26 março 2009

Invejosos Sociais

Como se diz aqui, Invejosos Sociais, é o que somos! É a nova moda. Mas não é apenas Sócrates a classificar-nos desta forma, anda até mais gente a não gostar que nos indignemos com o escândalo dos vencimentos anuais dos nossos gestores! Começam a perder a vergonha por esse discurso. Também João Marcelino por exemplo, diz no DN: “Este clima de puritanismo é nefasto. É mais uma razão para desgostar os bons quadros e promover a inveja mesquinha” Assim mesmo, tal qual!... É claro que enroupa a crónica com outra conversa mais soft, mas: ”puritanismo nefasto”, “desgostar os bons quadros” e “inveja mesquinha”?. Com gente desta cá, e AIG’s nos States, começo a duvidar que esta civilização dê volta a esta crise gerada no egoísmo dos sistemas neoliberais que nos impuseram e em cuja solução recusam agora colaborar, dizendo que somos nada mais nada menos do que: invejosos. São estes peitos inchados de vento, sumidades que acham que diferenças de vencimentos de 450 para 40.000 euros/mês estão correctas e se justificam neste mundo em estertor.

Não há sistema democrático que consiga repor alguma decência nisto, e é isso que é preocupante. A única via possível quando as massas se fartarem teria que fazer tábua rasa do Direito. O problema, é que as massas podem mesmo não se importar de prescindir por algum tempo de um Estado de Direito, ou mais grave: nem tenham tão pouco possibilidade de se importar com isso. Quanto a mim, apenas e só, porque também elas pagariam a factura. Perante tanto egoísmo, já estou assim.

.

11 comentários:

**Viver a Alma** disse...

Graza...vc não pára de me surpreender!
Para onde me/nos levou o link?!...
Só podia ser para uma esquerdista ferranha - mas se ainda fosse correcta...rigorosa...abrangente...mas era uma esquerdista como muitas/os de se lhe tirar o chapéu!!! Mas não! é tão hipócrita quantos outros a quem se dirige!!!É igual ou pior!
Esta gente é de certo, na vida diária ressabiada, complexada, insatisfeita, frustrada, mal amada, caso não, jamais escreveria semelhantes posts!!!
Ela é o retracto do grosso do povo português que nunca está contente com nada!
e sim!!! são todos/as invejosos/AS como ela que o assumiu!!!

O que é que lhe/vos provoca tantas comichões, os homens e algumas mulheres ganharem 500, ou 800 mil euros?!os jogadores de futebol não ganham igual? e esses todos do futebol? E ninguém fala deles?
E dos passadores da droga???
E dos "servidores" da noite?
Discotecas, pubs, restaurantes de luxo, etc.etc.etc. porque razão não v~em á baila? porque mãp governam? Mas não é o dinheiro que está em causa? então só os políticos que o povo elegeu é que servem de modelo?
ora por favor!!!
O mal está instalado e tudo devido á ambiçaõ! ás invejas !!! á maledicência!!!
São vírus corrosivos!!!

Um dia passei por lá, pelo tão belo e explicativo/denunciador blog, seguindo o rasto duma pessoa amiga e o que li?
Só mal! Só dizia mal!!!
Aliás todos os que lá vão depois, comentar...seguem-lhe a vibração...é óbvio!
Aquilo pega-se!!!
Veja lá se as pessoas comentam em laior número o bem?!
Não vêm interesse para destilar o fel!
As coisas bonitas, alegres, não chamam audiências!!!
Mas o sexo, a política, e as imagens libidinosas, vendem e o que mais houvesse nesse sentido! são como formigas a ir ao mel!!! envenenado!

O meu comentário e único na altura foi que ela deveria dar outro nome ao blog!
"conversas de comadres" - talvez! Ou: "eu é que tenho vistas largas" - ...mas não tanta sabedoria...como o outro!
enfim...tudo menos: "Cidadania"! Porque essa palavra tem outro tipo de significado que ela deve ignorar!
Naquele blog não há nada que enfatize a justiça, mas a sério! Ou, a indignação solidária...! - porque tudo ali...é (in)justiça mas cega!

E se vc acha que é assim que Portugal se endireita, seguindo determinadas pessoas que escrevem POR INVEJA - gostava de saber se ela fosse convidada a ganhar 500 mil€ alguma vez escreveria posts daqueles???!!!
As pessoas não se enxergam?
Se vivessem com 500€ e deles pagassem renda de casa e sua manutenção, alimentação,etc. já não falavam assim! Eu á 11 anos e não morri...virei tudo do avesso e não me insurgi com nada nem ninguém! E eu vivo como quero...deixei as mordomias, as comodidadezinhas que não têm utilidade!
faz falta as pessoas passarem por isso...para darem valor ao que Deus lhes dá! e não, os políticos!!!

Tudo isso provoca mau estar e acentua para que tudo fique ainda pior! é esse mal que vai para o ar pela vibração de cada pensamento e de cada palavra emitida!!
São todos cegos! e não há pior do que aquele que não quer ver!
De certo que ela vive com mais...e mesmo assim, não se cala!
Isto é que me indigna!...é esta gente! O/s governo/s armado/s em grilos falantes, são eleitos pelos tais - como ela sabe tão bem: QUEM MAIS ORDENA!!!
Só a falta de respeito por si mesmos os faz dizer mal de tudo e todos!

Eles estão lá...porque o povo quis!!! - e não porque se elegessem! - pessoalmente desde 1978 nunca mais votei!!!
Mas...
o povo colocou-os lá...
então, OS POLÍTICOS SÃO Á IMAGEM desse povo, como se constacta há mais de 30 anos!!portanto não há que refilar!!!
Não tenho mesmo paciência para isto!
Veja lá se ela escreve sobre acções que pratique no terreno para minimizar a carência?!

veja lá se fazem acções de cidadania, voluntariado em qualquer Âmbito?! Nunca a vi escrever sobre essa vertente de cidadã!!! e de certo, não vaicomo outros. passear até ao "banco alimentar contra a fome"!

E não me parece, com aquela foto de cara voltada, - que a identifica - que distribua o que lhe resta do ordenado, por quem mais precise!!!
Senão dava a cara!!!!!

Isso é que era cidadania!!!
Que inconveniente!
Que hipocrisia! - são bem piores que os políticos - digo-lhe eu!
Batem-lhes aos pontos!!!
Que raio!

Abraço meu
MAriz

**Viver a Alma** disse...

Graza!
Sinceramente:
NUnca ouvi uma frase tão bem aplicada vinda dum 1º

"INVEJOSOS SOCIAIS"!

E eu nem sou a favor ou contra este ou outro governo...não sou política,PONTO!
Mas sou uma cidadã preocupada com o próximo, e com a terra onde vivo!, sobretudo uma cidadã que AGRADECE O SEU DIA E O QUE TEM E PEDE QUE NUNCA LHE FALTE O PÃO DE CADA DIA...NADA MAIS!!!
POR ISSO TENHO MORAL PARA ESCREVER O QUE ESCREVI!

Não falo de cór!
não digo mal!
não falo para o ar...tendo a barriga cheia! - Ou nem isso, porque o meu organismo não suporta muita alimentação.
Os excessos é que sempre fizeram mal ás pessoas!
e como se calhar... agora não podem fazer a vida que sempre fizeram, - pois a crise bate á porta de todos...
eis o mal generalizado na blogosfera e penso que irá piorar... á medida que a crise apertar!
Ele há cada uma?!

Graza disse...

Mariz, a resposta aos seus comentários daria lençóis de escrita e não sei se vou conseguir a síntese com ela.

Sou como sabe uma espécie de não alinhado e vejo-me por vezes a defender princípios que parecem ter saído de alguma bíblia de Enver Hoxha, outras vezes, estico os meus pragmatismos de tal forma que questiono a minha posição neste espectro político que conhecemos hoje. De qualquer forma, as minhas atitudes políticas têm sempre um denominador comum: o egoísmo. Tudo quanto eu aqui disser é um combate eterno ao maior defeito do ser humano: o nefasto egoismo que o conduz aos desiquilibrios que vemos na humanidade. Alguns, eles próprios, chamam-lhe porém ambição, a ambição humana, como forma de suavisarem os maus contornos dos seus desejos primários. O egoísmo é um vício moral. Combatê-lo pode ser uma utopia, mas aqui, remeto-a para a tal frase que rodava lá cima na música: “...um abraço, porque o que conta é o caminho!” Gosto das pessoas com um ego equilibrado, mas não tenho culpa de detestá-las no seu estilo quando o trazem inchado de berço. Louvo aqueles que descem aos limites e praticam o altruísmo de uma forma permanente, mas nem todos temos que ser dotados de qualidades excepcionais para continuarmos a ser boa gente. Mas também não é a caridadezinha que fará de nós os puros e lavará a nossa alma dos maus pensamentos em que possa estar embrulhada, aliás, esta pode até ser mesmo uma falsa tentativa de apaziguarmos as nossas culpas.

Nada tenho contra o artista ou malabarista que me consegue vender a sua arte ou habilidade, é o meu embevecimento pelo seu produto que dita a regra. Compro ou não compro. Não invejo o Bill Gates pela esperteza que teve em seduzir-me com o seu produto, já acho que deve ser sancionado por práticas que tendem para o monopólio e restringem a concorrência. Isto, é diferente de achar que a gestão da coisa pública, aquela que tem um alvará do Estado para funcionar e que até deixo como contribuinte que seja bem remunerada, só o possa ser feita a peso de ouro, com os impostos que incidem sobre os tais ordenados miseráveis de 450 euros mês. Como se quem o faz fosse um ente insubstituível, espécie rara em vias de extinção que temos de apaparicar de vencimentos e mordomias. Claro que me importo que me chamem de invejoso por achar que os empregados da minha empresa que é o Estado metam as mãos bem fundo no meu bolso que só tem 450 euros brutos. Digo-lhe até que me choca o epíteto porque se há um defeito que não tenho é esse da inveja. Depois, se não for eu a denunciar ou a importar-me com esta distorção imoral que se pratica em Portugal, não são estes pobres de 450 euros que têm voz para fazê-lo, e ao contrário, começam a não faltar advogados bem colocados no Estado e na Comunicação Social que o façam.

Um abraço.

**Viver a Alma** disse...

Salvé Amigo!

Sei, porque sinto as suas razões e a forma como vc se posiciona nalgumas situações..
Porém o que eu pasmo, é como tem coragem ainda para ir a blogs que sabe de antemão que escrevem apenas ou a maior parte dos posts com teor maledicente e invejoso!
De certo se vc procura esse tipo de bloguistas envenena-se!
E agora diga-me uma coisa...
de que serve escrever este tipo de assuntos se eles já de si foram denunciados pelos meios de C. Social?! Para quê repisar e repisar...só atrai mais chatices e vc fica incomodado,porque eu sei que fica! e eu também...ou qualquer pessoa que não se identifique com estas pessoas - nomeadamente aquela do Cidadania! que é uma frustrada e vc achou por bem remeter para lá quem o visitasse...foi pior a emenda que o soneto!
Mas aquilo é aguma cidadania?
Olhe...faça o que a sua mulher tnto lhe diz e eu também...publique fotos bonitas, poemas, e outro tipo de assuntos, poque vc é um homem sensível e culto não deve pertencer a essa camada de invejosos e hipócritas! Queriam que as carteiras dela
e tenha a certeza se isso acontecesse,não viriam para os blogs escrever o que escrevem hoje!!
Continuo a afirmar que nunca dei tanto valor a uma frase dum 1º como a de "invejosos sociais!" Porque realmente quer queiram ou não é o que este povo é! E como sou daquelas que recebe 510€ agora com um aumento de 14€, tenho moral para me afirmar no que escrevo.
E esta?!
Abraço
E areje a cabeça.
Já começou com as aulas de fotografia?
Abraço meu daqueles!!!de aljibeiras vazias! - srsrsrs

Mariz

Graza disse...

Tenho sempre alguma reluntância em fazer derivar os meus comentários aqui ou noutro lado, para áreas que nada tenham a ver com o assunto dos posts, e uma resposta mais desenvolvida afastava-me muito do assunto tratado neste. Ainda assim, devo dizer que nada me move contra o blog em causa, um dos que fazem parte de uma lista antiga e por onde passo quando faço uma ronda pelos favoritos. Não tenho na net quid pro quo com ninguém, apenas maiores ou menores afinidades em cada um dos momentos desde Dezembro de 2004. Leio e respeito as opiniões de cada um enquanto me dispertem interesse e restrinjo quando esse o interesse diminui.

