08 abril 2006

O Prof. Adriano Moreira


Gosto de ouvir o Professor Adriano Moreira. Sou suspeito porque a minha laicidade e republicanismo divergem muito da sua matriz, o que poderia ser um obstáculo, mas não é. Quanto muito, pelo fascínio que me exerce pode, humildemente, abonar da qualidade do seu discurso e da sua sabedoria. A portugueses com este perfil, deveríamos considerá-los uma reserva da Nação, independentemente do gosto pelas suas opções políticas. A sublimação dos seus conhecimentos já não lhe permite a imposição agressiva de qualquer doutrinamento e é por isso que distingo, e aceito sem dificuldades, o que no seu discurso faz parte da estrutura da sua formação política.

Entretanto, nos canais televisivos somos bombardeados por criadores de factos que nos metem os olhos pela cara dentro, nos azucrinam os ouvidos e que mais não fazem do que respeitar interesses que encapotadamente representam, alguns até parece, ingenuamente, é engano, porque sabem sempre de que lado acaba por vir a cenoura.

Almada Negreiros, Vitorino Nemésio, Torga, Agostinho da Silva, Emídio Guerreiro e outros, - são um exemplo, não uma comparação - hoje arrependemos-nos de não tê-los ouvido mais e termos pouco registo. O Professor Adriano Moreira, ainda aí está com saúde e uma lucidez invejável, como demonstrou o fim de semana passado na TSF, no programa Directo ao Assunto, a propósito da emigração e dos problemas dos repatriados do Canadá.

Crédito de imagem à Universidade Católica Portuguesa.

2 comentários:

Unknown disse...

Meu caro Senhor, gostei muito do seu comentário e,quero lhe dizer que subscrevo integralmente a sua,aliás, inteligente opinião.Nada mais acrescentarei áquilo que de bom representa a figura do Sr. Prof. Adriano Moreira para muitos outros portugueses, até porque, a minha opinião é suspeita,e com muito menos valor que a de V/Exa.,uma vez que sou um democrata cristão.Bem haja!

Graza disse...

Manuel. Compreendo o arrebatamento que te leva a agradecer, mas há valores que não se agradecem, como a amizade, por exemplo. Com efeito, o mundo só não é melhor porque não conseguimos extirpar dele, o ódio, porque há muitos que não sabem entender o que é a diversidade.

Já agora, bem hajas também pela generosidade das tuas palavras.