19 agosto 2007

Nem os bichos gostam!

Se os Transgénicos ao ar livre são estéreis, isto é, não produzem semente, quem passa a ser o detentor da semente alimentar da humanidade? Já se interrogou sobre isto? Não acha preocupante?Antes de condenar seja o que for nesta postura anti-transgénica, porque não se informa e não a debate com os seus? A minha pesquisa encontrou estas duas posições que considero relevantes sobre a forma como cada grupo vê a questão. São recortes dos textos, leia o resto e tire conclusões.
Um exemplo clássico é a incorporação artificial de genes para resistência a herbicidas, que leva a uma maior exposição do solo a fatores de erosão, poluição de alimentos e do ambiente, pelo simples objetivo de controlar os mercados de sementes e agroquímicos, explorando o comodismo de empresários agrícolas que só se preocupam em minimizar custos operacionais....”
“... Do ponto de vista agroecológico, o grande dano que a difusão de transgênicos traz para a biodiversidade é que, de forma semelhante aos híbridos - mas com potencial daninho muito superior, é o abandono pelos agricultores e instituições, das variedades, cultivares, raças e ecotipos tradicionais regionalmente adaptados por séculos de seleção, cujos genes, clones e sementes já foram em muitos casos estrategicamente patenteados ou colecionados nos bancos de germoplasma das mesmas empresas transnacionais proprietárias de transgênicos (Mooney, 1987; Koechlin et al., 2003). Um exemplo extremo desses objetivos monopolistas é o gene terminator que promove a produção de sementes estéreis tornando obrigatória a dependência do agricultor pela compra de sementes. A disseminação aleatória de genes do tipo terminator constitui a maior ameaça potencial à biodiversidade jamais provocada pelo homem....”
.

Sem comentários: