vai esfregando as mãos com este negócio de dar milho aos pombos. Cada vez me sinto mais rodeado destas aves pestilentas e poluidoras. Felizmente morreram agora mais uns quantos borrachos afogados nas floreiras vazias do prédio do lado, mas vão lá ficar a criar bicho e varejeiras. Lisboa é já referida no Brasil devido a esta perfomance. Uma das provas do abandono de uma política de controlo também pode ser encontrada no site da CML, em que esta última notícia data já de 2003...


Um dia destes, um amigo saíu de casa e apareceu com uma pistola de pressão de ar para fazer justiça pelas próprias mãos. Uma família não consegue vender a casa que habita para fugir aos pombos, porque invadiram o andar ao lado e ninguém quer vizinhos destes. É o desespero a tomar conta das pessoas. Os protectores destas aves terão assim tanto poder neste país? Haverá algum lobby das protectoras dos animais?

Pode ser que nos corredores da Câmara se desconheça a gravidade! Poupo-lhes a pesquisa, aqui está a papinha:

- Quand les pigeons portent la mort – Nouvelles CSN.
- Pigeons – tameside.gov.uk
- Pigeon diseases and pests – essortement.
- Lista de Doenças – Carlos Fonseca
- Os Piolhos e a Maternidade – Jornal Público.
- Pombos: a nova praga das metrópoles – Universidade de Pernambuco.
- Pombos também podem transmitir a gripe aviária - Itapetininga.
- Controlo Preventivo de Pombos – Câmara de Loures.
- Bonitinhos e Perigosos – São Paulo.
- Pombos e Doenças – Confederação de Criadores de Aves do Brasil.
- Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias.
- Bio Saúde – Brasil.
- Sábio – São Paulo.

Sem comentários: