04 maio 2011

A Banca e o Resgate

Doze mil milhões de Euros do bolo da ajuda externa consignada no resgate pelo FMI vão directos para os cofres da Banca, apenas para reequilibrar os rácios de solvabilidade exigidos pelos acordos de Basileia para este sector. Ora, o desvario do desequilíbrio da dívida privada portuguesa, corresponde numa enormíssima parte à ganância do lucro da Banca que os levou a fazê-la chegar aos mais de 200% do PIB. Foi o seu incentivo ao endividamento das famílias e das empresas, com grandes vantagens para o apuramento dos seus resultados e consequente distribuição de lucros pelos accionistas que levou à rotura da sua tesouraria apesar dos chorudos lucros que apresentam. Por isto, e por casos como os do BPN, naquelas operações fraudulentas de comprar ao amigo por 2, o que se lhe vendeu por 1,  já confessado em tribunal e não desmentido no mais famoso Facebook do país, lá vão os portugueses suportar os custos destas operações manhosas dos banqueiros que em prime time na TV sacodem a água do capote e acusam a esmo, com o Estado Social à cabeça. Não é justo, porque não sou eu que sou accionista de nenhum deles. Esta dívida não é minha!

4 comentários:

Alexandre de Castro disse...

Concordo com o texto, Grazina. No entanto, é importante dizer que, se os bancos tiveram rédea solta para fazerem todas as tropelias, a culpa também é dos sucessivos governos, que lhes protegeram a rectaguarda. Melhor dizendo, é o capital financeiro que governa o país por intermédio dos governos, que lhe são obedientes, e não o contrário. E o FMI é o guardião dessa ordem de arrumação dos poderes.
Um abraço

Graza disse...

Se para alguma coisa as diversas religiões deveriam poder servir, seria para, ao menos, conseguirem ter sobre controle os egoísmos humanos, fonte de todos os desequilibrios, mas infelizmente, vemos os mais pios praticantes serem adeptos das mais despudoradas práticas. Nem para isto nos valem. Temos que ser nós a fazer valer os nossos direitos, mas aí um dia, vão misturar-nos com os bárbaros e chamar-nos nomes. La, je m’en fiche...

Ana Paula Fitas disse...

Graza,
Faço link.
Um abraço.

Graza disse...

:)

Abraço tb