06 março 2009

Afinal a história repete-se!

"In "Chinatown, Africa", Vanguard correspondent Mariana van Zeller travels to Angola to investigate China's rapidly growing presence in Africa. While many welcome China's investment, others see reason for concern. Chinatown, Africa is revealing look at a growing superpower's adventures abroad"

Uma amiga fez chegar-me um email/catástrofe cujo conteudo se pode adivinhar neste primeiro parágrafo: “A crise econômica atual e uma futura guerra civil nos Estados Unidos vão impulsionar a divisão da maior potência do planeta em repúblicas que ficarão sob influência de diversos países. A opinião é do analista russo Igor Panarin, um ex-agente da KGB que atualmente lidera a formação de diplomatas no Ministério das Relações Exteriores, em Moscou. Apesar de improvável, sua tese vem ganhando espaço na mídia russa nas últimas semanas....”

Da forma como tudo é previsto, diria que o ex-agente tem mais perfil de vidente do que analista, mas como tinha visto um dia antes a excelente reportagem de Mariana van Zeller, do link de introdução, fez-me pensar na reconfiguração geo-estratégia mundial em curso, com novas potencias a emergirem, como a China, e resolvi responder-lhe desta forma, complementada com aquele vídeo.

“Não custa nada revermos a história que estudamos porque aí vamos encontrar as respostas. Se atentarmos na ascensão e queda dos maiores e mais bem organizados impérios que a humanidade já viu, facilmente chegamos à conclusão que qualquer império tem um tempo de vida útil. Não é assim difícil de antever que o império americano não vai durar para sempre, porque a dinâmica do seu desenvolvimento pode ter transportado também o germen da sua implosão. Sempre foi assim: nascimento, apogeu e queda, como a vida dos seres à face da Terra. Não tenho dúvidas que um dia isso acontecerá, não sei é quando, e a fragmentação motivada por egoísmos internos pode ser uma das formas. Não esqueça, e já escrevemos sobre isso, é o egoísmo humano o nosso calcanhar de Aquíles. A emergência de outras potências ainda com muito por explorar, a China por exemplo, que consegue por nos confins de Àfrica trabalhadores seus a "ajudar" países africanos por troca de minérios, trabalhando em condições quase infra-humanas, ajuda nesse dequilibrio de poderes. No fundo é a reedição do que os americanos fizeram pelo mundo, noutros moldes, indicando que afinal a história se repete, porque os homens fazem sempre as mesmas asneiras.“
.

9 comentários:

**Viver a Alma** disse...

Salvé Graza

Devagarinho...devagarinho...vc vai chegando lá.
Se lesse alguns livros do Viotr mendanha, perceberia melhor.mas as pessoas só vão sendo informadas pelos media...e por outros out siders...portanto quando começam a informar-se VERDADEIRAMENTE a coisa já está tão bem planeada que são quase apanhados sob o "efeito surpresa"!
Sabe que antes de as situações se plasmarem no terreno há muito que são planeadas noutros planos que não são os do "bem"! - mais a mais, porque estmos no tempo do Kali Yuga - como dizem os Indús.
"Vai daí...prontos!"
Não digo mais nada...porque eu vejo as coisas de forma iferente, mas o que é certo é que se vai tudo (re)compondo infelizmente para mal das populações...não necessito dos media...eles adulteram, subcertem...ou mais alguns sinónimos que querem dizer que a maioria está por conta das "sombras" como convém...
a matéria é o terminus...

Abraço
MAriz

**Viver a Alma** disse...

Voltei aqui para lhe colocar a seguinte questão:
porque razão os media não nos dão conta da situação que este vídeo relata?
porque razão houve tanta publicidade em torno do tal Obama - que quanto a mim é o escolhido para levar o mundo ao que se espera....
eu não me guiei pelo que li...guiei-me apenas pela intuição e pelo que senti quando o vi...e não sou bruxa...nem vidente...nem tenho qualquer "dom" psíquico assim tão apurado...mas juntei 2 mais 2 e deu 22! CALCULE-SE!

Eu prometi a mim mesma não entrar neste tipo de assuntos..prefiro que as pessoas por si, comecem a discernir e sobretudo ligar-se a SI porque é essa a via onde se podem segurar quando as coisas derem a volta!!!
É por isso que o que venho escrevendo serve. Para as pessoas pensarem e sentirem...sentirem...sentirem...é no SENTIR que esta nova Era se afirma!!!
Pronto...já falei demais.
Abraço meu
Mariz

Graza disse...

Cara Mariz, enrredava-me por aqui na escrita para lhe responder, se pretendesse acrescentar um pouco mais ao que disse no post, enveredando por essa via, primeiro, porque sabe que é uma área onde não risco nem arrisco, depois, porque se há matéria onde nunca entrarei em discussão é na que toca às convicões de cada um, porque isso foi uma coisa que sempre respeitei muito.

Mas também sei que não esperava exactamente uma resposta...

Um abraço

**Viver a Alma** disse...

Demais, Graza..demais!

Abraço
Mariz

**Viver a Alma** disse...

Graza
Vou escrever mais um pouquinho porque sinto ficou algo no ar e por isso com pouca consistência.
Vamos lá ver o seguinte:eu estou sempre disponível e de mente aberta para ler/ouvir, outras opiniões - convicções, se quiser - desde que não tentem fazer-me lavagem ao cérebro, porque sempre pensei por cabeça própria. Assim sendo, não imputo responsabilidades a ninguém e escuso-me de colocar coletes de salvação se algum barco se afundar. Por outro lado também pode acontecer que hajam certas situações e/ou pessoas que não me valham a pena e a coisa morre logo ali - e não digo isto pelo facto de ser uma pessoa do sexo masculino...porque se fosse uma mulher teria o mesmo posicionamento.
Mas diga lá se não lhe causa estranheza encontrar-se no vídeo algumas semelhanças para onde se caminha e os media não tocarem no assunto?! Sabe? Conforme os nossos seres internos vêm programados, também as mentes o são...e passa-se muita coisa nos baixos astrais que nem imaginamos. Conclusão: Como sempre fizemos as vontades todas á mente e não á consciência - porque ela é certinha, justa,bondosa, demais para o nosso gosto, porque de facto é bem mais interessante as transgressões, os vícios compulsivos, and so on, então do que é que estamos á espera que aconteça nestes finais dos tempos?
Pode crer quando os media começarem a levantar a ponta do véu - esse 4º poder, que tão bem conheço - é porque vibracionalmente o clarinete já soou! Francamente, estou á espera desse dia, ou seja ficar tudo de tal forma embrulhado que hão-de matar para comer...assim também está escrito.
O que não acontece por enquanto e as psoas embora mal ainda vão vivendo na esperança que os dias melhorem.
Esperança!
Esperança tenho eu que as pessoas abram um pouco mais os olhos e despertem!.

Mudando de assunto, acho-o muito calado...passa-se algo que o incomode?
A propósito...já tinha pensado que nem daria um ar da sua graça no blog - porque aquele meu post não tinha nada de extraordinario, para um "não alinhado". Escrever sobre "solidariedade", mesmo que no sofrimento... - bom...também não conheço outra.
Mas eis que mal despontava o "ocaso" parte do dia que mais gosto...se bem que o amanhecer é bem bonito, mas lá vi umas mensagens mais no "Ajude", até então só a Luna(Multiolhares) me tinha deixado um comentário terno. óscar á espera no blog respectivo e desejava um feliz dia.
Comparativamente a 500oconvites que se faziam quando haviam eventos no Estado, ou nalguma galeria - que também fui assessora duma, não apareciam nem metade.Aqui afinal passa-se o mesmo...e na família também - eu devo ser um caso raro, mesmo! tive a pachorra de ir uma a uma informar...e não sei quantas foram, mas muitas....basta avaliar por quem sigo (?) Lá nos ÓSCARES e chamei-as ao palco..então diverti-me um pouco como se revivesse um pouco a realidade passada.
Mas senti...mesmo! - e sorri.

Mas o outro blog é como diz...é página informativa. Mas se reparar o fundo roda, tem lá a palavra LOVE meia esbatida mas nota-se; e é aí que o blog se vai situar; no amor,na ajuda! Não há melhor amor que esse; desinteressado, sem ciumeiras ou cobranças - que seca! - levei horas a escolher em sites e mais sites...depois não conseguia fixar aquilo..outros ficavam mal...enfim...agora já está.
Agora falta lá colocar a EARTH WATER e a BOLA ECOLÓGICA que substitui o detergente para a máquina de lavar. Basta água e dá 1500lavagems dura cerca de 3 a 5 anos - depois passe a informação á sua mulher. Não cria alergia, não polui o ambiente e dura...dura...dura...como as pilhas "Duracel!

Bom, vim aqui porque o "uivo" qualquer coisa já não deve comentar...depois mando-lhe uma coisa que não gostei de ler...a menos que vc seja mesmo amigo..ou familiar, não sei.

Ah!
A foto azul!
Pareceu-me de repente... uma pintura! - não se isto pode ser um elogio ou não...se não, peço desculpa!
Mas porque o azul, está muito azul...do barco ao mar...rio...
não me diga que vai á pesca naquela barco, também?!
Só faltava isso...
srsrsrs.

Memo:
Bem que podia ter colocado um post com uma escritazinha para nós mulheres...ofereceu alguma prenda á sua...ou é daquelesque não ligam a estas coisas e não quer gastar dinheiro?!
Sei lá...conjecturas de quem não vê, não ouve...tipo macaquinha das virtudes.
Mas caramba...um poema, uma música, uma foto...
Isto porque vc nem deixa os "senhores leitores" respirarem fundo... muda de post como quem muda de t-shirt no verão...eu deixo ficar o post uma semana ou mais, para respirar e preparar outro na calma e visitar outras gentes que gosto.
Vá...
Agora vá beber um pouco de água porque deve estar com a garganta seca de tanto ler (para dentro)!

Até logo
Abraço
Grata uma vez mais pelo comentário no dia da inauguração.
Ah! "um ramito"? Se fosse uma corbeille...de rosas rosa ou côr de chá. - flores campestres coloridas também gosto.

Mariz
Mariz

Graza disse...

Cara Mariz

Olhe é mais uma noite que vou dormir bem porque rir faz-me bem. Você é divertidíssima e se eu me ponho para aqui a falar do vosso Dia Internacional ainda arranjo um trinta e um, você corta virtualmente relações e o que menos quero é perder uma amizade virtual tão recente. Mas olhe seja o que o seu Deus quizer! Não fiz nenhum postesito nem comemorei nem oferec flores, mas ajudo um grupo de amigas e ontem mesmo fiz um post no blog que têm convidando as mulheres aqui para a Alameda. Não sou contra o vosso dia. Sou até a favor dele, mas o que acho é que ele está desfocado. Há infelizmente uma maioria de mulheres no mundo que precisa que todos os dias sejam dias internacionais das mulheres. Todos nós conhecemos isso e sabemos que quando a civilização chegou às nossas sociedades o último elemento a beneficiar disso foi a mulher. Como há ainda tanta sociedade onde a civilização não chegou, podemos imaginar quantas mulheres não precisarão deste dia todos os dias. Mas não sendo eu anti-feminista, sendo um defensor da paridade no tratamento do géneros, é para mim uma espécie de non sense que esta festa se dirija a “estas” mulheres que eu conheço. Porque não vejo nelas a destrinça que mereça a reclamação que fazem e as honras que aceitam. Mas se aceitam como intermediarias, em nome dessa luta enorme que a humanidade tem que travar para tirar das trevas tantas que ainda lá estão, então sim, aceitam bem. Não tenho receio de me pronunciar desta forma porque acrescento já que não tenho dúvidas que encontrará entre os machistas puro sangue uma enorme concordância que a mulher, aquelas que os rodeiam, tenha merecidamente este dia. Pudera!

Não tenha medo do “uivo” qualquer coisa que ele não faz mal a ninguém, é bom rapaz, e também não é familiar ou conhecido, é um amigo virtual como a Mariz.

Agora, minha cara quanto aos baixos astrais e ao 4º poder é mesmo verdade que me enredaria porque é matéria que não tem feito parte das minhas pesquisas ou preocupações. Vivo esta vida certinho, para não fazer aos outros aquilo que não quero que me façam. E “prontos”

Quanto à foto azul, considero elogio se achou que era pintura. Sobre o muito azul, sabe que a máquina tem opções de controlo da nitidez, do contraste e saturação de cor, e a regulação que escolhi deu este efeito. A ideia foi aproveitar o dia de sol calmo para conseguir tonalidade igual no barco e na àgua.

Um abraço

Anónimo disse...

