21 novembro 2008

Qual é a função do professor?

(Reeditado por inclusão de Nota)
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Tomar uma posição sobre a avaliação dos professores, não sendo professor, seria meter a foice em seara alheia com a possibilidade de o fazer de forma errada. Se o fizesse com base no que ouço, não seria mais do que debitar uns bitaites sobre alguma coisa que ouvi e nessas circunstâncias corria o tal risco de estar apenas a achar que. Prefiro assim escrever sobre o entendimento que tenho disto, balizado em percepções que tinha anteriores a este braço de ferro.

Devo confessar que depois das refregas para consolidação de Abril, algumas lutas me desiludiram, dando por mim muitas vezes quase levado para a defesa de corporativismos que abomino, por serem o contrário daquilo em que acredito. Tornei-me então mais cauteloso. Mas o que já escrevi sobre os Professores e o Ensino não deixam dúvidas e atestam a importância que atribuo à dignificação da sua carreira, sem a qual não me parece que venhamos a ter os tais grandes professores que nos ensinaram e respeitamos. Essa grande mudança, é também um processo doloroso para os professores mas parece que deve ser feita, e também por eles. Por aqui se vê que não vai ser fácil, porque serão também as relações pessoais a estar em risco.

Um dos problemas com que os professores se debatem, dizem-me, tem a ver com a panóplia das suas funções. É curioso, mas este blog está em posição de confirmar que isso é verdade. Experimente pesquisar no Google a frase: qual a função do professor. É isso, vem parar ao Arroios. Esta frase é a mais pesquisada no acumulado do Sitemeter deste blog, o que nos diz que há muita gente com dúvidas sobre o que deve ser a Função do Professor. Se assim é, há qualquer coisa por esclarecer e talvez os professores tenham a sua razão. Faça lá a pesquisa, Senhora Ministra!
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Nota: Algures neste blog, iniciei um post com esta introdução: "... Acresce que, em Portugal, a escola se tornou, sem meios humanos e materiais para tal, um espaço multifuncional: aulas, dinamização social e cultural, apoio social, despiste de casos de diversas disfunções, acolhimento multiétnico, integração do indivíduo na sociedade, ocupação de tempos livres, ... Relegando um discurdo de vitimização, é pertinente clarificar e fundamentar a amplitude da função de professor na actualidade."
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Extrato do artigo, "E se, porventura, o ME tivesse razão?", do Prof. João V. Faria, da Revista Pontosnosii, de Outubro 2006.
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4 comentários:

uivomania disse...

Esquecer uma série de factores transversais ao sistema educativo e, pretender levar a efeito a reforma do ensino, com a avaliação dos professores... é muito fraquinho!
Está em causa, todo um modelo de ser e estar que tem vindo a ser construído e que, pelos vistos, convêm que seja reformado.
Depositar nos ombros dos professores essa responsabilidade é, um bocadinho hipócrita.

Graza disse...

Entre aqueles que estão por fora neste processo, há de tudo, desde os indefectíveis na defesa dos professores, até aos que acham que os professores só têm que cumprir a sua obrigação que é ensinar os filhos que é para isso que estão pagos, e outros (não sei se tão poucos quanto isso) que acham que os professores só lá vão à chapada. Mas haverá por certo um meio termo.

A falta de sucesso nas taxas do nosso sistema de ensino, são concerteza também o reflexo de ter sido este próprio sistema a gerar os professores que o alimenta, donde, não é descabido dizer que algumas das deficiências também passam por aqui. E também porque não consta que o recrutamento de professores esteja a ser feito com prioridade aos que mostram vocação, pelo contrário, tem sido um recurso de emprego por dificuldades no acesso às primeiras escolhas de profissão. Mas concordo que é muito curto pensar que se reforma o ensino avaliando apenas os professores.

Recebi hoje um email com Os Objectivos Individuais dos professores vindo da Escola Secundária da Cidadela, resultado do tal Artº 9º do Decreto Regulamentar 2/2008, que é uma paranóia de exigências! Mas também aqui se pode dizer que quem faz aquela programação pode também fazer parte das vítimas que este sistema gerou. Qualquer coisa como pescadinha de rabo na boca!...

nona e eu disse...

olá, sou educadora,nao sei se por vocação, talvez nao seja, mais acho que um dos maiores problemas na educaçao vem de uma esfera bem maior, passando pela formaçao do profissional, pelo ambiente sócio histórico cultural em que a criança, lia-se adolescente está inserida, acho que jogar a responsabilidade das mazelas ducaionais em cima do professor, é em demasiado hipócrita.

joaomateus disse...

o problemapoderá tb estar no facto de quem nao pensa como nós poder ser chamado hipócrita...A QUESTAO BASE PODERÁ SER QUE RESULTADOS tem de atingir a escola e que tarefas deverao ser atribuidas ao prof para q os resultados ,quantificados,sejam atingidos?Claro,como em todas as comunidades os resultados terao de ser atingidos de forma eficaz e eficiente.O País exige resultados ,prof sao brilhantes pelo contributo q dao para se atingirem os resultados.