18 julho 2007

Renego Saramago – I

Li estarrecido no jornal “Metro” de hoje: “...O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Amado, disse ontem à agência Lusa que discorda da integração de Portugal em Espanha, defendida pelo escritor José Saramago. O prémio Nobel português defendeu, numa entrevista publicada no passado domingo no “Diário de Notícias”, que Portugal deveria tornar-se numa provincia de Espanha e integrar um país que se chamaria Ibéria. ...” (sublinhados meus)

Em Espanha existe uma causa e uma ETA. Em Portugal, por enquanto, só há uma, a causa....

Estou perfeitamente atónito e quase me apetece desistir da defesa do país em que acredito ainda, tal o nojo por estas “personalidades” que ajudei a dignificar, bramindo contra os odientos Laras dos consulados Cavaco, os tais que lhe vedaram então o acesso há Europa. Vejo agora que não saíu. Desertou. O que agora diz, ajuda a perceber a acrimónia que se sentia sempre que falava de nós. E eu estranhava de facto o exagero daquela continuada cruzada contra os Laras, porque quase me sentia atingido. Afinal, falava mesmo de nós! Não falava dos Laras que eu tanto maltratei. Era mesmo de nós! Passou-se para o outro lado, o que vive com o trauma histórico mal resolvido de ter o mapa ratado num canto e não sabe explicar isso às criancinhas, e estará agora a defender interesses que não são seguramente os nossos! Vamos ter que voltar a isto até porque outro lá em cima diz: discorda... Discorda! Então não anda tudo louco? Vocês estão a ler o mesmo que eu? Ninguém se ofende com gente assim na familia que vai lá para fora vergar-se desta forma?

Sem comentários: