04 março 2007

O Riso e o Siso

Como sublinha o Friedrich aqui em: Razões para Sorrir, é inteiramente verdade que é muita sorte termos à nossa volta pessoas bem dispostas que nos façam sorrir. Uma vida emparedada entre macambúzios e trombalazanas atinados de siso, é um calvário, porque mal de nós quando também não temos a capacidade de rir de nós próprios. Sempre trabalhei com pessoas bem dispostas, mas havia uma que juntava à boa disposição exterior, o sorriso franco e saudável de uma pessoa feliz, por dentro. De tal forma nos passava essa corrente boa sem se aperceber, que também nós só o sentimos nas lágrimas que vi no dia em que foi embora.

Quanto mais o riso e o sorriso não forem programados, mais eles serão uma atitude fundamental para nós e para a sociedade. Quantos desencontros não riscamos já na nossa vida, por uma caraça que evitávamos se o tempo corresse para trás?

Aos adeptos do riso seráfico socialmente controlado e às elitistas posturas sociais que remetem o riso para o território dos tolos e pobres de espírito, por mim repito, rio sem medo e detesto o calculismo dos que tendo medo do ridiculo se escondem, para se anularem depois na observação dos outros.

Sem comentários: