08 outubro 2009

Justiça amuada.

.
Parece ter havido polémica na inauguração do Campus da Justiça e o protesto de 17 juízes levou-os a não comparecer ao corte da fita. Passei agora no Parque das Nações para verificar porque razão houve tanto protesto, e francamente, duvido que haja outro sector em Portugal com o privilégio de ter um conjunto de edifícios com aquele nivel. Pelo que vi, aqueles juízes perderam mais uma oportunidade de dizer ao povo português que não são as prima donas que fazem deles. Esta atitute não pacifica e parece ser de facto uma agenda de confrontação com o outro pilar do Estado mas esse, nós podemos eleger e por essa razão o podemos sentir mais próximo. A foto e o quadro neste link, não dão a ideia total mas vale a pena ir ver.
.

3 comentários:

Ricardo Sardo disse...

Graza, em relação ao Campus da Justiça, já escrevi um texto no Legalices, precisamente aquando da inauguração (http://legalices.blogspot.com/2009/07/o-campus-e-o-estado-da-justica.html)

Já sobre a atitude dos magistrados, ainda hoje fiz um texto, no Legalices, que bem se pode aplicar também a este caso...
Abraço.

Graza disse...

Ricardo não me custa reconhecer o erro se houver neste texto algum exagero por desconhecer a totalidade do problema, porque visto bem, só vi por fora. Mas não posso deixar de juntar o que vi, às declarações do Procurador Geral que disse que insatisfeitos haverá sempre. Que aquilo é pelo menos um belíssimo conjunto de edifícios, não há dúvida. Mas gostaria de ler em qualquer lado quais são as disfunções técnicas que vão afectar o trabalho dos senhores juízes.

Ricardo Sardo disse...

Graza, não houve nenhum erro. Os problemas do Campus não são de índole estrutural, isto é, as instalações são óptimas e modernas, com melhores condições que as instalações antigas (Boa Hora, Juizos Criminais da Pinheiro Chagas, Trib Familia e Menores da Pedro Nunes, Trib Instruçao Criminal na Gomes Freire, etc). O problema é que não foram feitas para albergar tribunais, salas de audiencia, calaboços, etc.
Mas, apesar destes defeitos, continuo a preferir o Campus, apesar dos antigos serem à porta do meu escritório...