11 outubro 2008

DOC Lisboa

Está aí outra vez em Lisboa a sexta edição do Festival Internacional do Filme Documental. São mais de 150 filmes que fugindo à lógica do circuito comercial trazem grandes obras baseadas no testemunho ou na pesquisa dos factos. Só o descobri o ano passado, mas veio para ficar. Sejam rápidos se querem ter bilhete. Por mim vou estar numa maratona de dois a três filmes por dia.
.
Podemos ver debatidas questões como esta do filme em que aposto: The World According to Monsanto, de Marie-Monique Robin, 108´ França-Canadá-Alemanha 2008.
.
"Implantada em mais de quarenta países à volta do globo, a Monsanto tornou-se a líder mundial dos OGM (Organismos Geneticamente Transformados, também conhecidos como Transgénicos) e uma das mais controversas empresas da história. Partindo de documentos inéditos e dos testemunhos surpreendentes de algumas vítimas, políticos e cientistas, este documentário reconstitui a ascensão de um verdadeiro império económico. A autora revela as estratégias obscuras das multinacionais para mudar as leis nos Estados Unidos – o que permite finalmente camuflar a verdade sobre os efeitos dos transgénicos nos seres humanos."
.

Sem comentários: