07 outubro 2006

A função de professor?!

"... Acresce que, em Portugal, a escola se tornou, sem meios humanos e materiais para tal, um espaço multifuncional: aulas, dinamização social e cultural, apoio social, despiste de casos de diversas disfunções, acolhimento multiétnico, integração do indivíduo na sociedade, ocupação de tempos livres, ... Relegando um discurdo de vitimização, é pertinente clarificar e fundamentar a amplitude da função de professor na actualidade."

Extrato do artigo, "E se, porventura, o ME tivesse razão?", do Prof. João V. Faria, da Revista Pontosnosii, de Outubro.

Deveríamos estar um pouco menos pessimísta quanto à resolução dos problemas da Educação e Ensino, porque não me parece que alguma vez o assunto tenha sido tão debatido na praça pública como agora. Pode ser, infelizmente, por termos tocado no fundo, mas esse não é sempre o ponto de partida de qualquer reviralho?

O debate está a fazer-se todos os dias, e é agenda embora nem sempre pelos melhores motivos. Nasceu uma revista que lhe é inteiramente dedicada, que procura ouvir os melhores especialistas, a comunicação social escrita apoia como nunca, a questão entra-nos em casa todos os dias e o que é importante é que o assunto esteja a sair dos muros da escola, para depuração. Espera-se que lá volte e aí, com serenidade, sem arrogâncias e ambiguidades, todos possam e saibam dar o seu melhor contributo para a mais digna tarefa que uma nação tem: a Educação e o Ensino.


Sem comentários: