13 setembro 2005

Rendas & Contrapartidas

“... Os maiores financiadores das Campanhas e dos Partidos são os promotores imobiliários e os empreiteiros. Para quê? Para ter contrapartidas...”

da Revista Visão de 25 de Agosto. Extrato da entrevista de Paulo Morais “Vice” na Câmara Municipal do Porto com o Pelouro do Urbanismo, excluido das próximas listas às Autarquicas.

O programa Prós e Contras da RTP1 de ontem, fez sair o post que se segue da situação draft em que estava congelado, porque quantos mais formos a apoiar estas denúncias mais protecção damos a estas atitudes corajosas.


“Alguma razão têm os Inquilinos quando denunciam a pressão dos lobbies imobiliários na pressa com que querem uma Nova Lei da Rendas, pelos vistos existem mesmo, e as “contrapartidas” também.

O efeito da entrevista deste autarca não deixa de ser curioso. Depois da publicação da entrevista, ouve-se a Rádio e a TV e fica-se com a sensação de que se trata apenas de uma situação de despeito pela não inclusão em listas eleitorais. Mas é necessário ler-se a entrevista para se fazer justiça a este autarca Paulo Morais. Justiça que em meu entender não lhe foi feita pela Comunicação Social, porque a imagem dada era a de um homem “despeitado” que numa atitude de “revanche” decidiu “denunciar”.
Não temos infelizmente na nossa política tantos exemplos destes assim para que possamos dar-nos ao luxo de os deitar fora sejam eles de que partido forem.
Parece estarmos perante uma pessoa de grande verticalidade e de um combatente pelo rigor e transparência. Temos que acreditar nos homens!
Ora, este autarca, “denuncia” situações gravíssimas mas é depois apontado pelos seus pares pelo facto de não “acusar”. É a tal ameaça que leva muita gente a nada “dizer” porque nem todos querem comprometer as suas vidas tendo que carregar o ónus da prova. Ou seja: é o “ou provas ou estás calado” sabendo quem diz isto que o que faz é manter este sistema a funcionar e a permitir este mundo pantanoso de corrupção e compadrio. No nosso futebol também se ouviu “o grande dirigente” dizer isto muitas vezes."

Não é dificil de acreditar que esta espécie de “grito patético dos autarcas ofendidos” que se configura mais como, a campanha de “abafamento”, como diz Maria José Morgado referindo os brasileiros, seja antes o levantar à pressa e esticar o paletó para ficar bem na fotografia. Mas eu diria antes, a campanha do “isolamento”: produz os mesmos efeitos e é mais inócua.


Força Paulo Morais! Com autarcas destes até eu votava PSD.

Sem comentários: