14 novembro 2010

O mundo sem água

A RTP1 transmitiu hoje do documentário de Yann Arthus-Bertrand, Vu du Ciel, o episódio Le Planète Sens Eau, que aborda a questão da escassez de água. Este fotógrafo foi o mesmo do HOME, que recomendei vivamente aqui e pode ver neste novo link. Do que hoje foi apresentado, apenas encontrei dois vídeos de curta duração que deixo em baixo e aqui. Impressionou-me particularmente o esbanjamento e a inconsciência que se passa em Las Vegas, a cidade do luxo e do jogo no meio do deserto, abastecida por um lago artificial, que dentro de 20 anos ficará á seca pelos actuais padrões de autêntica orgia no consumo de água, com a rega de dezenas de campos de golf, inundada de espelhos e jogos de água, como resultado da competição entre os casinos. Solução: vão construir um mega aqueduto para trazer água de quinhentos quilómetros de distância, de um vale rico em vida selvagem e pastoreio, que vai morrer para que seja possível aquela loucura. Á contestação já existente, os argumentos da responsável pelo abastecimento de água da cidade responde, que eles (os afectados) não têm nada que se opor porque a água não é deles. Assim, tal qual. O capitalismo selvagem, o egoísmo e a ganância faz do ser humano verdadeiros monstros. E cá como lá, é preciso muito ânimo para continuar a acreditar que um dia esta besta se curará.
.

.

2 comentários:

Alexandre de Castro disse...

Claro, amigo Grazina, a besta não tem cura. A História nunca encontrou nenhuma solução para a complexa equação da violência,da ganância e da exploração dos mais fracos. Tudo começou quando o primeiro hominídeo descobriu que, com um tosco pau, apanhado do chão,podia esmigalhar o crânio do seu semelhante, na disputa de um pedaço de carne de um animal morto. E, a partir daí, a violência nunca mais parou.
As guerras actuais, de que pouco já se fala, têm por causa o domínio do ouro negro. Mas as próximas guerras, a da água potável e a dos alimentos, ainda irão desencadear-se neste século. A não ser que a Ciência consiga resolver o problema da escassez.Mas, mesmo com esse avanço científico, os detentores dos respectivos novos conhecimentos, rapidamente irão tranformar-se em novos predadores da Humaninade, tal como fez aquele hominídeo, há milhões de anos.

Graza disse...

Diz bem: "novos predadores da Humanidade", que como nos transgénicos anteriores têm a mesma génese: o aproveitamento das maravilhosas descobertas conseguidas pela curiosidade humana através da Ciência.

Esta série, é afinal anterior á realização do HOME, mas só agora dei por ela. É um trabalho que vale até a pena adquirir.