Salvé Graza
Fiquei esclarecidíssimaida, em todos os aspectos que foquei e vc se deu ao trabalho de contrapor ou nem por isso.
Eu gosto do dia da mulher apenas e só, porque é ela que gera vida e é por isso uma privilegiada aos olhos de Deus. Mas também não é menos verdade que também gera más vidas! - sendo por vezes elas próprias uma chatice de vida..mas isso parte das escolhas que se fazem.
Francamente não tenho grande hábito de fazer grande "pompa e circunstância desse dia", porque entendo que mulher ou homem são o mesmo: SERES humanos. E como cada um escolheu com que sexo deveria vir a este mundo - pelas vivências por que já passaram e assim ultrapassar mais algumas coisas inerentes a isso, todos vieram cá com o único propósito: evoluir animicamente, através da matéria(estou absolutamente convicta).
A partir deste (pre)suposto, o facto de ter feito esta pequena homenagem onde me incluo, serviu para louvar o SER de muitas mulheres que aqui dão testemunho de serem boas amigas, criativas, empenhadas no que dão a conhecer aos outros, e de certo - sentindo-as mais de perto - não seriam um fracasso vivo e a côres, se houvesse convivência no terreno - assim só pelo telefone.
Quanto ás demais mulheres que não as que se deixam manipular pelo macho men que escolheram, como refere - há demais!!! e muitas serão de certo, as que passam fome, sede, e não têm como alimentar os filhos, não têm um lar - eu sei que escolherem tudo isso, mas não deixam de me calar fundo esses factos e outros, pois nem imaginar consigo o que é sofrer daquela maneira. Portanto que o dia da Mulher seja sim, abençoado, porque se cada uma fizer a sua parte no papel que lhe cabe no mundo...ele muda SIM!

Não entendi essa do blog onde escreveu e da Alameda onde vive....

E...há algo que preciso corrigir: não corto relações com ninguém. Não deixo é que a (In)verdade se apodere do que digo/escrevo, enquanto há mentes deturpadoras dos factos. (ponto 1)
Ponto 2:
As pessoas é que cortam comigo! srsrsr
é óbvio que ninguém gosta que lhes sejam ditas/escritas certas verdades - e sobretudo se foram as verdades deles/as para serem mais bem vistos - porque têm imensa preocupação nisso... - comigo já não; como não invento nada..limito-me a colocar os pontos nos iiiiiiiii(s).
Sempre afirmei que as pessoas podem dizer-me/escrever tudo, porque eu tenho um enoooooooorme poder de encaixe e porque é nos confrontos que me (re)vejo! Mas com mentiras..não! Desde que esses "cnfrontos" sejam claros, justos, e sobretudo verdadeiros! - pelo que se opine e dê a conhecer ao mundo, e não, com frasezinhas escusas e opacas.
E não! Não gosto que me atropelem - como foi o caso - penso que percebi onde e o quê, estaria a insinuar - tout court!!!(não?)

Não vou comentar o seu 1º post!
Primeiro porque clickei e foi dar a... página....nenhuma! e depois não percebi o "chiça" - que feiiiiio!!! - mas ultrapassando isso, o que é que o irritou tanto? ou já estava mal disposto e descarrou na net?
Graza:
as coisas vêm ao nosso encontro para NOS entendermos, para nos percebermos melhor como funcionamos e assim..rever posições, discursos, tendências, etc.nfim, limar arestas; e não, escorregarmos na 1ªcasca de banana que nos aparece! - diz o roto ao nú - mas neste caso eu não me incomodaria...nem viria para a minha página blasfemar...
sabe o que fez?
Criou uma má vibração na sua página...tout court! - srsrsr

A propósito de vibração: já leu os comentários que deixei? em ambos.

E sim...sou normalmente bem disposta e já não me enervo com coisinhas de cará...cá...cá.

Abraço meu
Mariz

sinto-o muito sossegadinho...
quanto ao barco...lindo!

**Viver a Alma** disse...

Agora fui ler melhor..
elas é que têm um post!
entendi...
mas convidou-as (?) e a sua mulher deixa - srsrsrs

e mais a mais, para a Alameda? - suponho que é onde reside. Faço ideia a barulheira e a poluição. Há anos que não vou a Lisboa e quando isso acontece...fico farta!
E olhe que nasci em Lisboa(Belém/Restelo), cresci em Lisboa, estudei em Lisboa, casei em Lisboa, tive os 2 filhos em Lisboa, divorciei-me em Lisboa,
e continuei a viver em Lisboa até 1997 quando fui morar para o monte Estoril e há 5 anos aqui. Cortei portanto o cordão umbilical - isso é que foi fidelidade, não?

Até logo
Mariz

Graza disse...

Mariz, por uma questão de organização da resposta, vai por email.