09 abril 2009

"They are heros of a kind"


que fala dos heróis desconhecidos deste excelente documentário feito há décadas por canadianos, sobre a aventura dos portugueses na pesca do bacalhau nos mares do Norte do Atlântico, quando um telejornal traz a imagem do “Argus”, que apesar de ferrugento e mal tratado foi resgatado num leilão num porto das Antilhas por um empresário português. E como diz o narrador, “they are heros of a kind”. Um país também se constroi com a memória.
.

2 comentários:

PP disse...

Neste momento é obrigatório pensar e recuperar a memória como povo .
Pensar a nossa memória como povo não como um exercicio nostalgico de alienação deste presente. Pensar a nossa memória como povo não como exercicio egocentrico egoista e xenofobo.
Sim devemos recuperar a nossa memoria e passado como Povo como lições, exemplos, autocritica o futuro que queremos reconquistar.
`E necessário e imprecindivel que todos os portugueses tomem urgentente consciencia que a coberto de reformas necessárias se encobre um ataque feroz organizado e consciente ao nosso animo como povo.
Esta acção de despersonalição dos povos faz parte da estrategia do neoliberalismo para se implantar sem quaisquer peias.

Graza disse...

Claro, sem nostalgias, egocentrismos ou xenofobias.

E uma das formas de despersonalização dos povos é essa homogeneização que o neoliberalismo precisa, sem que muitos pareçam dar-se conta disso.