09 maio 2008

Corrupção e Hipocrisia

A propósito do que disse Bob Geldof em Lisboa numa conferência do Expresso e do BES sobre o Desenvolvimento Sustentável, e quanto ao mal estar que por aí vai com Angola, por causa disso, Lopo Xavier disse assim no programa Quadratura do Circulo, na SIC Noticias. De memória:

"...Há dois tipos de hipocrisia nesta questão das relações dos estados com os países onde há corrupção. Uma, é a do tipo dos países grandes como a França, em que essa relação se faz de uma determinada forma com os países onde há problemas de direitos humanos e a outra, é a dos pequenos países como o nosso, com necessidades desse relacionamento. Mas a mim este tipo de relação e dependência faz-me muita confusão...."

Tanto quanto percebi, há duas formas: uma que é assim assim e outra que é a má? Será que foi isso que quis dizer? Uns dirão, je m’en fiche, je m’en fous, je m’en merde, por interesses, e os outros dirão, estou-me nas tintas ou um palavrão pior, por necessidades? Em que é que está a diferença na hipocrisia? É boa a que é determinada pela de superioridade económica e má a que é determinada pela necessidade de novos mercados? Se é a mesma, nem havia necessidade de fazer destrinças.

Se percebi mal Xavier, desculpa lá pá, mas se leres este blogue deixa o esclarecimento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, o meu nome é Fábio Vasques e costumo visitar este cantinho.
Estou a fazer um trabalho para a escola sobre politica, gostaria de saber se possui algum documento ou documentos sobre politica, seja o que for!
Eu estava mais inclinado para fazer um trabalho sobre o principio de um dos cinco partidos politicos com acento parlamentar, mas ainda estou a ponderar a minha decisão.
O meu e-mail é: Estofador@msn.com
Qualquer tipo de ajuda seria uma grande ajuda.
cumprimentos, Fábio Vasques

Graza disse...

Lamento Fábio mas não tenho nada com que possa ajudar-te.