17 outubro 2008

Os Contentores em Alcântara

(Reeditado para inclusão de link de audição)
Os Lisboetas andam mais preocupados com as ondas de choque da crise financeira do que com negociações herméticas sobre o futuro da cidade, mas elas vão penalisar mais do que o problema dos buracos que os atormentam hoje. Só uma percentagem diminuta se está a aperceber do enfeudamento que a renegociação do contrato da exploração do terminal de contentores em Alcântara, vai originar. Para além das dúvidas sobre a forma como tudo se está a passar, segundo as notícias dos links:

PSD acusa Governo de favorecer empresa da Mota-Engil com concessão ilegal.
O Governo e Jorge Coelho.
Secretária de Estado defende negócio com Liscont.
PSD acusa Governo de beneficiar empresa da Mota-Engil.
Liscont e APL assinam contrato para alargar concessão.
Cidadãos por Lisboa.

será também mais uma machadada nas aspirações dos lisboetas quanto ao usufruto das margem do Tejo, a tal Zona Ribeirinha. O Governo poderá estar a atascar a Câmara de Lisboa e os lisboetas ao assinar este contrato, e mais, se tiverem de haver indemnizações milionárias, devido ao repensar de toda a estratégia para a margem que obriguem ao cancelamento do contrato. E é agora que cabe perguntar: quem vai preso se isso acontecer? Ninguém como de costume. É que estamos fartos de assistir a esta espécie de negócio paralelo que são as indemnizações por quebras de contrato. Uma coisa é certa, serão Lisboa e os lisboetas que perderão com as coisas feitas desta maneira. Não me custa desta vez concordar com o PSD, perante tanta dúvida porque não cede o Governo e torna as coisas transparentes? Helena Roseta disse ontem, atónita na SIC, que já não sabe o que pode fazer mais. Foi desta forma, ouça AQUI.
.

2 comentários:

uivomania disse...

O "Porto de Lisboa", sempre fez o que bem lhe deu na gana. ...A começar pela extensão absurda de que se tem vindo a apropriar!
Cobra o que entende, paga o que entende quando entende, distribui concessões a quem bem entende e, não tem havido auditoria que possa repôr um pingo de verdade nas contas mais que escandalosas que entende apresentar, sem que as finanças o belisque.
Os Lisboetas, os Portugueses, têm convivido pacatamente com o "Porto de Lisboa" e, atendendo a esta propensão para a pacatez, o "Porto de Lisboa", vai poder continuar a fazer, o que bem lhe der na gana.

Graza disse...

Levanta questões muito sérias e pertinentes neste momento decisivo para o porto de Lisboa. De facto, o porto enquanto uma entidade fiscal e juridica é qualquer coisa de que pouco ou nada sabemos. Importaria saber porquê...

Mas já há Petição on Line:
http://www.gopetition.com/online/22835.html