Não há nada que eu possa fazer em relação à alteração dos interesses que me motivam a escrever. Também não pretendo sózinho mudar o mundo e sei que uma andorinha não faz a Primavera, mas sei que ela chega quando há muitas. Sei também que um dos nossos déficits é exactamente este de acharmos que haverá sempre alguém que proverá o nosso sustento e cuidará de nós e que não adianta mobilizarmo-nos, este mal deve entroncar ainda no desastre de Alcácer Quibir e na sua sequência histórica. Quanto ao que este povo é, este povo é o mesmo que já foi outra coisa qualquer noutra altura, e que virá a ser outra diferente desta quando calhar, mas não é por isso que não ache que a culpa é sua, porque foi um povo a quem faltaram com o Ensino, com a Educação, com a Saúde, ao contrário do que fez a Europa, coisas que fariam dele um povo com mais Ética, mais Cidadania, mais Cultura e nos poderiam ter dado outra qualidade do povo que somos hoje, estando a salvo de governantes que nos chamam invejosos só por sabermos e dizermos que é neste país que encontramos a maior amplitude no leque dos rendimentos.

Suponho que é resignação que me pede quando me fala em arejamento, porque não quero atribuir-lhe outro sinificado nem a vejo a dar-lhe outro, mas sabe que aí... tenho a vantagem de não ter uma religião que o permita. Sou desta forma um não-inscrito e assim as tais forças do mal não dão comigo. Nem sabem que existo! Abraço

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1180745

http://diario.iol.pt/economia/rendimentos-dinheiro-salarios-portugal-uniao-europeia/955014-4058.html

http://diario.iol.pt/sociedade/pobreza-pobres-cavaco-silva-desigualdades-sociais/957573-4071.html

http://economico.sapo.pt/noticias/sonae-congela-salarios-dos-gestores_6079.html

**Viver a Alma** disse...

Graza!
Não vou voltar a este assunto, porque não vale a pena...está-se a malhar em ferro frio!
O que tentei dizer... é que se DISTANCIASSE DE CERTO ASSUNTOS QUE POR SI MESMOS NÃO MODIFICAM EM NADA O QUE JÁ ESTÁ FEITO. CADA VEZ MAIS VC E OUTROS QUE PENSAM IGUAL VÃO VER ACONTECER...MAS PIOR!!!PORTANTO ISTO É UM NUNCA ACABAR DE DESASTRES!!! A PARTIR DAQUELES QUE OS COMENTEM... E DEPOIS, LER-SE OS/AS QUE DEPRECIATIVAMENTE/DELIBERADAMENTE CRÍTICOS/AS, SE APOSSAM DA (SUA) VERDADE E COLOCAM "NO AR" MIL E UMA PUBLICAÇÕES IGUAIS E É VER QUEM É QUE DIZ MAIS MAL!!!

pergunto: onde está aqui o positivismo? a mudança? a terapia de juntos faremos melhor?


Isto não é mais que um caminho que leva a falsear a felicidade!!! A vossa e de outros paris!
De certo poderiam debruçar-se sobre outros assuntos deveras interessantes que não o que se diz de pior quer nos órgãos de comunicação social, como ainda em blogs e outras invenções para cada um poder estender-se!

E sim! a parte negativa que ronda cada um, pela insistência nestes e outros assuntos...pelo que a antes de actuarem já a mente os elaborou e debitou o que deveria ler-se depois...e é por essa vibração nefasta, que há muitos mais bloguistas a escrever desastres do que aqueles que escrevem assuntos que servem melhor a atmosfera, a mente, o coração. Isso é que é ser-se POSITIVO!

Adoptei um sistema...de quando em vez, se acaso foco algo semelhante ao que para aí se escreve... faço piada, e coloco o habitual srsrsrs.
Depois...passou! não quero saber de mais nada...para não dar abertura a que qualquer negatividade me ataque também.
Já bem basta a que vem ao meu encontro, tipo teste na expectativa de como reajo?!

Realmente tem razão! nem vc ou eu sequer, mudamos o mundo...mas ele pode ser mudado EM NÒS! - já disse isto e volto a repetir - e não é com assuntos de crítica destructiva - porque este e outros não levam a lado algum - que o ambiente fica mais leve, suave, alegre, colorido, bem cheiroso, harmonioso...etc.etc. ou acha que é?!
Vc não quer é ver!!!Não está para aí voltado!!!...e não há piores cegos do que aqueles que são teimosos! - mesmo sabendo-se não alinhados!!!
A felicidade é um estado interior...não pode vacilar perante estes acontecimentos de corrupção entre amigalhaços e outros que tais?!

Desafio-o que faça esta perguntinha á sua amiga lá da "cidadania" já que o tempo, parece ser um posto para si - pelo que desde aquele ano e as pessoas ainda continuam a escrever as mesmas coisas...a mudança é NULA!!!, mas mesmo assim...
"se ganhasse/m o que o Vara ganha e outros - ou auferirem as reformas chorudas de certos administradores que a gente também sabe - teriam ainda coragem, vontade, pachorra, de escreverem blogs sobre os mesmos assuntos e as mesmas pessoas ou outras - as quais que o tal povo coitado mal instruído, inculto, e de saúde precária, etc. elege - colocariam para "o ar" com essa assiduidade e veemência?!
claro que não!! Não é Graza?
Nem se lembravam mais que existiam BLOGS!!
então? Sejam coerentes!
Por isso, como nem vc nem eu chegamos a lado algum...faça a sua parte, para uma melhor e maior vibração de coração a coração e não, a vibração de mau estar, raiva, incómodo geral, quer para si, quer para o ambiente.
Deixo-lhe outra questão:
Já deu a ler á sua mulher os posts que publica nestes contextos?
Se não...lanço daqui novo desafio.
Faça isso.
E escute-a, com ouvidos de ouvir...

Nós, as/os que pensamos assim, não estamos erradas/os...mas somos , é claro, uma minoria...

Abraço meu de sempre
MAriz

Carminda Pinho disse...

É preciso ter paciência, meu caro, e você tem-na realmente.

Um abraço

**Viver a Alma** disse...

:)!!

MS disse...

Olá João,
Percebo perfeitamente que te insurjas contra os "Bozos" referidos, tanto governo, como outros que tais, com aquilo que ganham e o pior de tudo, a sua atitude! E cada um é livre de dar a sua opinião sobre qualquer coisa.
Mas concordo com a tua amiga Mariz, quando diz que há certos blogs e bloggers tão negativos que nem vale a pena visitar! (não sei se é o caso porque nunca o visitei). Em tempos mandei um "anónimo" que andava a assombrar o nosso blog, que não era tão anónimo assim visto que toda a gente sabia quem era.. mandei-o "piss off" e criar um blog seu entitulado "release your rage"..lol, onde ele pudesse descarregar todos os seus maus fígados (puff devia cheirar mal até)e encorajasse os seus visitantes a fazer o mesmo, era só asneirada, etc..lol! Podia decorá-lo com chamas a arder no Inferno, retretes ou coisa assim e ao menos eram todos felizes e não chateavam o próximo!
Na minha modesta opinião há que enviar mensagens de uma forma positiva e construtiva, e ter criatividade, indicando uma solução, um possível caminho até, quem sabe...ou então mais vale estar calado, neste caso, não escrever.
Também não me agrada ir atrás da negatividade, que aliás não vou!

Já agora uma ideia de receita (lol) simples para uma vida equilibrada e feliz (gosto desta): Ter..

Purpose enough for satisfaction;
Work enough for sustenance;
Sanity enough to know when to play and rest;
Wealth enough for basic needs;
Affection enough to like many and love a few;
Self-respect enough to love yourself;
Charity enough to give to others in need;
Courage enough to face difficulties;
Creativity enough to solve problems;
Humor enough to laugh at will;
Hope enough to expect an interesting tomorrow;
Gratitude enough to appreciate what you have;
Health enough to enjoy life for all its worth.

this enough..meaning q. b. 4 the balance which seems to be a profound and basic law!

beijinhos
(sorry acho que já me estendi demais..)

MS disse...

ahh e acabei por me esquecer de dizer duas coisas. Ouve-se sempre música boa aqui, parabéns! e ainda em relação ao tema. Já deves ter ouvido falar que por ex. nos USA e DE por exemplo o dinheiro dos bailouts não vão para os Bancos sem que os respectivos "mamões" devolvam primeiro a massinha que arrecadaram em prémios e que tais. E que na GM por ex. o CEO, Rick Wagoner foi " pressionado" pelo governo a demitir-se e demitiu-se. Óptimos exemplos que no nosso país se podiam começar a seguir!

vincent PERRAUD disse...

très belles photos !!!
Voir photrom.fr
Laisser un commentaire