13 março 2011

É de lamentar... (???)

“Se a agressão aconteceu – não sei porque não a vi – é de lamentar”. São declarações de Vilas Boas, treinador do FCP sobre as agressões de que foi vítima Rui Gomes da Silva, Vice-Presidente do Benfica, à saída do restaurante onde os dois se encontraram por coincidência, no Porto.

“Se”
: É uma conjunção condicional que submete a oração à condição prévia de ter acontecido ou não o facto descrito.

“não sei porque não a vi“: Vilas Boas não é polícia, nem o Bobi nem o Tareco do restaurante, também ninguém lhe exige que tenha visto a agressão, mas… dizer “não sei porque não a vi”… Não o quero acusar de por em causa a veracidade das agressões que adeptos do seu clube levaram a cabo quase nas suas barbas, mas sabemos como a aplicação da semântica às suas palavras pode resolver o significado do que quis dizer de facto. E a confirmá-lo, veio Pinto da Costa hoje, por tudo em causa.

“é de lamentar”: Uma agressão daquelas não é uma queda no degrau à saída do restaurante que se “lamente”. Uma queda lamenta-se, uma agressão bárbara e cobarde, “para que o dito aprenda a não dizer mal do FCP”, não se lamenta, condena-se! Mas condena-se, sempre! Ou por outra, condenam as pessoas de bem, os arruaceiros que trazem o futebol português neste estado, só “lamentam”, talvez para não parecer mal. Valha-me o facto de ter amigos no Porto que sabem condenar isto porque é só com eles que temos que contar, assim como no Islão só podemos contar com os moderados.

São acontecimentos destes e declarações assim que justificam estas preocupantes palavras lidas num blog de adeptos do Benfica. Preparemo-nos então, porque um dia destes vão partir-se como resposta os vidros de uma qualquer viatura do FCP, e teremos aí o álibi para que a senilidade ao serviço do ódio, dê largas àquilo que bem sabe fazer: intoxicar os jovens azuis e brancos e levá-los a mais uma guerra para benefício dos mesmos padrinhos do futebol português.

2 comentários:

tacci disse...

Meu caro, espero que esta paragem signifique só que está de férias em Punta Cana, de perna traçada, a deixar passar esta crise.
Um abraço.

Graza disse...

Não caro Tacci, estou há muito de dedo em riste, a tentar descobrir qual das teclas dá acesso aos mísseis Tomahawk, mas está dificil! Tenho aqui tantos alvos... Acho que vou desistir e tentar os processos artesanais, qualquer coisa assim à semelhança do seu logótipo: pode não fazer tanto estardalhaço, mas deixado ao domicilio não deve falhar!

Na verdade, acho que estamos perto de assitir à ultrapassagem da ficção. Não há tecla nem texto que resista a isto. Um blog não aguenta, mas a nossa saúde não vai ficar melhor com o desfile da gente horrorosa que vive à nossa conta em prime time e vai certamente ter influência no resto vida de cada um de nós.

Resumindo: Neste momento não queria estar em Punta Cana, talvez ser islandês para assistir a este processo: http://www.cadtm.org/Quand-l-Islande-reinvente-la

“Revolução na Islândia:um segredo bem guardado.
Todas as pessoas devem ler e pensar no que está a suceder na Islândia.
Ninguém sabia de nada. Não convém!? É espantoso (ou talvez não) a que ponto os nossos media clássicos ignoraram isto! Revolução pacífica na Islândia, silêncio dos media Por incrível que possa parecer, uma verdadeira revolução democrática e anticapitalista ocorre na Islândia neste preciso momento e ninguém fala dela, nenhum meio de comunicação dá a informação, quase não se vislumbrará um vestígio no Google: numa palavra, completo escamoteamento. Contudo, a natureza dos acontecimentos em curso na Islândia é espantosa: um Povo que corre com a direita do poder sitiando pacificamente o palácio presidencial, uma "esquerda" liberal de substituição igualmente dispensada de "responsabilidades" porque se propunha pôr em prática a mesma política que a direita, um referendo imposto pelo Povo para determinar se se devia reembolsar ou não os bancos capitalistas que, pela sua irresponsabilidade, mergulharam o país na crise, uma vitória de 93% que impôs o não reembolso dos bancos, uma nacionalização dos bancos e,cereja em cima do bolo deste processo a vários títulos "revolucionário": a eleição de uma assembleia constituinte a 27 de Novembro de 2010, incumbida de redigir as novas leis fundamentais que traduzirão doravante a cólera popular contra o capitalismo e as aspirações do Povo por outra sociedade. Quando retumba na Europa inteira a cólera dos Povos sufocados pelo garrote capitalista, a actualidade desvenda-nos outro possível, uma história em andamento susceptível de quebrar muitas certezas e sobretudo de dar às lutas que inflamam a Europa uma perspectiva: a reconquista democrática e popular do poder, ao serviço da população.”


Como vê, isto está é entupido!

Um abraço.