18 março 2005

ATENTOS, CRITICOS E DISPONÍVEIS!

Como se vê pela reacção deste inquilino, continuamos pouco convencidos que os nossos direitos fiquem salvaguardados com a primeira lesgilação que vai sair deste governo.

" Caros Vizinhos,

Relativamente ao Fórum, (da Associação de Inquilinos Lisbonenses, realizado no Sábado dia 12 de Março, no Forum Picoas) na minha modesta opinião, penso que é muito grave a ausência de um representante do PS, já que antes das eleições promoveu e participou em debates sobre estas questões. Que me desculpem os membros e simpatizantes deste Partido, mas outra coisa eu não esperava, se não, que depois das eleições, e com maioria absoluta, passaria a esquecer os problemas daqueles que o ajudaram a atingir essa mesma maioria.

Penso também que a posição da AIL não é a que melhor defende os interesses dos inquilinos, mas como não sou associado não pretendo criticá-los, embora também não me tenha agradado a tentativa de coarctar a exposição, talvez incómoda, do nosso Prezado Vizinho A. C.. Talvez nos devêssemos todos associar e tentar contribuir para uma AIL melhor!

Os intervenientes tiveram opiniões muito diversas, cada um com pontos com os quais estou de acordo outros não mas, parece-me que a Comissão terá que desenvolver um grande trabalho no sentido de gerar consensos sólidos para que se possa chegar a uma proposta que não seja negativa para nenhum dos inquilinos.

Temos também que andar depressa porque parece que uma das prioridades Nacionais deste Novo Governo e um dos factores das desgraças deste País é a Lei das Rendas.

Ouvi falar muito da necessidade da actualização das rendas ditas "antigas", e eu tenho uma dessas, mas defendo também que se essas fossem actualizadas, as modernas e especulativas também o deveriam ser, mas no sentido inverso. Não me parece que este ou qualquer outro Governo tenham pensado nisso e na minha opinião este é o verdadeiro problema do mercado de arrendamento. Não fossem as rendas especulativas que se têm praticado desde sempre, porque as rendas "antigas" também já foram especulativas, e o mercado seria diferente e o parque habitacional talvez não chegasse ao caos a que chegou.

Em resumo, o Fórum foi positivo mas temos muito ainda que fazer. O meu contributo é muito insignificante e embora não tenha grande disponibilidade para participar, sempre que puder, o farei com o maior empenho.

Peço desculpa se feri susceptibilidades. Não foi e nunca será essa a minha intenção, mas sim contribuir para a defesa dos interesses que nos unem.

Pela unidade de todos os inquilinos sem excepção (com rendas "novas" ou "antigas").

A todos os melhores cumprimentos "

Texto de J. A.

Sem comentários: