03 janeiro 2013

O que ouvimos à meia noite...



Chama-se Fátima Bonifácio. Tinha acabado de ouvir exibir-se esta tia, no Expresso da Meia Noite, na SIC Notícias, dizendo coisas que me incomodaram ao ponto de vir aqui deixá-lo em texto. Dizia por ex.: "Eu, como liberal que sou, no sentido clássico do termo, dou muito valor à responsabilidade individual", ou: "Os portugueses têm de perceber que realmente se excederam. E que estão a pagar por isso".

Só hoje retomei, fazendo ao mesmo tempo uma pesquisa sobre esta pensadora. Já tinha dado por ela numa daquelas campanhas que por aí tivemos, que envolviam Sim ou Não, ou Prós e Contras, não sei bem quais, e confesso que a fixei com um preconceito: não poder estar nunca do mesmo lado da sua barricada por termos conceitos opostos sobre tudo. Não é fácil admitir que estou a colocar ferretes destes com grande leviandade, mas assumo, porque são estas figuras rezingonas e intelectualmente enfatuadas que infestam e fazem opinião de canal em canal.

Para percebermos melhor o estilo, remeto para o excelente post que encontrei no Gremlin Literário, que escreve com grande apuro sobre ela. É exactamente assim que a vejo. Se querem saber de quem se trata, vejam também aqui. Pode perguntar-se: mas porquê a preocupação se é quem é. A preocupação é que aberrações destas não tenham um contraditório imediato e à altura, e sejam deixadas por aí em roda livre. E já agora, possam ser ouvidas por criancinhas.

Sem comentários: