23 novembro 2008

Defender um Hospital Pediátrico

Já aqui vos pedi adesão à causa pela defesa do Hospital de Dona Estefânia. Volto com a questão por não ser assunto encerrado, dado que o Estado optou mesmo pela extinção do Hospital. As nossas crianças podem assim ter que vir a partilhar com os adultos o novo Hospital de Todos os Santos, a construir em Chelas, em vez de se criar junto a ele um dedicado a cuidados pediátricos cujos inconvenientes podem ver tratados na convocação dos profissionais da Plataforma Cívica, para o Fórum no dia 27 de Novembro, às 12H00, na Sala de Conferências do H.D.E., ou aqui.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Hospital D. Estefânia é uma referência da medicina pediátrica, em Portugal. Por outro lado, é mais um hospital que sai do centro de Lisboa, tal como os restantes, que fazem parte do Centro Hospitalar de Lisboa (S. José, Capuchos, Desterro e Santa Marta), actuando-se assim à revelia do movimento ascencional de fixação de casais jovens na cidade de Lisboa e ao retorno de outros, que residiam na periferia.
Ao ser integrado num grande hospital geral, como será o Hospital de Todos os Santos, o Hospital D. Estefânia, diluindo-se naquele universo, vai perder a sua identidade e perder a sua cultura institucional, alavancas que, ao longo do tempo, alicerçaram a sua elevada qualidade como unidade hospitalar pediátrica de fim de linha.

Graza disse...

Pois é Alexandre, vamos ver se o Oncologia não acaba também por ir para Oeiras! E o Júlio de Matos? Não foi também já uma tentação no tempo de Leonor Beleza?

Mais uma vez a tentação das mais valias através do famigerado Imobiliário, o tal que ajudou a encrencar isto tudo.

Mas há sectores sem capacidade de movimentação e este conta apenas com a preocupação daqueles profissionais, o que é manifestamente pouco. É isso que me impele a tentar ajudar a passar a mensagem.