11 fevereiro 2011

O autismo cívico

A cidadania, como qualquer outra boa prática, não se anuncia, pratica-se. Não basta protestar, o que é preciso é actuar mesmo, sair da letargia, fazer com que as coisas aconteçam! Mas infelizmente, é neste problema com que esbarramos nas pessoas, sendo nos amigos, onde isto mais nos entristece. Eles não participam, não aderem, fingem não ler, não ouvir, não saber. Tudo, menos estar a par de forma a terem uma escapatória.

O exemplo mais recente que tenho, tem a ver com uma Petição Internacional pela Regulamentação das Agência de Notação (Rating), é uma petição portuguesa da qual tive a honra de ser um dos co-promotores - aproveito para deixar aqui o respectivo link:
.

Convidei então a quase maioria dos meus contactos a aderirem, tenho lá neste momento quatro subscritores amigos e duvido que poucos mais se juntem. O que se passa com eles? Se fosse uma Petição por causa do reumático das formigas, como as que me enviam, teria outra atenção? Amanhã vou receber deles mais uma catrefada de correio, com os mais estranhos disparates e nenhum terá comparativamente mais valor do que o meu, sem resposta. No entanto, vão continuar a entupir-me a caixa da correio…

Eppur si muove!

3 comentários:

Graza disse...

Podem considerar isto soberba. Por mim, é mesmo provocação e estou a falar sério.

tacci disse...

Pronto!
Reconheço que me senti provocado e fui lá a correr assinar.
Um abraço.

Graza disse...

Obrigado Tacci, por corresponder à força! Mas a provocação que fiz tem funcionado: já são agora mais alguns amigos. Mas estava dificil.

A surpresa dos promotores passa também por ter notado que algum sectarismo politico, tem impedido que este assunto tenha outra relevância. Cada um olha para o seu umbigo.